Hipertrofia é literalmente o crescimento de um órgão graças ao aumento das suas funções celulares. É esse o efeito que a grande maioria dos amantes de musculação busca e para isso é preciso seguir algumas dicas que envolvem, além do treino, uma alimentação balanceada.
A importância de uma boa alimentação
É comum que os atletas busquem nos suplementos uma forma de potencializar os efeitos do treino, mas esses produtos devem servir apenas de complemento à alimentação. E a alimentação, por sua vez, deve ser saudável e rica em proteínas com baixo teor de gordura.
Alguns alimentos ricos em proteínas que fazem parte de uma dieta para hipertrofia são: carnes magras, frango sem pele, leite e derivados desnatados, peixe e, para os vegetarianos, feijão, arroz, quinoa e soja.
Além das proteínas, outros nutrientes são muito importantes, principalmente o carboidrato e os sais minerais. Óleos e gorduras, assim como açúcar e doces, devem ser consumidos com moderação. A água também deve fazer parte da rotina, pois é o melhor condutor no transporte de nutrientes para o organismo.
A albumina
A albumina é uma proteína semelhante à caseína, encontrada no leite, e é encontrada na clara de ovo. Contém uma quantidade balanceada de aminoácidos essenciais, sendo de alto valor biológico. Ela pode ser usada como fonte de energia e para repor as proteínas durante a recuperação e hipertrofia musculares.
Todas essas características fazem da albumina um ótimo suplemento, sempre aliado a uma dieta balanceada, para ganho de massa muscular. Ela também auxilia na manutenção da pressão osmótica, no transporte de ácidos graxos livres, no controle do pH, entre outros benefícios.
É importante lembrar que todos os suplementos, como a albumina, não podem ser o foco da dieta, mas devem ser utilizados apenas como um auxílio para se alcançar um objetivo. Em caso de dúvidas com relação ao suplemento e a dieta, é indispensável que o atleta consulte um nutricionista.