Depois do oxigênio, a água é o elemento mais vital para o ser humano. Nosso corpo é composto por entre 60% e 75% do líquido, porcentagem que varia em decorrência do sexo, idade e tecido adiposo. Fundamental para praticamente todas as funções do organismo, beber bastante água é ainda mais importante para quem pratica atividade física, pois há uma perda muito grande de água pelo suor.
Hipertrofia Muscular
Quem pratica musculação precisa ingerir uma quantidade ainda maior de água que alguém sedentário. Além da perda do líquido durante a atividade física, isso é essencial para o ganho de massa magra. Cerca de 70% das células musculares são compostas por água, fazendo-se necessário o consumo regular para que ocorra a hidratação por completo de todas. É também por meio da água que todos os nutrientes necessários para a reconstrução das fibras musculares são transportadas para o interior das células.
Eliminar toxinas
Para obter aumento de massa magra, é preciso adotar uma dieta com bastante proteína e consumo de suplementos alimentares. Embora essenciais para atingir o objetivo, esses nutrientes deixam toxinas no organismo após serem metabolizados, como o excesso de nitrogênio no interior dos músculos. Esses compostos devem ser rapidamente eliminados do organismo para que não causem mal a saúde, o que é realizado com ajuda da água.
Mais força e disposição
Qualquer sinal de desidratação, a perda de força e disposição é um dos primeiros sintomas, impedindo que realize seu treino. Isso acontece devido a um sistema de defesa do organismo, que transfere a energia que seria utilizada para completar a atividade para manter as células essenciais hidratadas. Por isso, para conseguir que o nível de força sempre esteja no máximo, é de suma importância o consumo de bastante água antes, durante e depois do treino.
Perder peso
Água gelada é um termogênico natural, pois faz com que o organismo aumente a temperatura para “esquentá-la” e, consequentemente, eleve o metabolismo. O consumo do líquido também ajuda a aumentar a sensação de saciedade, fundamental para conseguir manter a dieta. Muitas vezes, quando o corpo sente a necessidade de água, ele manda um sinal que pode ser interpretado como fome. Além disso, o líquido é essencial para a transformação de gordura em energia. O fígado é o órgão responsável por esse processo, porém, caso os rins não estejam funcionando bem, ele também terá que eliminar as toxinas, deixando a metabolização dos lipídios em segundo plano.
Quantidade de água necessária
Embora seja comum ouvir que todo o ser humano adulto deve consumir 2l de água por dia, essa quantidade varia para cada indivíduo. Para descobrir o quanto deve ingerir, basta multiplicar 35 ml por cada quilo. Por exemplo, uma pessoa que pesa 80 kg deve tomar 2,8l do líquido.