O chocolate é um poderoso aliado das mulheres, principalmente na fase da TPM, mas também é idolatrado por muitos homens, que não conseguem resistir a essa deliciosa tentação. No entanto, sempre que ingressamos em uma dieta para emagrecer, queimar gordura, ou mesmo ganhar massa magra, nos vemos obrigados a cortar esse prazer do nosso cardápio. Mas será que isso é realmente necessário?
Alguns especialistas dizem que, se consumido com moderação, o chocolate pode ajudar na perda de peso. Você não leu errado, é isso mesmo! Por conter substâncias eficazes no combate a ansiedade e a depressão, além de também melhorar o humor, o chocolate pode te ajudar a seguir firme na dieta.
É importante ressaltar, no entanto, o consumo com moderação. Se você comer barras e mais barras de chocolate todos os dias, o tempo inteiro, é óbvio que irá engordar e, ao invés de ajudar, esse delicioso alimento se tornará o maior vilão de todos. O mais indicado é consumir o chocolate como sobremesa, após o almoço. Dessa forma ele irá se misturar aos outros nutrientes e, como você estará satisfeito da refeição e acabou de fazer, comerá pouco doce. O ideal é cerca de 10 g por dia.
Comer chocolate em jejum não é uma boa ideia, isso porque quando estamos com o estomago vazio o doce pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, fazendo com que a sensação de fome aumente assim que ocorrer a queda da glicose.
Posso comer qualquer tipo de chocolate?
Claro que muita gente tem preferência pelo chocolate ao leite, por ser mais docinhos e saboroso. No entanto as versões amargas e meio amargas do doce são as que mais trazem benefícios ao organismo. Os flavonoides, poderosos antioxidantes que ajudam a combater doenças cardiovasculares, estão presentes nos chocolates amargos e meio amargos, já que esses possuem uma quantidade maior de cacau em comparação aos chocolates ao leite.
As propriedades antioxidantes presentes no cacau também ajudam a melhorar o aspecto da pele e evitar o envelhecimento precoce, protegem o coração, controlam o colesterol, além de fazer bem para o cérebro, reduzindo as chances de doenças. Por isso, quanto mais cacau presente no chocolate melhor! Mas lembre-se, nada de exageros. Consumir entre 10 g e 13 g ao dia é mais do que suficiente para matar a vontade de doces e conquistar os benefícios desse alimento.
Já os chocolates brancos devem ser evitados ao máximo. Esse tipo de alimento quase não possui cacau e é rico em gorduras. As barrinhas do doce diet só devem ser consumidas por pessoas com problemas de diabetes, pois apesar de não possuírem açúcar, esses chocolates contam com alto teor de gordura, que é usada para substituir o açúcar. Ou seja é inimigo que quem está tentando emagrecer.
Agora você já sabe, para incluir o doce na sua dieta prefira chocolates amargos e meio amargos, consuma como sobremesa após uma de suas principais refeições e não coma mais do que 13 g ao dia. Para aproveitar melhor esse momento de prazer, coloque o pedaço do chocolate embaixo da língua e deixe-o derreter.
Não esqueça de que, para fazer uma dieta saudável, é sempre importante consultar um nutricionista ou médico nutrólogo.