É meio óbvio dizer que as proteínas são substâncias extremamente importantes para o nosso corpo, não é mesmo?! Bem, pode até parecer, mas é sempre bom frisar a necessidade que nós temos para com as proteínas, já que elas são responsáveis pela realização de diversas atividades dentro do seu organismo e estão presentes em praticamente todo o seu corpo, ativando as funções celulares e conferindo mais saúde e regeneração.
Atualmente, muitos atletas utilizam as proteínas para conseguirem ganhar mais massa muscular, uma vez que ela trabalha na construção dos músculos e é uma das principais responsáveis em produzir este efeito.
Mas, quais são os alimentos ricos em proteínas? Quais os demais benefícios dela para o corpo humano? Existe alguma dieta baseada nela? Essa e mais perguntas iremos te responder no decorrer da leitura deste post. Fique com a gente e se inteire sobre o assunto. Vamos lá!
Proteína Animal
As proteínas são subdivididas em dos grupos bem abrangentes, o da proteína que tem origem animal e o da proteína que tem origem vegetal. As proteínas de origem animal são consideradas as mais completas, são classificadas assim por conterem os aminoácidos essenciais em uma alimentação saudável e te conferem substâncias que o seu corpo não pode produzir sozinho.
A proteína animal pode ser encontrada principalmente em carnes, peixes, ovos, leites e derivados. Mas, não é só por causa dos benefícios desses alimentos que você deve consumi-los na quantidade que desejar ok?! Tudo tem as suas regras e comer mais do que a quantidade indicada pode acabar te conferindo resultados bem longe dos antes esperados.
Uma dica é que sempre que você for introduzir alimentos que tenham em sua composição a proteína animal, os coloque em horários posteriores à prática de exercícios físicos, pois assim essa substância poderá ser aproveitada de forma mais útil no seu organismo e te ajudará a evitar possíveis lesões, ainda auxiliando na recuperação e no crescimento muscular.
As proteínas de origem animal são encontradas com muita facilidade na mesa dos brasileiros, o único problema é que muitos deles não têm o conhecimento suficiente para adequá-los ao seu cardápio, em horários e quantidade, e acabam por “estragarem” as vantagens que aquele alimento possui. Por isso, tome bastante cuidado e siga sempre as orientações do profissional da saúde que lhe acompanha, como um nutricionista, para que todos os nutrientes daquilo que você consome sejam aproveitados de forma completa pelo seu organismo.
Lista de alimentos
Aqui vai uma listagem com os principais alimentos que contém proteína animal:
- Carne de frango
- Carne de vaca
- Queijo
- Salmão grelhado
- Pescada
- Ovo
- Iogurte
- Leite
- Etc.
Proteína Vegetal
A proteína vegetal é o segundo subgrupo em que as proteínas se dividem. Pelo nome você com certeza já deve ter conseguido identificar qual a origem deste tipo de substância, não é mesmo?! Isso! Origem vegetal. As proteínas de origem vegetal são entendidas como as que têm cadeias menos estruturadas e ao são tão completas em aminoácidos essenciais como as proteínas de origem animal.
No entanto, você não deve excluí-las de sua dieta. Uma vez que as proteínas de origem vegetal, mesmo que com menos substâncias essenciais, não deixam de serem necessárias ao bom funcionamento do corpo humano. A única diferença maior é eu as substâncias que a proteína animal traz não são produzidas pelo organismo, enquanto as que a proteína vegetal traz já podem ser patenteadas pelo nosso corpo, soque ainda sim são bem importantes para a realização das mais variadas tarefas celulares se tornando dessa forma objeto indispensável para o metabolismo.
Por isso, nunca deixe de comer produtos com proteína vegetal, pois podem ser ingeridos em maior quantidade e ainda trazem outras características extremamente beneficias para o organismo humano, como as mais variadas vitaminas, minerais e outros nutrientes bem necessários, ok?!
Lista de alimentos
Aqui vai uma listagem com os alimentos que mais contém proteína vegetal:
- Soja
- Quinoa
- Trigo sarraceno
- Milhete
- Lentilhas
- Tofu
- Feijão
- Ervilhas
- Arroz cozido
- Etc.
Benefícios das proteínas de forma geral
As proteínas conferem os mais variados benefícios ao corpo humano e são extremamente necessárias para o bom funcionamento de nosso organismo, dentre as vantagens de ter uma dieta balanceada em proteínas está:
- Saúde muscular
- Maior defesa do sistema imunológico
- Bom funcionamento do sistema nervoso
- Equilíbrio e regulação dos fluidos presentes no corpo
- São fonte de energia
- Mantêm o cabelo saudável e o protege de possíveis danos
- Transporte molecular mais eficiente
- Pele saudável
- Regeneração celular e dos tecidos
- Auxilia na digestão
- Evita possíveis doenças nas juntas
Sobre a proteína magra
Os alimentos que contém proteínas magras são aqueles de origem puramente vegetal e os que são de origem animal e que também sejam pobres em gordura. A proteína magra é uma das mais benéficas ao ser humano, e em dietas restritivas é a mais recomendada quando o assunto é o consumo de proteínas.
Ela confere a quem a ingere a prevenção de doenças, como a aterosclerose, colesterol alto e excesso de peso. Vale à pena conferir o nome de alguns alimentos que a possuem!
Lista de alimentos
- Peito de frango
- Peito de peru sem pele
- Clara de ovo
- Peixes magros
- Alimentos com proteína vegetal pura em geral
Dieta da proteína
A dieta da proteína é conhecida como hiperproteica, nela há um cardápio de ingestão de 1,5g de proteínas (não importa a origem) por quilo de peso corporal diariamente. Ela é utilizada como uma estratégia para aumentar a massa muscular e definir o corpo, sendo acompanhada de forma a melhorar o desempenho por exercícios de hipertrofia muscular. Muito bacana, não é mesmo?! Sendo assim, você pode consumir proteínas da forma que melhor achar, sendo avulsa ou acompanhada de uma dieta como a que já acabamos de falar os efeitos serão bem parecidos e os benefícios com certeza vão aparecer à medida que a sua alimentação se tornará mais saudável!