A Dieta Low Carb é baseada em um consumo de alimentos que possuem uma menor quantidade de carboidratos. Ela é conhecida por trazer efeitos de perda de peso, geralmente com uma maior agilidade em relação às outras dietas.
Isso acontece pois uma baixa oferta de carboidratos (fonte primária de energia do corpo) pode aumentar a oxidação de gorduras e a perda de peso geral com maior agilidade. Quando o metabolismo não encontra grandes picos de açúcar no sangue, as calorias dos alimentos são absorvidas de forma mais eficiente.
Nesse artigo separamos alguns pontos importantes sobre a sua execução na prática, contendo dicas sobre como fazer uma dieta Low Carb eficiente, sem correr o risco de catabolizar, e ter problemas de baixa imunidade.
Como funciona
Em geral, as dietas Low Carb são as que contêm baixos índices de carboidratos e açúcar. Prioriza-se a ingestão de proteínas, vegetais, e gorduras naturais. Além disso, na dieta low carb é fundamental a ingestão regular de frutas e carboidratos que são ricos em fibras.
Ao mesmo tempo, é necessário o aumento da quantidade de alimentos ricos em proteínas como frangos, ovos ou carnes magras. Estes alimentos, por conterem maior quantidade de proteína, irão “segurar” os níveis de fome resultados da baixa oferta de carboidratos, e trazer mais saciedade ao longo do dia. Nas gorduras, temos a utilização de oleaginosas, como o azeite de oliva e peixes.
Porém, quando reduzimos o carboidrato na dieta em longo prazo, temos que nos atentar de que as fases de ganho de massa muscular e de queima de gordura, passam por processos bioquímicos em que a glicose possui um papel importante, e a sua falta pode ser prejudicial.
Principais Desvantagens
O glicogênio muscular é a fonte de energia mais utilizada durante o treino de força para a formação de ATP, sendo fonte de energia para a contração muscular. Em situações de ganho de massa muscular, os carboidratos são necessários pois poupam a utilização das proteínas para a formação de glicose. Baixos níveis de glicose por longos períodos, atrapalham diretamente o desempenho em treinos de musculação.
Ao diminuir-se o carboidrato em longos períodos, o processo de queima de gordura também acaba funcionando de uma forma menos eficiente, fazendo com que o metabolismo tenha uma perda em termos de eficiência na oxidação de gorduras.
Principais Vantagens
A Dieta Low Carb faz com que o corpo tenha menos a sua fonte de energia primária. Assim, tendo de usar a gordura armazenada no tecido adiposo como energia nos exercícios e no processo do metabolismo do corpo.
Quando os carboidratos são reduzidos na dieta, a quantidade de insulina liberada na corrente sanguínea é menor. Como a insulina ajuda a “segurar” as células de gordura no tecido adiposo, manter uma alimentação menor de carboidratos possibilita que o corpo libere a gordura acumulada e a metabolize para produzir energia ao organismo.
Conclusão
Esse tipo de dieta deve ser utilizada em momentos certos, e com moderação na redução dos níveis de carboidratos e de preferência, a curtos prazos. Para segui-la, é fundamental ter o acompanhamento de um nutricionista, pois as necessidades e histórico de saúde de cada pessoa é um fator individual e que deve ser considerado.
Se você gostou, ou se tem alguma sugestão sobre este tema que possamos escrever futuramente aqui no blog, deixe nos comentários. Sua opinião é muito importante para nós.