Já estamos muito próximos ao fim do ano, e com ele o verão chega com tudo, trazendo dias mais quentes. E nada melhor do que aproveitar o sol com muita areia e mar. Faltando tão pouco tempo para dezembro, não é comum que as pessoas tentem correr atrás do prejuízo com a balança atrás de dietas, treinos pesados na academia e remédios para emagrecer.
Só que essa atitude não é nada saudável. Mesmo que você não consiga alcançar totalmente a sua meta ainda para este verão, mudando os seus hábitos a partir de agora você fica livre de passar por esse problema no próximo ano, que tal? Reuni para você 7 dicas valiosas que vão te ajudar a se preparar para a estação mais quente saudável e em forma. Tornando essas dicas em hábitos no seu dia a dia, vai ser muito mais fácil perder aqueles quilinhos que tanto incomodam e que você luta diariamente. Veja só.
Defina um objetivo a ser cumprido
Você quer perder peso? Ou precisa ganhar massa magra? Definir o abdômen? Quer o bumbum mais durinho? Independente de qual seja a sua meta, é importante que você escolha um objetivo para o projeto verão, assim você consegue alinhar o que precisa fazer e como fazer.
Isso vai te auxiliar não só a manter o foco, como também vai tornar o desafio mais fácil. É importante traçar metas curtas e reais.
Mantenha uma rotina de atividades físicas
Os exercícios físicos são fundamentais para quem deseja perder peso, emagrecer com saúde ou ganhar massa magra. E melhor: exercícios são remédios para a sua saúde e serão de extrema importância para o objetivo do seu projeto verão 2019!
Se você nunca praticou atividade física, experimente começar com uma caminhada leve, andar de bicicleta ou inscreva-se na natação. A academia também pode ser uma opção bacana, mesmo faltando poucos meses para o verão, a musculação e os exercícios aeróbicos são ótimos para estimular o gasto calórico. O ideal é sempre conversar com o seu educador físico para que ele possa te passar a melhor rotina de treinos, e nunca ir além do que o seu limite físico aguenta.
Coma comida de verdade
Quer emagrecer com seu projeto verão 2019? Que seja perder peso ou ter mais saúde, uma coisa é certa: se você começar a comer comida de verdade, o objetivo será alcançado bem mais rápido. E o que seria comida de verdade? Fácil, é aquela que a natureza nos oferece, que a gente planta e colhe. Esqueça, ou pelo menos diminua o consumo, dos alimentos comestíveis industrializados. Salgadinhos, bolachas recheadas, margarina, comida congelada com uma grande qualidade de conservantes, tudo isso faz muito mal à sua saúde e atrapalha quaisquer que sejam as suas metas de fim de ano.
Você não precisa cortar esses alimentos de uma vez, porém acostume-se a incluir mais saladas cruas e vegetais nas suas refeições, troque a bolacha recheada por biscoitos caseiros, a margarina no pãozinho pela manteiga de boa qualidade e inclua mais frutas como opções de lanches entre as principais refeições.
Passe a fazer escolhas conscientes
Uma excelente maneira de se preparar para o verão é fazendo escolhas mais conscientes, principalmente ao que se refere à alimentação. Os alimentos que não trazem nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, chamados de calorias vazias, só servem para aumentar o ponteiro da balança pelo excesso de calorias. Troque os refrigerantes pelos sucos naturais, os carboidratos pobres (arroz, batata inglesa) pelos carboidratos complexos (batata doce, inhame). Seja amigo das fibras, aposte nos grãos, sementes e frutas in natura.
A cozinha é a sua melhor amiga
Uma boa dica para o seu projeto verão dar certo é passar a usar mais o fogão. Além da economia no fim do mês, fazer as suas próprias refeições te ajuda a comer melhor e evitar comer bobagens na rua, trabalho ou faculdade. Afinal, quem não fica tentado a comer com as inúmeras opções no buffet à vontade, não é? Se o seu problema for falta de tempo, separe pelo menos um dia na sua semana, como o domingo, por exemplo, para fazer marmitas para você.
Beba muita água
Essa dica é clichê, mas eu insisto em reforçar: água é fundamental. Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia. Essa atitude vai ajudar a perder peso muito mais rapidamente e melhorar as funções do seu corpo. Outra dica bacana que até pode te fazer perder peso mais rápido é beber água gelada. Nessa temperatura, a água se torna uma bebida termogênica, fazendo o seu corpo queimar energia para deixá-la na temperatura ideal para o organismo, acelerando o seu metabolismo e, assim, queimando gordura.
Reeducação alimentar é o melhor caminho
Pôr em prática dietas malucas, hiper restritivas que te deixam sem comer, não ajudam a emagrecer, muito pelo contrário, só aumentam as chances de desenvolver compulsão alimentar e sofrer com o efeito sanfona. O ideal sempre será reeducar o seu paladar, incluindo mais alimentos naturais e saudáveis na sua dieta. E não se esqueça de incluir todos os macronutrientes nas suas refeições, que são os carboidratos, proteínas e gorduras.
Inicie o dia com um café da manhã farto em nutrientes. Aposte nas frutas, sucos, derivados do leite, pães integrais, chás e até o seu café preto (com pouco açúcar), que acelera o metabolismo.
No almoço, diminua a porção de carboidrato e aumente a quantidade de vegetais. A salada crua é ótima para ajudar a saciar a fome. Troque as carnes gordurosas, pelos bifes magros, peixes e o filé de frango.