Parceria no Treino: Ajuda ou Atrapalha?

Muita gente sente dificuldade em manter o foco nas atividades físicas e acaba abandonando a academia antes mesmo de completar os 3 primeiros meses de treinamento, tempo considerado fundamental para quem está iniciando pegar gosto pela atividade física e não desistir mais. Além de escolher um exercício que lhe cause prazer, ter um parceiro de treino também pode ajudar, e muito, a manter a motivação.

No ano passado, a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) divulgou um estudo mostrando que quem opta por treinar acompanhado, seja de amigos ou familiares, tem o estresse reduzido pela interação social. Ou seja, em uma conclusão rápida podemos afirmar que a parceria no treino mais ajuda do que atrapalha.

Outra boa opção para quem deseja encontrar mais motivação na hora da malhação são os treinos em grupo. Cada vez mais populares no Brasil, esse tipo de treino tem como objetivo reunir pessoas interessadas em determinado tipo de atividade física, como o yoga, por exemplo, e estimular uma vida mais saudável, utilizando a amizade e a interação entre os integrantes do grupo como principal motivador.

Veja a seguir algumas das principais vantagens de treinar acompanhado.

1. Incentivo

 

Seja um amigo (a), namorado (a) ou algum familiar, a pessoa que te acompanhará nos treinos será sua maior aliada e motivadora, assim como você será a dela. Quando duas ou mais pessoas decidem praticar um mesmo tipo de atividade física, no mesmo local e horários, a interação social faz com que o estresse seja reduzido e a vontade de treinar aumente.

Além disso, no dia quem que você estiver desanimado, sem vontade de treinar, seu parceiro irá te dar a injeção de energia que você precisa, incentivando e chamando você para o treino. Da mesma forma, você fará isso com ele, quando for a vez dele de estar desmotivado. É uma troca bastante interessante, não acha?

2. Treinos divertidos

 

Malhar sozinho pode ser um pouco chato e até entediante e esse é exatamente o motivo que faz com que muitas pessoas desistam da academia. Quando você tem alguém para ter acompanhar na malhação, o treino passa a ser muito mais divertido e dinâmico, já que você pode revezar com seu amigo o aparelho de musculação, incentivar a pegar mais peso ou a não desistir quando o desafio parecer difícil demais.

Acredite ou não, muitas pessoas contratam um personal trainer, não para obter um treino específico, mas sim para ter alguém para apoiar, incentivar e tornar os treinos mais divertidos e dinâmicos. Se esse é o seu caso, saiba que um amigo pode resolver o seu problema.

3. Engajamento (competição saudável)

 

A terceira vantagem de treinar acompanhado é o estímulo a uma competição saudável, que causa um engajamento maior por parte do atleta. Ou seja, quando você vê que seu amigo está com mais fôlego do que você, que está conseguindo suportar mais peso ou fazer mais repetições, você se esforça para conseguir se igualar a ele. As comparações são inevitáveis e essa competição, quando saudável, é sempre um estímulo positivo.

4. Observação dos movimentos

 

Executar os movimentos de forma correta é fundamental para que os objetivos sejam alcançados e também para minimizar as chances de lesões. Nas academias de musculação, principalmente, nem sempre os professores estão a disposição para acompanhar todos os alunos, o tempo todo. Nesse sentido, mesmo seu amigo não sendo um profissional de educação física, ele poderá receber a orientação do professor e ficar ao seu lado observado se você está realizando o movimento da forma correta. Da mesma forma, você também será o “fiscal” do seu amigo.

Então, por que algumas pessoas dizem que a parceria no treino pode atrapalhar?

Qualquer tipo de atividade física exige determinação, foco no objetivo e força de vontade. Ter alguém para te incentivar, como já vimos acima, pode ajudar por diversos motivos, mas há tem alguns fatores que podem atrapalhar e é preciso ficar atento a eles.

A distração é um dos principais argumentos de quem não gosta de companhia para os treinos. Isso porque, algumas pessoas se dispersam facilmente quando começam a conversar e isso pode tirar completamente o foco da malhação. Uma forma de evitar essas distrações é combinar com o colega que aquele momento é apenas para ser dedicado ao exercício físico e que o resto deve ser deixado para depois.

Escolha um parceiro de treino motivado e que tenha metas e objetivos parecidos com o seu, pois dessa forma será muito mais simples incentivar um ao outro e manter a mesma sequência de exercícios. Caso contrário, ao invés de ajudar, seu parceiro pode se tornar seu principal “inimigo”, tirando o foco da malhação para as conversas e brincadeiras.

Agora você já sabe, seja para emagrecer ou para ganhar massa magra, encontre um parceiro de treino e alcance seus objetivos de forma mais eficaz, rápida e divertida!

1 comentário em “Parceria no Treino: Ajuda ou Atrapalha?”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.