O sedentarismo é considerado, atualmente, a doença do século, afetando cerca de 80% da população brasileira. Mesmo estando tão presente, ela não deixou de ser extremamente perigosa, podendo fazer com que quem a porta para sérios riscos à saúde, como o desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares e ainda diminuir a longevidade causada pelo aumento de peso e consequências que esse efeito traz.
Muitas pessoas acham que praticar exercícios é uma opção, quando na verdade é uma necessidade! Por essa razão o sedentarismo vem atingindo cada vez mais pessoas, só que existem aquelas que buscam formas de saírem desse estilo de vida nada saudável, assim como você!
Mas, quais são verdadeiramente os riscos que o sedentarismo traz? Por que é tão importante praticar exercícios físicos regulares? Como faço para conseguir sair desta vida sedentária? Essas e mais perguntas nós iremos te responder no decorrer da leitura deste post. Fique com agente e se inteire sobre o assunto. Vamos lá!
O sedentarismo
Antes de falarmos sobre como você vai conseguir deixar o sedentarismo de lado, queríamos esclarecer assuntos sobre ele e te deixar bem informado a cerca dos riscos e demais assuntos sobre o sedentarismo. Então, vamos nessa!
O sedentarismo é a falta ou a diminuição das atividades físicas regulares, ou seja, aqueles exercícios considerados como os de rotina. Se você não pratica atividades físicas de vez em quando, só pra manter a saúde, já pode se considerar uma pessoa sedentária! Ele é definido a partir de uma quantidade, sendo assim se você não tirar mais que 150 minutos semanais dedicados à exercícios (mesmo leves) estará enquadrado neste perfil preocupante.
Muitas pessoas, no entanto, chegam a confundir o que na verdade é o sedentarismo, achando que se você fizer alguns exercícios leves de vez em quando mesmo ainda é sedentário, enganam-se! Na verdade, os sedentários são aqueles que não praticam atividades físicas nem leves, o que é bem pior ainda, ou os que preferem passar mais tempo em repouso, dormindo, no computador ou permanecendo sentando, do que praticando exercícios físicos regulares.
Se você faz é alguém dedicado na limpeza da casa, caminha para muitos lugares (como na ida ao trabalho, ou então à escola) e realiza pequenas funções que estão requerendo de você certa demanda do físico, saiba que você não é sedentário! Isso mesmo! Mas, isso não significa que você deve relaxar, se só faz essas atividades mencionadas significa que precisa melhorar, pois há uma forte tendência de em algum momento de sua vida deixar de fazê-las e assar a ser mais um dos 80% dos brasileiros que sofrem com este grave problema atualmente.
Para que você não seja mais enquadrado nos padrões de risco do sedentarismo, é essencial que você pratique no mínimo atividades físicas de intensidade moderada pelo menos 5 vezes por semana, durante cerca de 30 minutos, ou então se quiser aumentar a sua resistência nos reinos pode optar por realizar atividades físicas de intensidade vigorosa pelo menos 3 vezes por semana, durante cerca de 20 minutos. Dessa forma você estará sendo introduzido ao mundo das práticas saudáveis de exercícios físicos e as chances de desenvolver problemas relacionados ao sedentarismo serão praticamente inexistentes.
Riscos à saúde
Os riscos que o sedentarismo traz à saúde não são poucos, e (como você já deve ter percebido) fizemos questão de deixar isto bem claro desde o início deste post. Sendo assim, o mais inteligente a se fazer é tomar cuidado com a quantidade e a intensidade da prática de exercícios fiscos que você tem regularmente.
Existem consequências que são bem comuns a indivíduos sedentários, mas também existem aqueles riscos que só o seu corpo em particular possa estar correndo por tendências ao desenvolvimento de determinadas doenças que ele venha ter pelos mais variados motivos. Dessa forma, o mais adequado neste momento de dúvida e preocupação é entrar em contato com algum profissional da saúde capacitado no assunto, para que ele possa fazer um diagnóstico completo e dizer os verdadeiros porquês de você abandonar esta vida sedentária que tanto pode te prejudicar.
Então, vamos lá! Aqui estão os principais riscos que você corre em ter uma ida sedentária:
- Acúmulo de gordura na região da barriga
- Aumento do risco de diabetes do tipo 2
- Dor nas articulações
- Falta de força muscular
- Perda da flexibilidade articular
- Aumento do colesterol
- Acúmulo de gordura nas artérias
- Excesso de peso ou obesidade
- Roncos e apneia durante o sono
- Hipertensão arterial
- Diabetes
- Ansiedade
- Infarto do miocárdio
- Atrofia muscular
- Etc.
Como você percebeu não são poucas as conseqüências de uma vida extremamente ligada ao sedentarismo, por isso se você se encaixar no grupo de pessoas que está enquadrada nos quesitos da vida sedentária deve tentar sair dela o mais rápido possível, e só tem uma única saída: a prática regular de exercícios físicos!
Por que é tão importante praticar exercícios físicos?
Os exercícios físicos são extremamente importantes para o bom funcionamento do corpo, e podem ainda te conferir uma melhora na estética, trabalhando de forma a fortalecer os músculos corporais e ainda cuidar do seu coração e do bombeamento de sangue.
Quando o nosso corpo é submetido a algum esforço os nossos músculos contraem e relaxam de maneira alternada fazendo com que eles ganhem mais resistência e fiquem ainda mais saudáveis. Os benefícios não se limitam somente aos músculos ou coração, o seu corpo por inteiro passa a funcionar mais rapidamente e de forma extremamente eficaz, ou seja, a produção de substâncias boas aumenta, a síntese das vitaminas ocorre com maior aproveitamento, a perda de gordura localizada (que tanto faz mal e incomoda) acontece e ainda o sedentarismo vai embora de vez! Vale muito à pena dedicar um pouco de tempo para a prática de exercícios físicos, é um investimento para a sua saúde e cuidar dela sabemos que nunca é demais!
Como sair do sedentarismo
Para sair do sedentarismo basta que você comece a ter uma vida mais saudável quanto à prática de atividades físicas, trate de, a partir de agora, ter uma agenda correta e bem seguida de exercícios físicos regulares, que além de muitos outros benefícios vão fazer com que você saia da lista de pessoas sedentárias de vez!
Não invista em exercícios de alto impacto antes de avaliações médicas. Leve em conta opções mais divertidas e que te agrade no começo do processo, como dança, natação, corrida, ciclismo, patinação, remo, entre muitas outras que você pode escolher. Diversifique e ajude seu corpo a ter atividades metabólicas mais eficientes e te conferir uma vida mais saudável!