Caseína | O que é e para o que serve?

Você frequenta academias e já ouviu falar do uso da caseína? Esse é um dos produtos mais citados quando a meta é o ganho de massa muscular. Entretanto, poucas pessoas sabem realmente o que é o produto. Só quem já faz o uso tem uma noção mais aprofundada.

A caseína, mesmo sem os conhecimentos de algumas pessoas, não deixa de ser um dos melhores produtos do mercado para quem treina de maneira rotineira nas academias. Ela consegue te dar um empurrão grande para atingir os seus objetivos.

Para te ajudar, vamos entender um pouco mais desse incrível produto. Assim, você fica sabendo de tudo que é necessário para conseguir o corpo que você tanto deseja. Com o uso da caseína, essa tarefa pode se tornar realmente mais vantajosa.

O que é a caseína?

Se você frequenta academias com uma certa recorrência, já deve ter ouvido falar das proteínas. O uso desse tipo de elemento é muito comum quando falamos de ganhos relacionados à massa muscular.

Para começar a entender mais sobre a caseína, você precisa saber que as proteínas são as responsáveis por promover o crescimento de qualquer músculo do corpo. Quando você faz muito esforço, você precisa repor a sua musculatura, e isso significa que você precisa comer mais proteínas.

A caseína também faz parte desse grupo. Mais especificamente, esse produto é a chamada proteína do leite. Sim, mais de 80% da proteína total encontrada no leite é caseína. Por isso, você precisa prestar atenção a sua composição.

Devemos destacar, ainda, que a caseína possui um alto valor biológico, assim como o leite em geral. Em outras palavras, o leite contém todas as proteínas, que depois serão convertidas em aminoácidos, necessárias para a reposição do músculo depois de um dia de muitos esforços na academia.

Para que serve?

De maneira mais sintética, podemos abordar dois usos da proteína do leite. Ambos os usos são interessantes para quem quer perder peso e ganhar mais massa muscular. Vamos entender um pouco mais sobre eles a seguir.

O primeiro uso é destinado a impedir o esvaziamento gástrico. Alguns alimentos que costumamos comer são processados com mais rapidez. Quando você vê, já está com fome e já está comendo de novo.

A caseína vai te deixar saciado por um período maior de tempo. Você não precisa se preocupar tanto com o tipo de alimentação, e também não precisa ficar com fome depois de treinar para perder peso.

Ela também ajuda nos ganhos e no fortalecimento dos músculos, como já mencionamos. Durante o treino, as fibras que compõem essa parte do corpo podem se rasgar, e devem ser recuperadas para promover crescimento. Em linhas gerais, é essa a função da caseína quando ingerida por atletas.

É por isso que muitas pessoas gostam de tomar leite após o treino. Na realidade, isso pode ser até estimulado, mas é melhor que você se concentre em ingerir a própria proteína, junto a outros nutrientes que podem ser importantes para a sua recuperação.

Quais os benefícios?

Existem muitos benefícios que podem ser trabalhados quando falamos sobre a ingestão de caseína, e eles não são todos musculares. É claro que esse é um dos usos mais importantes, mas existem outros que podem te ajudar também. Confira o que a proteína pode te proporcionar a mais, além do seu papel principal.

Para começar, você consegue ter um bom processo de emagrecimento por conta das propriedades da caseína. Afinal, ela não contém um excesso de gordura, que pode ser visto em grande parte dos alimentos ingeridos hoje em dia.

Além disso, há uma vantagem relacionada ao desenvolvimento de dentes saudáveis. Você pode usar a caseína para melhorar o esmalte que fica no dente, e que protege a estrutura de maiores danos. Muitos alimentos podem prejudicar o esmalte, mas a caseína só recupera.

Você quer que a liberação de aminoácidos dure mais tempo? A caseína pode te ajudar nesse aspecto. Afinal, se você toma o produto antes de dormir, a liberação pode durar mais ou menos 7 horas. Esse é o período que a grande maioria das pessoas costuma dormir.

Agora que você já entendeu alguns dos benefícios do produtos, vamos nos aprofundar e até entrar na parte prática. Você deve estar se perguntando: mas o que eu faço para tomar o produto? É o que vamos te mostrar agora.

Como tomar?

Você pode achar várias maneiras de tomar caseína. A mais conhecida delas, e também preferida dos praticantes de academia, é o produto em pó. Ele pode ser vendido em lojas especializadas em suplementação, e você pode procurar pela marca de maior confiança.

Você pode encontrar caseína sendo vendidas em grandes potes, para quem quer fazer o consumo por mais tempo, ou em barras de cereal. Essas últimas são ideais para quem quer uma maneira mais prática de consumir.

Se você optar por comprar em pó, pode misturar com Whey Protein depois dos treinos e até antes de dormir. Você ainda pode misturar em uma vitamina de frutas, ou até colocar em água. Faça do jeito que for mais fácil de tomar depois.

Quando tomar?

Existem muitas dúvidas sobre quando tomar a caseína. Você pode tomar todos os dias? Pode ser qualquer hora? Esse elemento é muito importante, pois vai definir a sua rotina de crescimento muscular e vai ser um fator decisivo para o seu ganho de massa.

Nossa primeira dica é priorizar o consumo pela noite. Você deve tomar o seu produto antes de dormir, para que o efeito se alongue por toda a noite, como já explicamos em um tópico anterior.

Você ainda pode tentar consumir uma quantidade menor depois do seu treino, para já ir incentivando o crescimento muscular e a recuperação das sequelas do treino. Entretanto, você precisa ser estratégico e dividir o consumo ao longo do dia para não ter uma quantidade maior que a recomendada em seu corpo.

E aí, você tem mais alguma dúvida? Deixe seu comentário a seguir e não se esqueça de dar suas sugestões.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.