Você sabe o que são os probióticos? A palavra probiótico significa “pró-vida” em grego. Eles são considerados microrganismos vivos que se encontram no intestino.
Além de desempenhar um papel importante na manutenção da flora intestinal, os probióticos são essenciais para a saúde do corpo em geral, como o fortalecimento do sistema imune e prevenção de problemas gastrointestinais.
O uso de laxantes, antibióticos, os problemas intestinais ou a má alimentação podem prejudicar a saúde da flora intestinal, diminuindo o número de bactérias benéficas no intestino que o mantém saudável.
Por isso, a importância da suplementação ou o aumento no consumo de alimentos probióticos não deve ser ignorada.
Mas, você sabe o que são as bactérias probióticas, as fontes alimentares e quais os benefícios de as consumir? Elaboramos essa matéria para tirar todas as suas dúvidas. Confira!
O que são probióticos?
Os probióticos são bactérias importantes e benéficas, presentes no intestino, que melhoram a absorção de nutrientes por esse órgão, tem alto potencial para combater infecções e melhorar o sistema imunológico.
A pele e o sistema digestivos apresentam cerca de 2000 tipos de bactérias diferentes, e os probióticos estão presentes desde o nascimento.
Qual a função do probiótico?
A falta dos probióticos no organismo pode aumentar a incidência de diversas adversidades, como problemas de pele, distúrbios digestivos, candidíase e doenças autoimunes. Então podemos dizer que essa é a principal função do probiótico: evitar doenças.
As funções das bactérias intestinais são muitas, também podemos citar mais algumas:
- Produzir vitamina B12, butirato e vitamina K2
- Eliminar as bactérias, leveduras e fungos ruins à saúde do organismo
- Destruir bactérias nocivas
- Recompõem a microbiota
Quais os benefícios dos probióticos?
Diversas pesquisas já constataram o potencial de prevenção e combate a diversas doenças, principalmente as intestinais, como a síndrome do intestino irritável e a doença de crohn, por exemplo.
Ainda há comprovação que o consumo dessas bactérias do bem ajudam a prevenir e tratar doenças genitais nas mulheres, como a candidíase.
A melhora na resposta imunológica também é outro benefício do consumo dos probióticos.
Outras vantagens de incluir os probióticos no seu plano alimentar são:
- Melhora a digestão
- Evita a azia
- Aumenta a absorção de nutrientes, como as vitaminas do complexo B
- Estimula a produção macrófagos (células de defesa do organismo)
- Reduz a incidência de gripes e resfriados
- Combate as bactérias resistentes aos antibióticos
- Combate as bactérias que causam úlcera
- Equilibra os níveis de colesterol
Onde encontrar os probióticos?
Existe um leque de alimentos, além do iogurte, que são ricos em bactérias benéficas ao organismo, principalmente as bactérias lácticas (Lactobacillus, Bifidobacterium, Streptococcus e Enterococcus) e leveduras (Saccharomyces boulardii).
Vale lembrar que essas bactérias, por serem derivadas do leite, contém uma boa taxa de gordura, além de serem calóricos.
Mantenha sempre o consumo diário moderado desses alimentos, geralmente, uma porção é o suficiente por dia para garantir as necessidades diárias dos probióticos no organismo.
A seguir, descubra 9 alimentos ricos em probióticos:
- Iogurte: o iogurte, fermentado por lactobacillus, é uma das fontes mais ricas em probióticos, e apenas uma unidade dele por dia é capaz de neutralizar a flora intestinal.
- Leite fermentado: a produção do leite fermentado é feita através da fermentação lactéa. Além de ser um alimento funcional, também contém bactérias probióticas.
- Iogurte de moringa: as folhas da moringa produzem a proteína que dá origem ao iogurte de moringa. Esse iogurte possui quantidades consideráveis de probióticos e seu consumo traz benefícios à saúde, não só pela ação das bactérias boas, como também da moringa.
- Kefir: o kefir de leite é fermentado a partir de 37 tipos de microrganismo distintos, sendo um excelente alimento probiótico, além de um dos mais saudáveis.
- Missô: o processo de fermentação do ingrediente tradicional da culinária japonesa carrega inúmeros probióticos benéficos ao organismo. Ele é obtido através da fermentação do arroz, cevada e soja com sal.
- Queijo e coalhada: alguns tipos de queijo e coalhadas são enriquecidos com probióticos e se tornam opções mais saudáveis para consumo. Vale a pena verificar o rótulo para garantir a ingestão das bactérias boas.
- Chocolate amargo (a partir de 70% cacau): os chocolates com maior teor de cacau são ricos em probióticos. Cerca de 4 quadradinhos do alimento por dia são suficientes, ou duas colheres de sopa de cacau em pó, que podem ser usadas na preparação de receitas, como bolos, ou consumidas junto com vitaminas.
- Azeitonas verdes: as azeitonas verdes fermentam quando são deixadas de molho na água salgada.
- Pão integral: os pães integrais, geralmente, são enriquecidos com probióticos.
Cápsulas probióticas são boas fontes das bactérias benéficas?
As cápsulas probióticas, ou suplementos probióticos, são ótimas opção para completar os níveis de bactérias no intestino, e são recomendadas para quem precisa repor urgentemente a flora intestinal, seja por baixa na imunidade ou para eliminar a cândida, exemplos mais comuns.
As cápsulas probióticas também são indicadas para quem não consegue, por falta de tempo ou organização com a rotina alimentar, consumir adequadamente os alimentos probióticos diariamente.
Agora que você descobriu os 9 alimentos ricos em probióticos e soube mais sobre as cápsulas probióticas, aproveite para inclui-los na sua alimentação para aproveitar todos os benefícios, mas lembre-se de comer com moderação!