Como posso substituir o sal?

O sal é conhecido por ser um vilão da saúde, por causar hipertensão, favorecer a retenção de líquido e também por sobrecarregar os rins e comprometer o funcionamento de todos os órgãos de forma geral. Mas nem sempre foi assim. Segundo a história, o sal foi muito utilizado para conservar os alimentos e mantê-los saudáveis, sugando a água e impedindo a proliferação de bactérias. Isso há mais de 5 mil anos, na China e no Egito.

Apenas no século 20 o sal começou a ser utilizado para temperar alimentos e assim permanece até hoje. O sabor especial que esse tempero dá aos pratos acabou fazendo com que as pessoas utilizassem de forma exagerada e o consumo foi aumentando com o passar dos anos.

No Brasil, as pessoas consomem, em média, 12 gramas de sal por dia, sendo que recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são, no máximo, 6 gramas/dia. Isso faz com que o risco de hipertensão aumente, podendo levar a problemas mais sérios como o AVC e infarto, principalmente em pessoas que sofrem com diabetes ou insuficiência renal.

Contudo, isso não quer dizer que você deva cortar completamente o sal das suas refeições e sim diminuir para tentar ficar dentro do recomendado. Esse tempero também tem algumas funções importantes no nosso organismo, como manter em equilíbrio a distribuição dos líquidos corporais e ajudar a manter o bom funcionamento das funções vitais do organismo.

Se você está em busca de uma alimentação mais saudável e deseja diminuir a quantidade de sal nos alimentos, veja abaixo algumas dicas e de como substituir esse tempero e manter a comida ainda bastante saborosa.

Alho

 

O alho é um tempero que pode ser utilizado na preparação de diversos pratos e, além de muito saboroso, faz muito bem à saúde. Esse tempero ajuda a baixar o nível do colesterol e também manter a pressão baixa, além de prevenir doenças cardiovasculares e ser um antioxidante natural. Use o alho para substituir o sal na preparação do arroz, de molhos, massas e onde mais sua imaginação permitir.

Cebola

 

Outro tempero poderoso é a cebola, capaz de combater gripes e resfriados, a cebola também é antioxidante, eficiente no tratamento da pressão arterial e ajuda a baixar o colesterol ruim. Pode ser usada para preparar diversos pratos e substituir o sal, principalmente porque ajuda a ressaltar o sabor dos alimentos. Pode também ser combinado com o alho, na preparação do arroz e feijão, por exemplo, prato tradicionalmente brasileiro. Use-a também em saladas, carnes e peixes assadas e etc.

Pimenta

 

Agora, para dar ainda mais sabor à sua refeição, que tal acrescentar um pouco de pimenta à mistura. Rica em carboidratos e fibras alimentares, além de vitaminas (A, B6 e C) e minerais (magnésio, ferro e potássio), ela também é um termogênico natural, ajudando o organismo durante a digestão. Pode ser utilizada junta a outros temperos e em diversos tipos de pratos, como em molhos, saladas e na preparação de carnes.

Salsinha

 

A salsinha é uma grande aliada da saúde feminina, pois ajuda a combater cólicas menstruais, infecções urinárias (muito recorrente em mulheres, mas não exclusivo), além de ajudar com doenças renais. Use a salsinha no lugar do sal e dê um sabor novo ao seu prato, além de deixa-lo mais colorido e muito mais saudável. Você pode usa-la como tempero de legumes cozidos, sopas, na preparação de carnes variadas e etc.

Gengibre

 

O gengibre tem um sabor bastante peculiar e, por isso, pode não agradar a todos os paladares, mas seus inúmeros benefícios à saúde pode ajudar você, que não gosta de gengibre, a mudar de ideia. Ajudando na digestão, esse é um alimento termogênico muito utilizado na preparação de sucos por quem deseja emagrecer. Mas também tem funções antidepressivas e ajuda na circulação geral e na saúde do coração. Use no cozimento de alguns alimentos, como caldos e sopas.

Faça Misturas

 

Você pode estar achando que esses temperos são pouco para substituir o sabor do sal, no entanto, eles são muito mais eficientes nessa função do que você pode imaginar. Use sua criatividade e habilidades culinárias para misturar temperos e criar algo novo, saboroso e, o melhor, saudável. Se você não tem tanta intimidade com a cozinha, não se preocupe, vamos dar uma dica valiosa para você. Veja abaixo.

Sal de ervas: Com validade de 3 semanas, esse sal de ervas pode substituir o sal na preparação de alimentos e, além do mais, irá deixar sua comida muito mais saborosa. Anote a receita:

  • 1 colher de sopa de alecrim;
  • 1 colher de sopa de salsinha desidratada ou seca;
  • 1 colher de sopa de manjericão;
  • 1 colher de sopa de orégano seco;
  • 1/2 xícara de sal light ou sal marinho.

Bata tudo no liquidificador ou em um mixer até que todos os ingredientes fiquem bem finos e misturados e conserve em um pote de vidro.

Tipos de sal mais saudáveis

 

Na receita que sugerimos acima, você deve ter notado que há sal na mistura. No entanto, a opção da receita são tipos de sal considerados mais saudáveis. O sal light tem menos sódio do que o sal comum de cozinha e é indicado para pessoas com problemas de hipertensão. Mas, por seu sabor ser mais suave, é preciso tomar cuidado para não exagerar na dose.

O sal marinho também tem a quantidade de sódio reduzida e é uma opção bastante usada em dietas funcionais, por não conter qualquer tipo de aditivo químico, já que não passa por processos de refinamento ou branqueamento. Depois do sal light, essa é a opção mais indicada pelos médicos e nutricionistas.

Outra opção é o sal do Himalaia, que contém mais de 80 tipos de minerais e menos sódio do que o sal de cozinha comum (85% de cloreto de sódio). No entanto, vale lembrar que o recomendado de sódio, por dia, é de no máximo 6g para qualquer tipo de sal.

Cuide da sua saúde e evite o excesso de sal na sua alimentação seguindo as nossas dicas!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.