Correr ou Caminhar? O Quanto isso Ajuda no Treino?

Quem gosta de praticar atividade física ao ar livre certamente já se perguntou: “Correr ou Caminhar, o que é melhor?” ou “Será que posso começar correndo ou devo caminhar antes?”. A resposta para essas perguntas é muito relativa e, na verdade, varia de acordo com o seu objetivo.

Pessoas que desejam queimar calorias e emagrecer, por exemplo, devem optar pela corrida. Muitos estudos realizados em universidades do mundo inteiro já comprovaram que a corrida é muito mais eficaz do que a caminhada no controle do peso.

No entanto, quem está começando a praticar atividade física agora, com o objetivo de deixar a vida sedentária de lado, deve iniciar com períodos curtos de caminhadas leves, que são menos intensas do que a corrida. Pessoas que sentem dor também devem optar pela caminhada, já que a corrida oferece mais chances de lesão. Além disso, andar faz muito bem à saúde e pode, inclusive, ajudar no controle da hipertensão arterial.

Depois de alguns dias praticando caminhada, o “ex-sedentário” poderá, se quiser, se arriscar na corrida, aumentando gradativamente o ritmo da atividade física. Uma dica que ajuda na motivação de quem está começando, é anotar o progresso, ou seja, todos os dias marque o tempo de caminhada e/ou corrida e a distância percorrida. Dessa forma você notará a melhora do seu condicionamento e isso dará mais força para persistir no objetivo.

Outra questão importante e que gera muita discussão é quanto a caminhar/correr na esteira ou na rua. Praticar atividade física ao ar livre é sempre mais prazeroso e também mais intenso. No caso de correr na rua, por exemplo, a musculatura das pernas será muita mais exigida por conta do chão duro, tornando o exercício mais intenso e aumentando o metabolismo, o que ajuda na perda de calorias.

No entanto, a esteira da academia também pode ser uma boa opção, já que conta com uma superfície mais macia e reduz os riscos de lesões. A esteira é, inclusive, mais indicada para pessoas que sofrem com algum tipo de dor nas articulações. Além do que, para caminhar ou correr na esteira da academia não existe desculpas quanto ao mau tempo, faça chuva ou faça sol.

Correr/Caminhar antes ou depois da musculação?

Essa é outra questão muito comum entre os praticantes de musculação e, mais uma vez, a resposta depende do objetivo a ser alcançado. O indicado para quem tem como meta a perda de peso é realizar os exercícios de musculação antes da corrida. Isso porque a alta intensidade dos exercícios de força faz com que você gaste o glicogênio mais rápido e, consequentemente, seu corpo começará a usar a gordura como fonte de energia. Dessa forma, quando você estiver correndo, seu corpo usará a gordura, tornando o processo de perda de peso muito mais rápido.

O mesmo vale para quem deseja aumentar o ganho de massa muscular. O glicogênio é fundamental para quem deseja turbinar os músculos e correr antes do treino fará com que você queime parte importante do estoque de glicogênio, que é usado no processo de hipertrofia. Então, prefira realizar os exercícios de musculação antes da corrida.

O único caso em que se deve realizar a caminhada ou a corrida antes do treino é para as pessoas que desejam melhorar a resistência para corridas e, por isso, devem manter um corpo mais leve e sem o peso do volume muscular. Ou seja, quem não deseja ganhar massa. Além disso, para aumentar a resistência, os exercícios de musculação devem ser focados nesse objetivo, fortalecendo os músculos mais utilizados para a corrida.

Lembre-se, no entanto, que é fundamental contar com o auxílio de um preparador físico antes de começar qualquer tipo de treino. Explique para o profissional qual o seu objetivo e, assim, poderá alcançar resultados melhores e de forma mais fácil e eficaz.

Posso caminhar ou correr apenas aos finais de semana?

Durante muito tempo acreditou-se que fazer atividade física apenas aos finais de semana poderia ser prejudicial à saúde. No entanto, recentemente pesquisas realizadas na Inglaterra e na Austrália mostraram o oposto e provaram que a prática de atividades físicas, mesmo que apenas durante o final de semana, podem reduzir os riscos de doenças vasculares em 41%.

Durante 18 anos os pesquisadores monitoraram mais de 63 mil pessoas, na Inglaterra e na Escócia, com mais de 40 anos e comprovaram que aquelas que praticam algum tipo de atividade física, seja de forma regular ou não, estavam mais saudáveis e tinham riscos menores de sofrer com doenças cardiovasculares e, até mesmo, com vários tipos de câncer, em comparação aos sedentários.

Ainda assim, a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte adverte que a prática de exercícios de forma irregular pode trazer alguns riscos à saúde. Isso porque o condicionamento cardiorrespiratório pode não estar preparado para atividades mais intensas, como corridas, longas caminhadas e outros esportes que exigem um condicionamento físico bom, aumentando o risco de parada cardíaca.

Nesse sentido, é sempre importante realizar exames de rotina e contar com a ajuda de um profissional de atividade física para começar a se exercitar. Mas, de forma geral, vale a regra de respeitar os limites do corpo e aumentar a carga de atividade sempre gradualmente.

Dicas para começar a correr

Correr é fundamental para quem deseja ganhar condicionamento físico e fortalecer os músculos, além de diminuir os riscos de lesões e trazer diversos benefícios à saúde. Então, se você está decidido a deixar de lado a vida sedentária correndo, anote algumas dicas importantes para começar.

Primeiro de tudo consulte um médico. É fundamental ter certeza de que seu coração está forte e que irá suportar a atividade. Os sedentários devem sempre começar com caminhadas leves, passando para as mais longas e depois intercalando períodos de caminhada com corrida. Assim, com a melhora gradativa do condicionamento, logo você irá fortalecer seu sistema cardiorrespiratório, podendo progredir para corridas mais longas e intensas.

Outra dica importante é escolher o calçado correto. Muitas dores e lesões são ocasionadas pelo uso de um tênis não apropriado. Isso não quer dizer que você precisa investir no tênis mais caro da loja, mas dê preferência aos que possuem solado macio e que são eficazes para absorver o impacto.

Por fim, lembre-se sempre de aliar uma boa alimentação à prática de atividade física. Seja qual for seu objetivo, a alimentação correta certamente te ajudará a ganhar força e energia, e manter um corpo muito mais saudável de forma geral.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.