Embora seja o mesmo esporte, as características específicas da corrida na rua e na esteira acabam dando a impressão de que são esportes diferentes.
Quando se trata de gasto calórico, as diferenças não são tão expressivas e a interferência no processo de emagrecimento varia pouco entre um e outro.
O que muda mesmo são os terrenos usados para treinar que podem interferir no desempenho do atleta, exigindo mais ou menos das articulações e musculatura.
Se você anda pesquisando se é melhor correr na esteira ou na rua, talvez esteja na hora de saber um pouco mais sobre os benefícios de cada um e tirar as suas dúvidas.
Quer saber mais? Confira, então, nos próximos parágrafos o Guia da Corrida, e descubra se é melhor correr na esteira ou na rua, de acordo com seus objetivos.
Benefícios de correr na esteira
O primeiro ponto positivo da corrida na esteira é a praticidade que ela promove. O ambiente fechado da academia ou da sua casa te mantém protegido do sol forte, chuva e dos dias frios.
A manta de rolagem fixa da esteira também acaba sendo mais segura por não ter galhos soltos, buracos, pedestres e carros, como acontece na corrida na rua.
A esteira também absorve bem o impacto, por ser produzida com material flexível.
Conforme o corredor pisa na placa, ela verga suavemente para baixo, reduzindo o impacto gerado nas articulações.
Por outro lado, na rua, o grau de absorção do impacto vai depender do tipo de terreno escolhido para a corrida.
O piso é o que menos absorve impacto, seguido pelo asfalto.
A terra batida e a grama absorvem melhor as pisadas, enquanto a areia fofa é o chão que garante maior absorção de impacto e poupa as articulações.
Quem possui histórico de lesões ou problemas articulares se beneficia mais com a corrida na esteira, pois são mais recomendados por serem mais seguras para as articulações e ossos.
O controle do ritmo de treino é outra vantagem de correr na esteira, pois você pode desfrutar de uma variedade de treinos, através do ajuste da velocidade, inclinação e distância no aparelho.
Mas, também existem os pontos negativos da esteira.
É necessário ter atenção ao movimento, que deve ser variado, para evitar o risco de desenvolver lesões de uso repetitivo ou de over use.
Se lembre de variar a velocidade, frequência e inclinação da esteira (0,5% a 1%).
Benefícios de correr na rua
Enquanto na esteira é a manta de rolagem que te joga para trás, na rua é você quem vai empurrar o chão para se mover para frente.
Esse último movimento exige maior trabalho muscular, principalmente dos posteriores da coxa, aumentando a resistência física e o gasto calórico.
Outra vantagem da corrida na rua é a variedade de terrenos que você pode praticar. Um dia o parque, outro dia no gramado, naquela rua perfeita para correr, na areia da praia e entre outros.
Quanto mais firme o chão, como o piso ou asfalto, menor a absorção de impacto, por isso calçar tênis adequados para corrida e com bom amortecimento é extremamente importante.
Mas vale lembrar que o impacto não é tão ruim assim para quem possui as articulações saudáveis.
Desde que haja periodização no treino na rua, o impacto estimula a criação de massa óssea mais forte, prevenindo problemas como a osteoporose.
O benefício de variar os terrenos também pode ser visto na capacidade de reconhecer a resposta do seu próprio corpo à estímulos externos, trabalhando o equilíbrio e a coordenação motora, testando os limites corporais.
Gasto energético
Em termos de gasto energético, a diferença entre correr na esteira ou na rua é muito tênue. O que realmente influencia na queima de calorias é a velocidade e a frequência dos treinos.
No entanto, o que pode acontecer é que as diferenças de asfalto na rua, o desvio de um buraco, a subida na calçada, as diferentes inclinações e a resistência do vento contribuem para que a queima de gorduras seja um pouco maior na rua, já que exige maior esforço e acaba sendo um exercício mais intenso.
A velocidade na esteira pode ser menor do que a velocidade na corrida da rua, já que a percepção em um ambiente fechado muda, diminuindo o rendimento físico.
Todas essas questões não querem dizer que o atleta deva abandonar o uso da esteira na academia.
Ajustar uma inclinação de 0,5% a 1% na esteira, já é capaz de compensar o esforço extra que é realizado nas corridas ao ar livre.
Nos dias de inverno – mais frios – e nos dias de sol quente, o ambiente fechado e climatizado da academia também é uma boa opção.
Agora, para quem está treinando para participar de competições, correr ao ar livre é a melhor forma de adaptar o seu corpo a esse tipo de terreno e ganhar consciência corporal para o dia da prova.
Combine as modalidades
Um treino completo inclui tanto a corrida na esteira quanto na rua, pois aproveita os efeitos benéficos que cada um pode proporcionar e diminui o risco de lesões, além de melhorar as habilidades do corredor.
Melhor do que ficar parado, escolher a atividade física que mais se encaixa nos seus objetivos e estilo de vida é o mais importante.
Agora que você já descobriu os benefícios de correr na esteira e na rua, conte para a gente nos comentários qual ambiente você prefere e vai optar para suas corridas.