O GH, conhecido popularmente como hormônio do crescimento, é o queridinho dos praticantes de exercícios físicos. É claro que alguns elementos, como os treinos e a boa alimentação, ajudam no ganho de massa. Mas eles podem receber auxílio.
O GH é um desses elementos que podem auxiliar no ganho de massa muscular. Geralmente, esse é o principal objetivo de quem treina pesado para o ganho de resultados visíveis.
Faz mais de 50 anos que o hormônio do crescimento foi descoberto. Desde a década de 80, ele é vendido de forma sintética, que é a que conhecemos hoje em dia. Apesar disso, ele também é um hormônio de produção automática pelo corpo.
Primeiramente, esse hormônio foi usado para tratamento de distúrbios do crescimento ou síndromes de falhas no desenvolvimento normal. Foi apenas depois de alguns anos que o GH foi descoberto por fisiculturistas.
Atualmente, você pode obter o GH para aumentar o ganho de massa muscular. Porém, é necessário ter uma finalidade médica para o acesso, junto a uma receita.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o GH, vamos nos aprofundar. Entenda para que serve esse hormônio e como você pode obtê-lo para ganhos de massa muscular. Confira tudo isso a seguir.
Para que serve o GH?
Já sabemos que esse hormônio estimula o crescimento, mas isso não é tudo. O GH é uma proteína sintetizada pela hipófise, a via de metabolismo de alguns dos nossos hormônios essenciais.
Quando estamos no processo de crescimento, esse hormônio é estimulado e encaminhado aos tecidos de nosso corpo. Lá, ele promove o crescimento e modela nossos ossos. Além disso, o GH tem um papel importante da manutenção de nossas funções vitais.
Em termos mais práticos, o hormônio do crescimento diminui a síntese de glicogênio, que é armazenado em forma de gordura, fortalece o sistema imune, estimula a função do rim de filtração e estimula a retenção de substâncias como o potássio e o sódio.
Nos tecidos, o GH estimula a degradação de gordura, dando mais energia à pessoa. Esse é um dos motivos do uso por fisiculturistas. Você não terá mais tantos depósitos de gordura em seu organismo.
No fígado, o GH estimula a produção de IGFs, fatores de crescimento do nosso corpo. As fibras musculares ganham forma e podem ser produzidas com mais facilidade com a ajuda desses fatores.
Vale pontuar, ainda, que a síntese de proteína aumenta com o estímulo do GH. Com isso, conseguimos mais resultados e mais rápido.
Como obter o GH para treinar?
Já sabemos que o GH não pode ser obtido para fins estéticos. Afinal, precisamos de uma receita e uma justificativa médica para conseguir o hormônio. Como podemos aumentar o GH então?
Existem maneiras naturais de promover esse aumento, e você deve investir nelas. Confira a seguir e comece a ter crescimento de massa muscular a partir de já.
A melhor maneira de elevar o GH é por meio do treino pesado. Quando estamos treinando, precisamos sintetizar mais proteínas. O cérebro detecta essa demanda e começa a liberar mais hormônio.
Mas cuidado, pois você deve fazer os exercícios corretos para ganhar resultados. Os mais indicados são os exercícios rápidos, como as corridas curtas. Treinos de alta intensidade, como a musculação, podem ser benéficos.
Não se esqueça de que o objetivo não é um crescimento gradual. Na verdade, o impacto precisa ser imediato. Você pode, por exemplo, diminuir o tempo de descanso entre as séries e pegar mais peso.
Não se esqueça de descansar
Depois de se esforçar, faça uma pausa para todas as séries, de todos os grupos musculares. É importante não forçar além dos seus limites, pois você pode romper ligamentos e trazer consequências permanentes aos seus membros.
Você também deve ter uma rotina de sono saudável. O corpo costuma secretar a maior parte do GH enquanto estamos dormindo em sono profundo. Assim, você consegue um crescimento acelerado e ainda recupera os músculos de maneira mais eficiente.
Por fim, para que o descanso ocorra com sucesso, é importante intercalar os grupos musculares utilizados para treinar. Se você treina todos os dias, cuidado para não repetir um treino de pernas, por exemplo. Desse modo, você não danifica nada.
Fique de olho na alimentação
Existem alguns alimentos que podem estimular a produção de GH pela hipófise. Ela é estimulada, pois os alimentos nutrem sua estrutura. Desse modo, a capacidade de síntese se torna maior.
Você precisará dos seguintes elementos, obtidos através de dietas: aminoácidos (como argilina e glicina), magnésio, iodo, cromo e zinco. Além disso, você deve investir nas vitaminas A, B5 e B12.
Cuidado com os efeitos colaterais
Quando você decide consumir o GH como esteroide anabolizante, alguns efeitos colaterais podem aparecer. É importante que você saiba medir o seu consumo para evitar essas consequências.
Você pode observar, com o consumo excessivo, um crescimento fora do normal das cartilagens. Geralmente, o nariz é o primeiro lugar a crescer, já que é completamente cartilaginoso.
Ainda podemos ter uma resistência à insulina. Esse quadro é mais grave, pois pode levar ao aparecimento da diabetes. Normalmente, a pessoa se sentirá mais fraca e com menos disposição.
Se você não tomar os devidos cuidados, pode até desenvolver uma acromegalia. Essa condição é extrema, ou seja, aparece mais nas pessoas que realmente abusaram do GH.
Para identificar os sintomas, não é complicado. A acromegalia consiste no crescimento descontrolado de diferentes partes do corpo. O que ocorre é o crescimento não apenas dos músculos, como é o desejado.
Outros tecidos podem sofrer com o crescimento exagerado, como os tecidos da face. Também temos o crescimento das extremidades, como as mãos e os pés, com o excesso de hormônio do crescimento no organismo.
Frente a todos esses efeitos colaterais, o melhor é optar pelo consumo consciente. Se você for utilizar anabolizantes para conseguir GH, consulte um profissional capacitado para montar o seu treino e sua suplementação.
O ideal, entretanto, é sempre tentar conseguir GH de maneira natural. É um processo simples, que trará muitos benefícios!