Exercícios de cardio na rua: será que devo fazer?

Correr, pedalar, nadar e praticar atividades de alta intensidade são alguns dos exercícios de treinos cardiorrespiratórios, que são praticados por quem deseja perder peso, melhorar a circulação sanguínea, melhorar a capacidade respiratória e até o aproveitamento do oxigênio pelos músculos durante os treinos. Os famosos exercícios de cardio, como você pode perceber, oferecem muitos benefícios à saúde.

Exercícios de cardio leves, como caminhadas, são muito indicados em jejum, logo pela manhã, podendo o indivíduo tomar apenas um copo de café, chá ou suco de vegetais, antes de praticar a atividade física, com o objetivo de queimar apenas gordura. A explicação para isso é que, em jejum, as reservas de glicogênio estão baixas, fazendo com que o nosso organismo tire energia da gordura. Mas atenção, esse tipo de exercício deve ser feito com baixa intensidade, durante apenas 25 ou 35 minutos e não mais do que isso.

Já os exercícios de cardio de alta intensidade servem para aumentar o batimento cardíaco e ajudar a aumentar a resistência do atleta. Esses exercícios podem ser praticados tanto nas academias, com as bikes indoor e esteiras, ou nas ruas. Ambas as opções apresentam vantagens e desvantagens. Veja a seguir as características das duas modalidades da atividade física e busque a melhor opção para você.

Melhor na rua ou na academia?

Todo mundo que deseja praticar cardio, principalmente a corrida, um dos exercícios mais populares dessa modalidade, deveria se perguntar antes se o melhor é praticar na rua ou dentro de casa ou de uma academia. O ambiente influencia, e muito, nos resultados.

Treinos de corrida na rua

Você gosta mais de correr na rua para olhar a paisagem, mas sente muita dor (principalmente nos joelhos) enquanto corre? Então é bem provável que você esteja fazendo algo errado. Fazer corridas na rua é algo que pode ser muito prazeroso, mas não é indicado para qualquer pessoa.

Praticar o cardio na rua é uma ótima opção para quem já treina e quer aumentar o desempenho e/ou se acostumar com o piso (asfalto) para praticar corridas de rua e maratonas. Além disso, ao correr na rua o atleta aprende a dosar o ritmo e fazer com que seus músculos se adaptem ao tipo de impacto, que é muito maior e mais intenso do que as corridas na esteira.

A resistência do ar também é outra característica importante para quem treina na rua. Quanto mais rápido você estiver correndo mais sentirá a pressão do vento, aumentando o esforço. Fazer treinos de tiros e de velocidade também é muito melhor na rua do que em uma esteira.

Outra vantagem de fazer exercício de cardio na rua é o ambiente. O treino se torna muito mais prazeroso e muito menos monótono, já que você poderá contar com toda a paisagem em seu entorno, além de poder também contar com a companhia de amigos e familiares que desejam treinar juntos.

Treinos de corrida na esteira

Para quem está iniciando ou para as pessoas que estão acima do peso, e/ou fazendo tratamento de lesões, o mais indicado são as corridas e outros exercícios de cardio, como a bike indoor, na academia. Os equipamentos, como as esteiras e bikes, possuem sistemas tecnológicos de absorção de impacto, o que ajuda na prevenção de lesões.

Além disso e ainda mais importante, dentro do ambiente da academia, os praticantes de cardio irão contar com a ajuda de um profissional de educação física, o que é fundamental para todo mundo, mas principalmente para os iniciantes e pessoas que precisam de mais atenção. Para que a atividade surta o efeito esperado, é importante realizar as atividades e os movimentos com perfeição e no tempo e intensidade ideais para cada pessoa.

O treinador pode, por exemplo, ajudar a ajustar a velocidade ideal e ensinar o ritmo da corrida, além de poder se olhar no espelho, que geralmente tem instalado na frente das esteiras, e que ajudam a corrigir os movimentos, conforme a orientação do seu treinador. Outra vantagem do cardio interno é não sofrer com a variação da temperatura, faça chuva ou faça sol você poderá treinar sempre.

Conclusão

Para quem está iniciando ou possui algum tipo de dificuldade (seja por lesões ou sobre peso), portanto, o mais indicado é contar com a ajuda profissional, no ambiente da academia, e praticar exercícios de cardio na esteira ou em outros equipamentos que ofereçam maior estabilidade e segurança. Quem já tem um preparo físico bom e pretender aumentar a intensidade do treino ou participar de corridas de rua, o ideal é treinar a céu aberto.

Para alguns corredores, mesclar os estilos é a melhor opção. Se você ainda está em dúvida sobre qual a melhor modalidade para você, converse com seu treinador ou o professor da sua academia. Mesmo tendo pesquisado bastante sobre o assunto, nunca abra mão de uma opinião profissional, até porque cada organismo é único e reage de uma forma diferente aos estímulos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.