Sabemos que os exercícios físicos são a base para a boa saúde do corpo e da mente, e que eles não apenas evitam como ajudam a tratar e curar uma série de enfermidades. Mas será que, no caso específico dos problemas de coluna, a atividade física pode ajudar, ou há riscos de maior comprometimento se o paciente optar pelos exercícios?
São diversas as causas dos problemas de coluna, e cada uma delas deve ser tratada de uma maneira distinta por um especialista no assunto. De um modo geral, os exercícios são altamente benéficos para os pacientes com doenças e disfunções da coluna, a não ser que haja uma restrição especial destacada pelo ortopedista. Aliás, sejam liberados ou não, a atividade física só pode ser feita pelos pacientes com indicação médica, pois mesmo que sejam ideais para a maioria dos casos, cada situação deve ser avaliada individualmente, e cada tipo de doença tem uma indicação específica de exercício.
O papel do fisioterapeuta também é bastante importante, principalmente por oferecer exercícios específicos para a reabilitação da coluna. Fisioterapia + atividades físicas podem (e em alguns casos devem) ser complementadas por uma suplementação que melhore as condições musculares, afinal, quanto mais forte o músculo, mais sustentação a coluna terá.
Suplementos para ganhar massa muscular
O papel dos suplementos para ganhar massa muscular (também conhecidos por algumas pessoas como suplementos para engordar, mas não se assuste! Utilizando-os corretamente, sua balança não reclamará.) é agir em conjunto com as práticas físicas, combatendo a flacidez ou fraqueza muscular da região das costas, e nesse caso, ajudando a realinhar a coluna e diminuir as possíveis dores decorrentes do problema.
Para quem está abaixo do peso que considera ideal e precisa ganhar alguns quilinhos e se manter forte de uma maneira saudável, contribuindo também para a melhora da coluna, os suplementos para engordar devem ser aliados a uma dieta especial, indicada pelo nutricionista.
Nunca deixe para depois a atenção com sua coluna. Quaisquer dores, incômodos ou desvios devem ser tratados o quanto antes, para evitar maiores problemas com o passar do tempo. Muitas vezes, uma enfermidade mais grave poderia ter sido amenizada e até mesmo curada se tratada precocemente e de forma multidisciplinar, com treinos aeróbicos e de musculação, fisioterapia, suplementação específica e alimentação adequada.
E fica a dica: antes de começar a usar qualquer tipo de suplemento para reforçar a musculatura das costas (sejam suplementos para engordar, proteínas, ou qualquer outro tipo), consulte seu nutricionista!
Show!