Rins e suplementação: saiba como manter os treinos e sua saúde

Rins e suplementação: saiba como manter os treinos e sua saúdeAlguns veículos de comunicação causaram um certo alarde nos últimos tempos entre os adeptos dos treinos ao divulgar estudos que indicavam que o uso de alguns tipos de suplementação poderiam prejudicar as funções renais. Mas até onde isso é verdade ou não? O uso de suplementos realmente prejudica os rins?

Os rins x os suplementos

Houve maior polêmica com relação aos suplementos HMB e creatina. O HMB é um derivado do aminoácido leucina, utilizado principalmente para aumentar a capacidade aeróbica e a força muscular, além de otimizar o ganho de massa. Já a creatina, que é produzida naturalmente pelo nosso organismo, porém em quantidades consideradas pequenas para surtir efeito com a prática de exercícios, é uma forma de combustível para os músculos, recuperando-os rapidamente após os treinos.

A realidade é que esses estudos não foram de fato conclusivos e junto a eles outros também foram divulgados, porém contestando o que os primeiros relataram. Não ficou provado realmente que os suplementos podem sobrecarregar o sistema renal, a não ser que eles sejam usados indiscriminadamente e em excesso, assim como qualquer outro tipo de substância.

Como proteger seus rins

Em primeiro lugar, é necessário entender que, para usar qualquer tipo de suplemento, sua saúde precisa estar em dia. Antes de iniciar o uso, converse com o seu médico, realize exames e certifique-se de que você não sofre de problemas renais. Se for esse o caso, apenas o médico poderá dizer se o uso de suplementos é apropriado ou não.

Se a sua saúde está em dia, basta caprichar na hidratação do organismo, consumindo bastante água durante o dia, alimentando-se corretamente e caprichando na ingestão de frutas e verduras (dependendo da fase de sua dieta), durma bem e siga uma rotina saudável e adequada para a sua saúde. O seu corpo agradece!

 

1 comentário em “Rins e suplementação: saiba como manter os treinos e sua saúde”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.