Com a intenção de emagrecer, muitas mulheres acreditam que devem apostar somente nos exercícios físicos aeróbicos e deixar a musculação de lado quando poderiam potencializar mais seus resultados alternando os dois tipos de atividades físicas. Ao contrário do que é muito difundido, a prática dessas atividades não deixa o corpo da mulher masculinizado quando feito na medida correta. Entre os vários benefícios que a musculação tem a oferecer, especificamente para as mulheres, está o combate às temidas celulites, problema mais comum nesse público.
Como assim musculação ajuda a combater a celulite?
Uma das principais queixas estéticas, a celulite é uma inflamação do tecido adiposo, aquele em que é acumulada gordura, que aparece geralmente entre as coxas e nádegas. O problema é mais comum nas mulheres porque o corpo feminino tende a acumular mais gordura devido à ação de um hormônio chamado estrogênio.
Ele é responsável por dar forma arredondada ao nosso corpo e a gordura é utilizada para proteger e equilibrar o funcionamento do organismo. Quando em excesso, essas moléculas fazem com que o tecido inche e alongue a pele, causando a celulite.
Combinadas com uma alimentação balanceada, evitando o consumo de sódio, refrigerantes e açúcares e aumentando a ingestão de frutas, fibras, vegetais e água, todas as atividades físicas ajudam a combater a celulite. Isso porque, elas fazem com que o corpo utilize a gordura acumulada no tecido adiposo para gerar energia, o que também vale para eliminar a gordura da celulite que é armazenada em cápsulas.
No caso específico da musculação, esse treino é composto por exercícios localizados que aumentam a circulação e irrigação sanguínea na parte que é trabalhada. Assim, estimula o sistema linfático e por consequência a circulação sanguínea na região, fazendo os músculos ficarem mais rígidos, o que, como consequência, estica a pele e esconde o problema indesejado melhorando o seu aspecto.
Aposte em treinos na medida certa
Se você não quiser aumentar a massa magra, basta praticar a musculação na intensidade, frequência e repetições adequadas. Você pode usufruir dos benefícios da musculação sem desenvolver muito a musculatura apostando cargas leves e muitas repetições, o que somente definirá seus músculos.
Os exercícios mais indicados são principalmente aqueles que trabalham a região do bumbum e pernas, uma vez que são as regiões que apresentam mais o problema. Utilizar aparelhos como mesa flexora, cadeira extensora, cadeira adutora, entre outras também auxiliam a alcançar os resultados.
Fale com seu preparador físico para propor uma rotina de treinos adequada que ajude a combater a celulite no seu caso e não deixe de segui-la corretamente.