Dicas Rápidas de Treino

1026

Praticantes de atividade física quando querem atingir algum resultado sempre buscam inspiração e técnicas em profissionais ou pessoas mais experientes; assim conseguem pular algumas etapas na aprendizagem sobre o esporte e têm a tendência em acharem que vão ter resultados mais rápidos fazendo igual a outro atleta experiente. No caso da Musculação, isso frequentemente não ir ajudar, e sim atrapalhar o processo de amadurecimento. O desenvolvimento muscular é muito lento e gradativo, dependente basicamente de 3 simples fatores: dieta, treino e descanso. Conseguindo associar estes 3 pilares ao longo do tempo os praticantes de musculação conseguirão atingir seus objetivos.

A importância da dieta

 

A dieta deve ser o fator primordial quando falamos em atividade física e saúde, com ela conseguimos regular nosso metabolismo e proporcionar meios para que nossa musculatura encontre um ambiente favorável para construção muscular. É extremamente prejudicial treinar em jejum. Alimentação deve ser freqüente, regular e saudável. Busque por alimentos de baixo índice glicêmico e proteínas de alto valor biológico. Uma refeição leve sempre é recomendada em um perido de 1h50min antes do treino. Existe um período em que o corpo esta ávido para nutrientes, sendo que estes vão ser melhor absorvidos e utilizados na construção muscular, este período que vai até 1h50min após o treino chamamos de janela anabólica.

A hidratação é outro fator importante, deve ser feito durante o treino e ao longo do dia, podendo ingerir em media de 3litros de água por dia.

Hora de falar de treino

 

Em relação aos treinos, observamos uma freqüente mudanças nos métodos empregados para as diversas finalidades, com treinos cada vez mais eficientes. De maneira geral, o treino de musculação deve ser sempre intenso. Independente de seu objetivo, emagrecer ou hipertrofia, as mais modernas técnicas de treinamento buscam alta intensidade em seus métodos. Assim não adianta pensar que hoje você esta cansado e irá realizar um treino rápido e leve para cumprir o dia. Neste dia você invariavelmente está perdendo um dia de treino e um dia de descanso, que seu corpo necessita. Nunca vá treinar e não realize seus exercícios de maneira eficiente.

Aeróbico

 

Atividades aeróbicas, além de auxiliar no sistema cardiorespiratório e reduzir percentual de gordura, auxilia os atletas que buscam hipertrofia e deve ser realizada por todos os atletas. Exercícios complexos básicos como levantamento terra, agachamento, entre outros, são fundamentais para desenvolver a hipertrofia e consciência corporal, são os melhores exercicios que liberam hormônios produzidos pelo próprio organismo que auxiliam na lipogênese e hipertrofia. Sempre inclua estes exercícios em sua rotina.

A combinação de exercícios sem intervalos, exercícios de alta intensidade intervalados e outros são estratégias que podemos ter ao montar as séries de treino. Porém o mais importante deve ser mudar os estímulos musculares a cada 2-3 meses, desta forma não entramos em estado de equilíbrio e sua musculatura não se acostuma com os exercícios.

Para se ter resultados não adianta realizar os exercícios que você mais gosta, deve pelo contrario, saber identificar as deficiências e começar a aumentar os estímulos nesta região.

O repouso

 

Por último, devemos sempre ter em mente que o músculo cresce durante o repouso. Não adianta você treinar direito, seguir uma dieta e não conseguir dar descanso suficiente para o seu músculo; caso não faça isso, não conseguirá resultados eficientes.

Esta talvez seria um dos pontos mais difíceis de se entender nos praticantes iniciantes de musculação, descanso não significa simplesmente dormir 8 horas. também significa saber quanto tempo após o treino seu grupo muscular demora para se recuperar de um treino. Não adianta você treinar tão intenso que seu músculo demore 7 dias para se recuperar, e não adianta você treinar com pouca intensidade a ponto de conseguir fazer de novo o mesmo grupo muscular no dia seguinte. Um treino de um grupo muscular deve ser intenso o suficiente que ele se recuperar em até 72 horas.

Com estas dicas todos podem se começar a mudar certos hábitos que irão determinar uma melhora na performance física e emagrecimento. Sempre busque a orientação de um profissional.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.