Em busca de otimizar os efeitos do treinamento de resistência, o mesmo criador dos suplementos à base de creatina introduziu no mercado uma fórmula com óxido nítrico, um produto revolucionário que criou o conceito dos novos construtores de músculos, chamados hemodilatadores.
Produção de óxido nítrico
O óxido nítrico é responsável por importantes processos que ocorrem tanto no meio interno quanto externo das células. Ele pode ser produzido naturalmente pelo nosso organismo através das células nervosas, epiteliais, endoteliais e inflamatórias.
No meio ambiente, ele é formado por temperaturas mais altas, fazendo o nitrogênio combinar com o oxigênio. O mais comum é que sua produção ocorra por conta de relâmpagos, que liberam óxido na atmosfera, formando o ácido nítrico e gerando as chuvas ácidas.
Hemodilatação
A ação hemodilatadora permite que os vasos sanguíneos se alarguem, ou seja, eles se relaxam e expandem, fazendo com que uma quantidade maior de sangue seja bombeada para os músculos, transportando ainda mais oxigênio e outros nutrientes durante a atividade física. Isso gera maior resistência e seu treino pode ficar gradativamente mais intenso.
Quando o treino de musculação acaba, os níveis de óxido nítrico caem, fazendo com que os músculos (que tiveram os vasos sanguíneos dilatados durante o treinamento) percam o volume. Ao utilizar suplementação de óxido nítrico, o músculo continua com os vasos dilatados mesmo após a atividade física, o que melhora a recuperação, aumenta a massa muscular e a circulação dos nutrientes.
Revolução
A característica revolucionária dos suplementos com óxido nítrico se deve ao fato de que o pH do organismo humano não permite que esse elemento seja absorvido, isto é, os efeitos do óxido nítrico passam rapidamente logo após o término do treinamento. Com a nova tecnologia dos suplementos, ele não é apenas absorvido, mas mantido em taxas mais altas no organismo, prolongando o efeito hemodilatador e seus benefícios ao músculo.