Colágeno hidrolisado: será que vale a pena usar?

Colágeno hidrolisado evita o aparecimento de celulite, fortalece as unhas e o cabelo, mas é preciso orientação para consumir.

Provavelmente você já ouviu falar sobre o colágeno, uma substância que produzida naturalmente pelo nosso organismo, responsável por manter a nossa pele firme, os cabelos sedosos e, até mesmo, as articulações saudáveis. Quem explica é a Dra. Thatiana Ferreira, nutricionista esportiva, funcional e ortomolecular, parceira do Madrugão Suplementos.

“O colágeno é uma proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele, que é produzida naturalmente pelo corpo. Esta proteína é muito importante para manter as células firmes, sendo não só importante para a pele mas também para outros tecidos como para a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações”.

Depois dos 30, no entanto, é natural que o processo de produção gradual de colágeno pelo nosso organismo diminua, sendo substituído por outro tecido, que não é tão elástico, resultando no aparecimento das rugas e do enfraquecimento das unhas e cabelos, além de prejudicar as articulações. É por esses motivos que muitas pessoas acabam recorrendo a suplementação de colágeno hidrolisado. Mas você sabe como isso funciona exatamente e se você realmente pode consumir?

No nosso bate-papo com a nutricionista esportiva, Dra. Thatiana Ferreira, esclarecemos algumas das principais dúvidas em torno desse tema e também temos alguns alertas importantes para quem está pensando em começar a usar o colágeno hidrolisado na suplementação.

O que é e para que serve o colágeno hidrolisado?

 

Feito para auxiliar na produção de colágeno pelo corpo, o colágeno hidrolisado pode ser encontrado no mercado em formato de cápsulas ou em pó, que pode ser diluído com sucos, água ou chá. “O colágeno hidrolisado é a proteína que passa por um processo de hidrólise, ou seja, é quebrado em partículas menores para ser absorvido mais facilmente e ter melhor aproveitamento pelo organismo”, esclarece a nutricionista.

Ainda segundo a Dra. Thatiana Ferreira esse suplemento “serve desde a estrutura de células importantes como a epiderme e cabelo, como para manter a integridade das articulações, tendões e ligamentos”.

Principais benefícios do colágeno hidrolisado

 

Dentre os muitos benefícios oferecido pela suplementação de colágeno hidrolisado, a nutricionista destacou os mais importante:

“São inúmeros os benefícios da suplementação do colágeno hidrolisado, alguns deles são: previne o aparecimento de celulite; fortalece as unhas; fortalece o cabelo e melhora o seu aspecto; diminui o surgimento de estrias; aumenta a elasticidade da pele; previne e retarda o surgimento de rugas e linhas de expressão”.

Quem pode tomar colágeno hidrolisado?

 

Com tantos benefícios, muita gente pode ficar tentada a tomar o colágeno hidrolisado, mas é importante salientar que não é qualquer pessoa que pode fazer uso desse suplemento, muito menos sem orientação médica. Segundo a Dra. Thatiana Ferreira, o colágeno hidrolisado é indicado “para pessoas que apresentam característica de deficit de colágeno, como: dor articular, flacidez na pele, cabelos fracos e quebradiços, dentre outros”.

A nutricionista ainda faz o alerta. “Atenção: o excesso de colágeno pode causar danos à saúde, o colágeno é uma proteína que é produzida pelo nosso organismo e ela está diretamente relacionada na formação da aterosclerose, então o excesso de sua suplementação pode ocasionar problemas vasculares. Antes de consumir procure orientação de um profissional”.

Mas, afinal, como avaliar se vale ou não a pena consumir o colágeno hidrolisado?

 

Para a Dra. Thatiana Ferreira, é fundamental que a pessoa sabia identificar se realmente precisa de uma suplementação de colágeno. As rugas e outras características naturais do envelhecimento saudável não são motivos suficientes para fazer uso de colágeno hidrolisado.

“Se você realmente apresenta um conjunto de sintomas que caracterizam deficit de colágeno (sintomas citados acima), lembrando sempre que rugas e acidez na face faz parte do processo de envelhecimento natural, e que muitas das vezes você não apresenta um quadro de dieta pobre em colágeno, por esse motivo, aumentar a suplementação não melhoraria os sintomas”.

Ou seja, esse tipo de suplementação deve ser indicada apenas por um médico ou nutricionista, que fará o acompanhamento da evolução do paciente. Geralmente o colágeno hidrolisado é indicado para pessoas que possuem mais de 30 anos e apresentam, principalmente, problemas articulares e que não conseguem consumir a quantidade suficiente de proteínas diárias.

Cuidado com os mitos e promessas falsas!

 

Existem muitas matérias na internet e propagandas sobre o colágeno hidrolisado e seus milagres, mas nem tudo o que lemos por ai é realmente verdade. Um exemplo disso é a falsa expectativa de que o produto irá ajudar a emagrecer. Segundo a Dra. Thatiana Ferreira “não há, no momento, nenhum relato cientifico que demonstre que a utilização do colágeno está diretamente ligada a perda de peso”.

Lembre-se, portanto, de sempre consultar um profissional antes de se aventurar e começar a consumir o colágeno hidrolisado. Apenas um médico ou nutricionista será capaz de avaliar se você consome ou não a quantidade necessária de proteínas por dia.

2 comentários em “Colágeno hidrolisado: será que vale a pena usar?”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.