Uma boa noite de sono é importante para garantir a recuperação e reconstrução muscular, já que é durante este período que são liberados diversos hormônios com essa capacidade. No entanto, algumas pessoas, por mais que tentem, não conseguem dormir bem.
Algumas dicas, como manter horários regulares, não praticar atividades físicas intensas próximo ao horário de deitar, evitar bebidas estimulantes e manter o quarto escuro e silencioso contribuem para que o sono venha com mais rapidez e qualidade. Além dessas medidas, suplementos de melatonina também podem ser úteis.
A importância do sono na manutenção da boa forma
Além de vários benefícios para o corpo e mente, dormir bem é fundamental para o atleta ganhar massa muscular e eliminar gordura. É durante o estágio de sono profundo que o corpo responde aos estímulos provocados pelo exercício físico e repara as fibras musculares, sendo considerado o estado mais anabólico, ou seja, em que há o maior crescimento e desenvolvimento muscular.
É Nessa fase também que ocorre a produção do GH (hormônio do crescimento) em seu nível mais alto e o controle do cortisol, que evita o catabolismo e, consequentemente, a perda da massa muscular. Assim, dormir bem, da mais disposição e bem-estar para encarar a rotina cotidiana e os treinos.
Consumo de Melatonina como suplemento
A melatonina é o hormônio responsável por regular os ciclos do sono. Ela é liberada pelo corpo pela noite, e sua produção diminui ao amanhecer, de acordo com o relógio biológico natural.
Como esse ciclo hormonal pode ser prejudicado devido ao estresse, ansiedade e estilo de vida agitada, por exemplo, o suplemento sinaliza o cérebro que o corpo está pronto para descansar, facilitando o corpo a adormecer. Além de garantir uma boa noite de sono, o hormônio ainda possui outras propriedades que ajudam no bom funcionamento do organismo. Entre elas, está a grande capacidade antioxidante, que neutraliza a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e fortalecendo o sistema imunológico.
Como consumir de maneira segura
Diferente de outros estimulantes do sono, a melatonina não causa dependência, mas é importante consultar um profissional especializado antes de utilizá-lo. Em doses erradas o produto pode ocasionar diversos problemas, incluindo dificuldade em despertar, dor de cabeça, náuseas e mal-estar. Na avaliação, feita pelo profissional, será possível verificar se você possui problemas fisiológicos ou de outros tipos que estejam afetando o seu sono e, assim, se o produto realmente será indicado para ajudar a dormir melhor.