Miostatina: Libere o Crescimento Muscular

banner_blog_636x277_32

Você sabe o que é um inibidor de miostatina? Pouco conhecido entre muitos praticantes de musculação, o suplemento é um poderoso aliado de quem tem como objetivo aumento da massa muscular. Saiba como a substância age no organismo e quais são seus benefícios!

O que é?

Conhecida também como fator de crescimento e diferenciação-8 (GDF-8), a substância é uma proteína sintetizada naturalmente pelo organismo. Ela é excretada pelas células dos músculos esqueléticos e é responsável pelo desenvolvimento da musculatura, principalmente no período embrionário. Quando o indivíduo chega à vida adulta, sua função é invertida e a miostatina passa a impedir o crescimento muscular.

Como a miostatina age no organismo?

A regulação do desenvolvimento muscular causada pela substância é possível devido a sua interação junto ao receptor Activina IIB. Ela atua principalmente como freio da produção das chamadas células satélites, que funcionam como um banco de reservas para substituir células lesionadas. Sem que exista essa restrição, elas poderiam se multiplicar livremente.

Bois e camundongos

A primeira fonte de estudos em relação à produção de miostatina foi a raça de gado Belgian Blue, que possui musculatura exagerada, e existe há mais de 200 anos. Após estudá-los, os cientistas perceberam que os animais apresentavam uma mutação genética que causava a inibição da produção desta proteína.

Anos depois, foi realizado um estudo mais aprofundado sobre os efeitos da concentração da miostatina no desenvolvimento muscular. Para o experimento foram utilizados camundongos transgênicos. Os espécimes que tiveram a circulação da proteína aumentada apresentaram perda intensa de musculatura e tecido adiposo. Já nos animais cujo gene foi retirado, observou-se, além da hipertrofia muscular (aumento do tamanho das fibras), hiperplasia (elevação da quantidade de fibras).

Seres humanos

Já existem estudos sobre a concentração desta proteína em seres humanos. Doenças autoimunes e a AIDS provocam o aumento da miostatina que circula no organismo, resultando em uma diminuição considerável da massa muscular desses indivíduos. Por isso, uma das finalidades da pesquisa em relação à substância é promover uma melhor qualidade de vida às pessoas que sofrem com alguma dessas doenças que possuem tal características.

Suplementação

Com a descoberta da miostatina, as principais marcas de suplementos começaram a pesquisar sobre formas de sintetizar substâncias capazes de diminuir a concentração da proteína no organismo. Já existem alguns suplementos específicos para esse fim que tiveram êxito na diminuição da miostatina.

Antes de comprar esses produtos é imprescindível se consultar com um médico e fazer os exames que irão avaliar os impactos da diminuição da miostatina no seu organismo. Procure sempre um profissional para acompanha-lo, garantindo os resultados com saúde.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.