O que é a Creatina Conheça mais sobre esse suplemento

O que é a Creatina? Conheça mais sobre esse suplemento

Muito se houve falar da creatina hoje em dia. Esse é um dos suplementos mais conhecidos no mercado atual, pois pode produzir efeitos muito desejados no corpo de quem treina de modo periódico.

A creatina também pode ser encontrada em alimentos, além dos produtos de suplementação. Sim, a fonte é natural, mas muitas vezes ela não é suficiente para abastecer as necessidades de um corpo em crescimento muscular.

Vamos te ajuda a entender mais sobre o assunto. Assim, você já pode ficar por dentro de todo o processo para melhorar a qualidade dos seus treinos. Não deixe de acompanhar as recomendações abaixo, e você verá melhora em pouco tempo.

O que é creatina?

Para começar, vamos entender o que é a creatina. A creatina é um aminoácido que você precisa conhecer para ter mais ganhos musculares durante o período de malhação. Já temos creatina nas comidas, como foi mencionado, mas uma suplementação é indicada para a maioria dos atletas.

Você precisa de proteínas para melhorar o rendimento, por meio da recuperação muscular que ocorre depois dos treinos. Quando você levanta peso, acaba ferindo alguns músculos. Mas não se preocupe, pois esse ferimento é normal desde que não seja exagerado.

Algumas fibras se rompem, e você precise de proteínas para conseguir uma recuperação plena. Mas o que isso tem a ver com os aminoácidos? Um aminoácido é a unidade da proteína. Você quebra uma proteína em aminoácidos, e são eles que vão agir no seu corpo durante o período de recuperação.

De maneira geral, é o que você precisa saber quando está treinando. Agora que já conhecemos a definição, vamos as nossas dicas e explicações mais aprofundadas.

Para que serve?

Ok, já sabemos que a creatina é um aminoácido, e que ela é usada para a recuperação muscular depois dos treinos. Mas o que realmente acontece? Vamos te explicar passo a passo para que tudo fique mais claro.

Quando você toma um suplemento de creatina, você está colocando de volta o ATP que foi perdido com o esforço dos músculos. E todos sabemos que academia é algo que nos cansa muito, pois fazemos força continuamente.

ATP é basicamente a energia que usamos para transformações e reações dentro do corpo. Imagine que o seu corpo é uma máquina, e o ATP é a energia necessária para que o seu corpo funcione. Quando não temos essa energia, os processos começam a falhar e você se sente cansado, fraco e não tem condições de fazer nada.

A creatina ainda melhora uma série de processos metabólicos que são essenciais para a recuperação do corpo em geral. Você vai precisar desse elemento se quiser ter ganhos efetivos na atividade corporal. Dito isso, vamos às dicas! Agora você já sabe como a creatina pode ser importante.

Quais são as fontes de creatina?

Mas como podemos consumir creatina? Você tem duas opções: ou se alimenta delas de maneira natural, ou faz uma suplementação. Vamos entender mais dessas formas a seguir.

As fontes alimentares podem ser resumidas em: carne, de porco e de boi, peixes e frango. Você deve comer muita proteína para chegar aos níveis de creatina que são encontrados nos suplementos. Por isso, se você precisar de grandes quantidades, as formas mais comerciais são recomendadas.

Essas formas comerciais da creatina são encontradas de várias maneiras. Você pode comprar um tablete, um comprimido, um pó de creatina, entre outros. Para fazer sua escolha, você deve pensar como gostaria de ingerir o suplemento. Disso, vamos falar no tópico a seguir.

Como tomar?

Existem várias maneiras de tomar a creatina. Aqui, estamos falando do suplemento em suas diferentes formas, como foi mostrado no tópico anterior. Você pode ficar livre para decidir como e quando tomar, mas é melhor seguir algumas recomendações do seu treinador.

Você pode começar com um shake. A creatina em pó, por exemplo, é muito recomendada nesse sentido. Misture o pó, em quantidades recomendadas pelo vendedor ou pelo treinador, ao seu shake natural. Você ainda pode colocar algumas frutas e nutrientes para se sentir mais à vontade com o sabor.

Se você está procurando por uma maneira mais rápida de ingestão, é importante considerar os comprimidos. Assim, você não perde tempo e pode ingerir quantas vezes quiser. Mas cuidado, pois tudo tem uma consequência. Você vai precisar dosar a sua creatina para não ter proteínas demais no corpo.

Benefícios da Creatina

Os benefícios da creatina são muitos, mas podem ser resumidos em alguns comentários. Como já falamos, você consegue um crescimento muscular extra a partir da ingestão contínua de creatina. Assim, você não precisa esperar muito tempo pelos resultados que quer alcançar. Mas cuidado, pois você não vai tê-los de maneira imediata. Nenhum suplemento pode fazer isso.

Outro benefício é a redução do inchaço que fica por conta da ingestão de água durante os treinos. Esse inchaço nos dá a impressão de crescimento muscular, mas na realidade ele desaparece em algumas horas. Concluímos, assim, que a creatina ajuda a ver os reais ganhos da musculação.

Malefícios

Por fim, devemos passar por alguns malefícios da creatina para terminar o nosso diálogo. Antes disso, devemos apontar que esses malefícios ocorrem por conta da ingestão do excesso do produto.

A creatina em si é um componente natural do corpo, que pode até ser conseguido por alimentos. Entretanto, tenha isso em mente: tudo que é consumido em excesso faz mal ao organismo, e vai trazer algumas consequências difíceis.

Se você consumir errado, vai ganhar um pouco mais de peso. Afinal, toda essa quantidade de creatina em seu corpo precisa ir para algum lugar, e ela vai se alojar. Por isso, tome cuidado com os efeitos mais visíveis. Se você ganhar peso, é melhor parar um pouco.

Você ainda pode ter problemas renais e hepáticos se não consumir da maneira correta. A câimbra é um outro efeito muito visto em atletas que tentam aumentar o rendimento demais. O desbalanço hídrico causa esse efeito, que pode tomar níveis mais severos se você não tomar os devidos cuidados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.