Depois das rotinas pesadas de treino e a luta para equilibrar a dieta, você finalmente conseguiu o corpo que tanto queria. Agora, o desafio é encontrar meios que o ajude a manter a forma física alcançada. Alguns suplementos alimentares podem ser grandes aliados, desde que você continue praticando atividades físicas e adeque a alimentação ao novo corpo conquistado, já que as demandas energéticas e de nutrientes mudam conforme se muda a composição corporal. Confira alguns dos produtos indicados para esse período:
CLA (ácido linoleico conjugado)
O CLA age na ativação do tecido adiposo marrom, auxiliando na redução da gordura abdominal, além de proporcionar aumento na atividade da HSL (lipase hormônio sensível) e proporcionar alterações na expressão gênica de proteínas ligadas ao metabolismo de lipídios, auxiliando a evitar o acúmulo de gordura e, em menor escala, no aumento de massa muscular. Perfeito para quem quer manter as medidas recém-conquistadas.
Caseína
A caseína não pode faltar na alimentação de quem quer manter os resultados obtidos, pois, é um suplemento proteico que ajuda na manutenção da massa magra.
Pode ser usada para complementar refeições intermediarias, evitando a ingestão de alimentos de baixo valor nutricional, geralmente consumidos em lanches rápidos. Combinada com alimentos ricos em carboidratos complexos como batata doce, aveia e quinoa, por exemplo, resulta em lanches de lenta absorção, proporcionando grande saciedade até a próxima refeição.
Ômega 3
Este tipo de lipídio essencial é capaz de reduzir a degradação proteica e melhorar o transporte da glicose pela sua capacidade em alterar a composição da membrana muscular, ele ainda diminui a resposta inflamatória após o treinamento e aumenta o estímulo na produção de testosterona e hormônio do crescimento (GH). Todos os benefícios oferecidos pelo ômega 3 podem auxiliar no aumento da massa magra, da força muscular e da potência aeróbica, fatores que mantém o estímulo para encarar os treinos de quem já alcançou as metas desejadas.
Quitosana
A quitosana é uma fibra extraída do exoesqueleto de crustáceos e com estrutura química semelhante à celulose, apresenta propriedades benéficas superiores a outras fibras dietéticas, tanto sintéticas quanto naturais. Pode atuar como um alimento funcional, reduzindo a absorção das gorduras no intestino e promovendo a redução da concentração de colesterol sérico. Sendo assim uma ferramenta ideal na manutenção do peso alcançado.
Cafeína
Suplementos à base de cafeína proporcionam maior estímulo ao sistema nervoso central, aliviando a fadiga, aumentando a frequência cardíaca e promovendo broncodilatação, melhorando a respiração. Além disso, aumenta a queima de gorduras e a liberação de catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) podendo aumentar a performance durante a prática de atividades físicas aeróbicas ou de força. Assim, esse tipo de suplementos te dará aquele gás extra para não relaxar e manter os resultados obtidos.
Glutamina
A suplementação com este aminoácido, além de fortalece o sistema imunológico, ajuda a reduzir o catabolismo muscular, que ocorre quando grandes níveis de glutamina deixam o músculo para ser fornecida para outras células do corpo. Com uma maior concentração de glutamina, o músculo pode utiliza-la para sintetizar tecido muscular novo, resultando em grande ajuda no processo anti-catabólico, sendo ideal para a manutenção da forma conquistada.
Para ter resultados mais eficazes, não se esqueça de pedir auxílio a um especialista. Ele saberá indicar o melhor suplemento para manutenção do peso de
acordo com o seu caso.