A albumina é um tipo de suplemento alimentar indicado para longos períodos em que ficará sem a ingestão de proteína, como por exemplo ao acordar ou antes de dormir. Esse aminoácido, bem tolerado pelo organismo por ser livre de lactose, é muito importante para os atletas e demais praticantes de atividades físicas.
Normalmente, pessoas que praticam atividade física em academias, treinam artes marciais, fazem caminhadas em horários vagos, possuem vidas corridas e, por isso, têm hábitos alimentares inadequados. Isso acontece justamente por não terem tempo de serem acompanhadas por um médico do segmento, seja ele um nutricionista ou um personal dieter, profissional que cuida do cardápio dos atletas.
A falta de acompanhamento médico pode ocasionar em resultados contrários ao planejado inicialmente. Quando atletas terminam suas atividades, o organismo solicita reposição de alguns nutrientes, como glocogênio e proteínas. Quando não há essa compensação do que é perdido, o corpo retira o que necessita de reservas. Isso pode causar efeitos colaterais no atleta, como o catabolismo, (fadiga muscular), perda de massa corporal, entre outros. Essa reposição poderá ser feita por meio de suplementos alimentares, como por exemplo a whey protein.
Entenda o que é a albumina
A suplementação à base albumina é um tipo de proteína de valor biológico elevado. Sua principal função é atuar no crescimento e na regeneração da massa muscular, justo por contar com vitaminas do complexo B12 em sua formulação. A produção é feita com claras de ovos que passam por complexos processos de desidratação e pasteurização. Possui cerca de 80% de proteínas em sua fórmula e, por isso, auxilia na formação das fibras musculares, elásticas e colágenas.
Além desses benefícios, contém aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo: aminoácidos da cadeia ramificada, aminoácidos totais e ácido glutâmico, essenciais para o bom condicionamento físico e ganho de massa corporal. Pode ser encontra na forma de pó, com baixo valor calórico, ou em cápsulas.