Quando o corpo não possui energia suficiente para executar alguma atividade física, tende a consumir proteínas presentes no tecido muscular. Esse processo é chamado de catabolismo, que implica na quebra de proteínas musculares para obtenção de aminoácidos capazes de fornecer energia, prejudicando os resultados de quem pretende ganhar massa magra.
Para evitar que isso aconteça, é importante investir nos anticatabólicos, presentes em alimentos ricos em proteína de alto valor biológico, como carne, peixe, frango, leite, ovos e seus derivados.
Para pessoas que possuem uma rotina de treinos leves e com baixa frequência, estes alimentos fornecem a quantidade suficiente de propriedades capazes de inibir o catabolismo, desde que consumidos na quantidade e nos momentos adequados. Já para aqueles que praticam treinos de resistência ou de maior intensidade, como atletas, podem contar com o auxílio de suplementos que atuam dessa maneira, como o HMB.
Ação do HMB no organismo
Também conhecido como Beta-hidroxi-Beta-metilbutirato, ele é um metabólito da leucina, ou seja, sua produção deriva deste aminoácido. É considerado um dos mais eficazes entre os suplementos anticatabólicos, devido à rapidez de suas reações no organismo.
Os benefícios da suplementação de HMB são baseados no fato da célula muscular, danificada por micro-lesões, causadas após o execício físico, não estar apta a sintetizar uma quantidade adequada de colesterol, molécula que participa da estrutura da membrana celular.
Assim, o HMB, indiretamente, altera a composição da membrana celular, resultando na melhora do transporte da glicose e na redução da degradação proteica, agindo como anti-catabólico, já que proporciona uma maior disponibilidade de colesterol, que é designado para síntese de recuperação de membranas celulares.
Consumo do HMB
Estudos indicam que uma dosagem adequada 30 minutos antes do treino proporcionam os efeitos desejados com a suplementação de HMB, sendo preferencialmente acompanhado de líquidos que facilitam a diluição do cálcio presente no suplemento, para melhor absorção pelo organismo.
Consumido nesse período, o produto auxilia na recuperação muscular, no entanto, para se obter os resultados, o suplemento deve estar sempre aliado à boa qualidade do sono, a uma alimentação saudável e ao treino correto.
Existem diversos tipos de HMB no mercado e a escolha deve ser feita de acordo com o sua individualidade biológica, hábitos diários e rotina de exercícios. Procure um médico ou nutricionista para indicar o melhor e a quantidade a ser consumida por você, obtendo o melhor custo-benefício e evitando prejuízos à saúde.
Tenho 48anos tem alguma restrições práticos treinos um pouco puchado