Termogênicos: entenda como eles podem te ajudar na perda de peso

Os termogênicos são produtos que vêm ganhando uma grande popularidade ao longo dos últimos anos, uma vez que prometem uma rápida perda de peso e melhora no desempenho físico. Esses produtos, que podem ser de origem alimentar ou por via de suplementos, aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo basal e promovendo a queima de gordura.

Hoje, existem diversos suplementos termogênicos no mercado, mas a boa notícia é que você também pode apostar nas fontes naturais de termogênicos, que são os chamados alimentos termogênicos, que também auxiliam na perda de peso.

Se você quer se livrar das gordurinhas indesejadas, entender como os termogênicos funcionam no seu organismo pode ser um grande passo, afinal, aliando-os na sua dieta corretamente, você pode alcançar os seus resultados na balança em menos tempo.

A Madrugão Suplementos criou esta matéria especialmente para tirar todas as suas dúvidas, então continue lendo para saber mais!

O que significa metabolismo e termogênese alimentar?

Antes de descobrirmos mais sobre os termogênicos, é fundamental saber o que são essas palavrinhas “metabolismo” e “termogênese”.

O nosso corpo é cheio de funções. Ele nunca para de trabalhar. E o nome de todas essas reações que acontecem dentro da gente, a todo momento, para manter tudo funcionando, chamamos de metabolismo.

Para o metabolismo existir, é necessário que o corpo ceda energia a ele, para que ele possa trabalhar de maneira adequada. Essa energia vem dos alimentos que você ingere ao longo do dia, ou seja, comemos para gerar energia para que nosso corpo funcione.

Quanto mais energia o corpo gasta, mais rápido é o metabolismo. Lembre-se disso!

Já a termogênese é um processo metabólico necessário para produzir calor. Para alcançar a temperatura interna ideal, o nosso organismo usa essa energia, o que acelera o metabolismo e queima as gorduras estocadas.

Você já reparou que, ao entrar em um local muito quente, o seu corpo começar a suar? Esse acontecimento, nada mais é do que o seu corpo se esforçando para ajustar a sua temperatura, e liberar o suor através da transpiração, que é uma de suas ferramentas principais.

Para baixar a temperatura, ele gasta muita energia, acelera o metabolismo e, de quebra, te livra das gordurinhas.

O que é um alimento termogênico?

Para entender o que é um termogênico, é só seguir o mesmo raciocínio anterior. Só que neste caso, os termogênicos aumentam a sua temperatura corporal, estimulando as funções cardiovasculares, respiratórias e nervoso central.

Os alimentos termogênicos causam esse aumento da temperatura corporal por serem mais difíceis de serem digeridos pelo estômago, portanto, precisam de mais energia para “quebrar” o alimento em pedaços menores até a completa digestão.

Essa necessidade de mais energia aumenta o gasto calórico e ajuda na perda de peso, pois queima a gordura estocada no corpo.

Ou seja, um alimento termogênico é aquele que tem difícil digestão, aumenta a temperatura corporal e acelera o metabolismo basal.

Quais os benefícios dos termogênicos?

Conhecendo as funções do termogênico e como ele age no organismo, você deve estar se perguntando quais os outros benefícios que ele promove ao nosso corpo além do emagrecimento, acertei? Aqui você pode conferir alguns dos outros benefícios do termogênico:

  • Melhora da performance física
  • Acelera o metabolismo
  • Diminui o apetite
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Previne o câncer

 

Quais os alimentos termogênicos?

De acordo com nutricionistas, quanto mais difícil for a digestão de um alimento, mais termogênico ele será. Você pode inserir esses alimentos em determinadas refeições no seu dia a dia, nunca exagerando na dose, pois geralmente são alimentos mais fortes.

Vale ressaltar que crianças, idosos, gestantes, pessoas com doenças cardiovasculares, hipertensas e com úlcera não devem ingerir esses alimentos regularmente.

Aqui estão alguns alimentos termogênicos, perfeitos para acelerar o metabolismo e queimar gordura:

  • Pimenta vermelha
  • Chá verde
  • Chá de hibisco
  • Gengibre
  • Canela
  • Peixes, como o salmão e o atum
  • Oleaginosas
  • Café (cafeína)
  • Água gelada

A campeã de maior poder termogênico nessa lista é a pimenta vermelha, que aumenta em até 20% a atividade metabólica. Você pode consumi-la em preparações de pratos quentes, como sopas, assados e cruas, nas saladas e molhos.

O que é um suplemento termogênico?

Com o avanço da medicina esportiva, hoje já existem até mesmo os termogênicos administrados em forma de suplemento. Os suplementos mais populares possuem a cafeína e a sinefrina como principais substâncias termogênicas.

Eles são eficientes na aceleração no metabolismo, porém, é importante fazer o uso consciente desses suplementos, com o acompanhamento profissional necessário, preferencialmente de um nutricionista ou médico.

Termogênico emagrece?

As calorias são os combustíveis para o corpo humano, metaforicamente falando. Quando ingerimos mais calorias do que gastamos, o nosso organismo estoca esse “combustível” em uma forma não tão desejada: gordura.

Essa energia é armazenada em forma de gordura para os momentos que passamos longas horas sem comer. Por isso, a importância de ingerir menos calorias do que gastamos é fundamental para manter o peso ou emagrecer.

Quando estamos com as gordurinhas indesejadas, acima do peso, a melhor estratégia para perder esse estoque é tendo uma rotina de atividades físicas e melhorando a alimentação.

Na segunda opção, você também pode utilizar os alimentos termogênicos que necessitam de mais energia para serem digeridos, ou seja, o corpo precisa queimar essas gorduras para completar o seu trabalho.

Termogênico emagrece?

Sim, mas também não faz nenhum milagre do dia para a noite. Você precisará deixar a vida sedentária de lado e apostar nos exercícios físicos e em uma dieta equilibrada para conseguir resultados satisfatórios. Aliando-os com os termogênicos, a perda de peso virá mais fácil.

Lembre-se: não adianta, e nem tem sentido algum, comer um x-burguer e depois tomar uma garrafa de chá verde achando que irá recompensar as calorias ingeridas na refeição. Não é assim que funciona.

Agora que você já sabe como os alimentos termogênicos podem auxiliar no seu processo de emagrecimento, aproveite para inserir um pouco deles no seu plano alimentar de forma equilibrada e saudável, assim você garante todos os seus benefícios.