A glutamina é um dos mais importantes aminoácidos presentes no organismo, aliado principalmente de quem pratica exercícios físicos. Por meio dela, os atletas podem obter uma recuperação mais acelerada das fibras musculares após exercícios físicos pesados, o que é fundamental para aqueles que querem aumento dos músculos (hipertrofia muscular), além de dar energia para as células.
O que muita gente desconhece é que a glutamina também pode ser muito benéfica ao intestino e ao sistema imunológico. O trabalho desenvolvido pela glutamina envolve fornecer energia às células defensoras do organismo, como os leucócitos. Dessa maneira, as células melhoram o rendimento e mantém o corpo protegido contra microorganismos.
O órgão que mais utiliza a glutamina é o intestino e, por isso, esse aminoácido é tão importante para ele. Além de ajudar na imunidade, a glutamina permite que o intestino absorva melhor os nutrientes, pois confere às células intestinais energia para trabalhar mais, permitindo assim o bom funcionamento do sistema digestivo.
Quantidade necessária
A glutamina pode ser obtida basicamente de duas maneiras: pela alimentação e pela suplementação. Pela alimentação, é possível encontrar a glutamina na carne, nos derivados do leite, no feijão e na beterraba. No caso do suplemento de glutamina, assim como o whey protein e a caseína, é necessária a orientação médica para saber a quantidade certa.
Muito bom Saber que além de ser um suplemento que ajuda no treino, a glutamina auxilia em outras funções também. parabéns pelo artigo.
Um Abraço!!! Vou ler seus outros artigos.