10 exercícios para fazer no carnaval e continuar com pique

O carnaval já está aí e muita gente vai aproveitar o feriado prolongado para viajar, curtir a folia e, em alguns casos, para descansar. No entanto, deixar as atividades físicas de lado durante esses dias pode fazer com que você regrida muitos passos e perca todo o pique que demorou tempos para conquistar.

Isso não quer dizer que você não possa viajar ou que deva se preocupar em encontrar uma academia perto do local onde passará o feriado, até porque, o descanso para os músculos pode ser positivo, mas nunca se deve parar por completo e manter uma rotina mais leves de exercícios durante os dias de carnaval irá ajudá-lo a manter a forma e a manter energia, facilitando a retomada das atividades após o feriado.

Se for viajar, aproveite a nova paisagem para praticar atividades mais prazerosas ao ar livre. Por exemplo, se estiver em uma cidade de interior, onde tenha muitas e belas cachoeiras, aproveite para fazer uma trilha e vá caminhando até o local. Além de se exercitar, você estará aproveitando a viagem de uma maneira mais saudável.

Não esqueça de levar roupas leves, próprias para os exercícios, na sua mala de viagem e evite desculpas. Outra dica que vale ouro é acordar cedo para se exercitar, à tarde você vai querer aproveitar as festas e a noite estará cansado e não terá disposição para os exercícios.

Veja a seguir 10 exercícios para fazer durante o carnaval e não perder o pique.

Aeróbicos

 

Exercícios aeróbicos são fundamentais para manter o corpo ativo e com disposição, além de exercitarem toda a parte cardiorrespiratória, que irá garantir pique suficiente para pular o carnaval durante todo o feriado.

1. Correr

Se estiver na praia ou em uma cidade de interior com belas paisagens, aproveite para correr ao ar livre. A corrida melhora a qualidade do sono, fortalece o coração e todo o sistema respiratório, além de ser uma atividade que garante muito prazer. Reserve de 20 a 30 minutos para esse exercício. Caso sua rotina de atividades no dia a dia seja mais leve, troque a corrida pela caminhada.

2. Nadar

Se você tiver uma piscina a sua disposição, tire alguns minutos da sua manhã para dar algumas braçadas na água. Nadar, assim como correr, trabalha o sistema cardiorrespiratório, ajuda a manter a energia, além de não oferecer qualquer risco de lesões. Ambos os exercícios também são excelentes para emagrecer.

Pernas

 

Treinar as pernas também é importante, não apenas pela estética, mas também porque serão elas as responsáveis por te suportar durante os dias de folia. Então, faça alguns exercícios de fortalecimento.

3. Step

Pegue um caixote reforçado ou vá até um degrau para fazer exercícios. Nossa sugestão é que você posicione um dos pés sobre o degrau/caixote e mantenha o outro apoiado no chão. Desça o quadril até que o joelho encoste no chão. Faça de 2 a 4 séries de 20 repetições, não esquecendo de revezar as pernas.

4. Agachamentos

Agachamentos livres também são ótimos para fortalecer as pernas. Para não errar, lembre-se de posicionar os pés retos, alinhados aos ombros, e não permitir que os joelhos ultrapassem a linha dos pés. Faça pelo menos 3 séries de 15 repetições.

5. Panturrilha

Não esqueça de treinar também as panturrilhas. Para isso, vá novamente até o degrau, fique nas pontas dos pés e faça movimentos de subir e descer. O ideal é que você faça algumas séries com, pelo menos, 30 repetições. Lembre-se sempre que a quantidade de exercícios deve variar de acordo com o seu condicionamento físico.

Abdômen

Para manter a barriga seca e malhada, além de manter a dieta e cuidar da alimentação, faça também algumas séries de abdominais. Separamos dois exercícios que você pode fazer em qualquer lugar.

6. Abdominal com pernas elevadas

Deite de barriga para cima e eleve as duas pernas, sem flexiona-las. Estique os braços para trás, acima da cabeça, e suba o tronco levando as mãos em direção aos pés. Faça 3 séries de 15 repetições.

7. Abdominal Bicicleta

Deitado no chão, com a barriga par cima, estique as pernas para o alto e coloque as mãos atrás da nuca. Suas pernas deverão fazer movimentos de pedaladas, flexionando uma enquanto a outra é esticada. Ao mesmo tempo, seu cotovelo esquerdo deve encostar no joelho direito (ao ser flexionado) e o cotovelo direito encostar no esquerdo. Para esse exercício, faça 3 séries de 10 repetições.

Braços

 

Para trabalhar os músculos do meio, braços e ombros, nada melhor do que as famosas flexões de braço. Durante esse período de folga, faça algumas séries para manter esses músculos ativos e fortes. Veja abaixo como fazer flexão de braço simples, sem correr risco de lesão.

8. Flexão de braços

De barriga para baixo, posicione os braços de forma a ficar mais abertos do que a linha dos ombros e suporte o corpo nas pontas dos pés. Flexione os braços até encostar o peito no chão e retorne para a posição inicial. Tome cuidado com a lombar, mantendo o quadril sempre reto. Faça 3 séries de 15 repetições, ou de acordo com a sua resistência.

Exercício Coringa

 

Os exercícios de prancha nunca estiveram tão na moda e isso não é à toa. O exercício de força sem movimentos, te desafia a ficar em uma mesma posição por alguns minutos e traz inúmeros benefícios e bons resultados para o seu corpo. A prancha trabalha vários músculos ao mesmo tempo, como a região abdominal, braços, ombros e também coxas. Veja como fazer.

9. Prancha Frontal

Na mesma posição da flexão, podendo apoiar o corpo nas palmas das mãos, com o braço esticado, ou apoiando os cotovelos e antebraços no chão. Mantenha as pontas dos pés também no chão e deixe o corpo reto. Fique nessa posição por, pelo menos, 30 segundos. Se for muito fácil para você, aumente o tempo para 1 minuto. Faça de 3 a 5 séries.

10. Prancha lateral

Fique de lado, com a pernas juntas e joelhos pouco flexionados. Mantenha o cotovelo alinhado com o ombro e apoie o antebraço no chão. O braço que ficar livre, pode ser apoiado sobre o quadril ou esticado, com os dedos apontando para o alto. Segure nessa posição por pelo menos 30 segundos ou mais tempo, de acordo com seu condicionamento. Faça de 3 a 5 séries de cada lado.

Com essas dicas você vai poder curtir os dias de folga durante o carnaval, sem perder o pique e ainda manter seus músculos ativos. Boa folia!

1 comentário em “10 exercícios para fazer no carnaval e continuar com pique”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.