6 exercícios para fazer em dupla

É comum começar a frequentar uma academia por indicação de amigos e por incentivos. Esse é o melhor jeito de conseguir se integrar a uma rotina de exercícios que traz resultado. Aqui, nós vamos te mostrar todos os benefícios e os tipos de exercícios que você pode praticar em duplas. Lembre-se de que todos os modelos colocados aqui podem ser praticados em casa ou em uma academia profissional. Isso dependerá da sua disponibilidade, principalmente de tempo. Para um treino de alta qualidade, é recomendado que você fique na academia por pelo menos uma hora, e em três vezes por semana.

Se sua rotina é apertada, não se preocupe. Provavelmente, você precisará comprar alguns acessórios. É sempre bom ter um colchão próprio para treino, assim como alguns pesos de diferentes tamanhos. Se você quiser, pode adquirir uma máquina de exercícios específica. Isso parece trabalhoso e as vezes é caro, mas em um quadro de longo prazo, é uma economia. Com esse investimento, você pagará no máximo por alguns meses, enquanto a academia consiste em um pagamento contínuo.

Vantagens de treinar acompanhado

 

São muitas as vantagens de ter um parceiro de treinos. Você pode, por exemplo, dividir suas demandas e seus objetivos, principalmente se a pessoa for mais experiente do que você. Ela saberá te orientar de uma forma mais descontraída e informal, te mantendo focado no que você quer atingir.

Outra das inúmeras vantagens de ter alguém ao seu lado na hora do treino é o incentivo. É comum, principalmente depois de um tempo, perder a vontade de seguir uma rotina tão restrita. As condições dos exercícios, o cansaço e até o clima podem ser fatores que te fazem ir cada vez menos vezes por semana.

Mas o que isso muda? É simples: quando você treina com menos frequência, seu corpo não se acostuma. Aquela dor que é sentida logo após os primeiros dias em uma academia é normal, mas ela não deve se estender por semanas. Esse pequeno sofrimento pode ser incômodo, é verdade. Mas não se esqueça de que ele é temporário se você seguir o treino. O que acontece se você não seguir sua rotina é exatamente o prolongamento de todos esses desconfortos, pois o seu corpo ainda sentirá os efeitos como se fosse a primeira vez.

A última vantagem de treinar com um amigo ou colega é a praticidade dos exercícios. É mais fácil realizar algumas modalidades quando você tem auxílio, como alguém para te segurar ou manter seu corpo ereto. Dessa forma, o movimento é mais certeiro e é mais fácil de ser atingido. Você ainda evita ter que conseguir a atenção dos treinadores a todo momento, principalmente se você frequentar uma academia que tem a proposta de te deixar mais livre, com a pratica mais independente. Alguém que faça a mesma rotina que você, ou mesmo alguma parecida, pode te salvar de ficar por muito tempo esperando.

Vale lembrar também que você poderá, no caso de estar malhando em um lugar fora de casa, dividir aparelhos. Isso pode ser muito útil se você estiver em um local cheio ou ter que praticar em um período em que todos estão lá. Você ainda descansará durante cada pausa, entre as séries, o que permite que seus músculos repousem e ganhem mais força para a série seguinte. Enquanto a outra pessoa faz os movimentos, você pode beber água e andar pelo espaço. Muitas vezes, quando você treina sozinho, você se esquece de contar as pausas corretamente e isso prejudica sua rotina em geral.

Exercícios para fazer em dupla

 

Se você se animou por treinar com uma dupla, não se preocupe com a procura de exercícios corretos e funcionais. Nós selecionamos seis dicas exclusivas para que você possa começar imediatamente a treinar com companhia. Esses exercícios podem ser realizados em casa ou nas academias, basta pedir ao seu treinador que passe alguma rotina em duplas. Veja a seguir as dicas e não perca mais tempo.

  • Abdominal estático: quando você pensa em abdominais, você já acha que tem que fazer movimentos repetidos, certo? Essa modalidade é um pouco diferente. Nela, você e sua dupla sentam em dois colchões e juntam os pés. Quando você estiver nessa posição, encostando apenas os glúteos no chão, pegue uma pequena bola e vá jogando de mãos em mãos. Você deve, enquanto joga e pega a bola, manter sua postura ereta e ficar na posição inicial;
  • Abdominal lateral: um dos integrantes da dupla deve deitar no chão, enquanto outro segura seus pés. Esse segundo deve estar agachado e dar sustentação ao exercício, enquanto o primeiro executa os movimentos regulares de um abdominal. É importante que o praticante do exercício não tire os pés do chão, para que o abdômen sinta o esforço;
  • Prancha: se você quer treinar o abdômen e as costas ao mesmo tempo, utilize essa técnica. Enquanto um integrante fica na posição de uma flexão, o outro deita sobre suas costas, intensificando o peso. Depois, basta fazer os movimentos normais, levando os braços ao chão e voltando. Lembre-se de trocar de tempos em tempos de posição, para que os dois façam o esforço;
  • Agachamento em dupla: da mesma forma que fazemos agachamentos encostados na parede, podemos praticar encostados nas costas de alguém. Para isso, junte as palmas das mãos pelas costas e abaixe devagar, ficando na posição correta. Depois, conte as repetições utilizando sua dupla como apoio. Essa é uma boa opção para quem quer fazer esforços de uma vez, sem precisar que algum dos integrantes sirva como apenas suporte;
  • Pernas: com a postura ereta, de as mãos com a sua dupla. Não se esqueça de colocar um colchão embaixo, para que seu joelho não bata no chão. Com as mãos entrelaçadas, você deve abaixar como um agachamento normal de perna, dobrando apenas uma delas até o joelho ficar completamente flexionado. Da mesma forma do anterior, você pode fazer esse exercício de uma vez, pois os dois integrantes podem fazer o esforço ao mesmo tempo.

1 comentário em “6 exercícios para fazer em dupla”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.