8 Exercícios para Combater a Ansiedade

Contas a pagar, prazos curtos para entrega de resultados, metas a bater e muitas outras questões normais do dia a dia dos brasileiros acabam acarretando em doenças emocionais, como o estresse, a depressão e a ansiedade. Lidar com esses problemas para ter uma qualidade de vida melhor e com mais saúde nem sempre é fácil, mas a boa notícia é que com a ajuda de algumas atividades físicas, é possível reduzir ou até mesmo acabar de vez com esse tipo de problema.

O exercício físico, qualquer que seja, quando feito de forma regular, ajuda a produzir endorfina, uma substância presente no nosso cérebro, que é responsável por causar a sensação de alegria e bem-estar. Por isso, é muito comum ouvir algumas pessoas dizerem que não gostam de praticar exercícios, mas adoram a sensação que o mesmo proporciona depois. É claramente o efeito positivo da endorfina no organismo.

Essas sensações de conforto e bem-estar também ajudam, e muito, no combate a ansiedade. No entanto, é importante notar quando esse sentimento de ânsia está em um nível normal, ou quando está elevado a ponto de ter se tornado um problema mais grave, como um transtorno. Para tanto, é importante consultar um médico e seguir um tratamento mais adequada.

Quem apenas precisa controlar a ansiedade natural do causada pelo estresse e correria do dia a dia, pode e deve apostar nas atividades físicas. Veja a seguir 8 exercícios altamente recomendados no combate das doenças emocionais.

1. Caminhada

 

A caminhada é um exercício democrático, simples e que traz inúmeros, benefícios à saúde. Para caminhar, você não precisa investir em uma academia e, tão pouco, precisa de um aparelho caro. Basta um bom tênis e uma rua tranquila para praticar esse exercício. Para torna-lo ainda mais prazeroso, opte por caminhar em um local bonito e arborizado, como um parque, por exemplo.

Além disso, contar com uma companhia também pode ser uma excelente forma de incentivo a caminhar frequentemente. Lembre-se que para que o exercício tenha efeitos benéficos você precisa pratica-lo de forma regular, ou seja, pelo menos 3 vezes por semana.

2. Corrida

 

Assim como a caminhada, a corrida também fornece inúmeros benefícios à saúde e pode ser praticada ao ar livre. No entanto, deve ser realizada apenas por pessoas com uma melhor preparação física. Quem deseja correr, deve começar primeiro com as caminhadas leves e ir aumentando o ritmo de forma gradativa, até que possua resistência para suportar as corridas.

Além do mais, correr ajuda também a manter um bom condicionamento físico, dar mais fôlego e emagrecer. Esse é um dos exercícios mais procurados por quem deseja perder peso e aumentar a autoestima.

3. Natação

 

A natação é ainda mais flexível, já que não oferece qualquer tipo de impacto às articulações. Isso significa que, mesmo pessoas com sobrepeso e problemas articulares podem realizar esse tipo de atividade. Contudo, vale ressaltar que é sempre importante consultar um médico antes de se aventurar nessas atividades, principalmente se você possui algum problema mais sério de saúde.

Outra vantagem desse tipo de atividade física é que a natação ensina aos atletas como controlar melhor a respiração e, com isso, acaba gerando um relaxamento bastante interessante, que ajuda no controle da ansiedade.

4. Pedalar

 

Pode ser na academia ou nas ciclo-faixas e parques das cidades. Não importa onde, pedalar é um excelente exercício para o corpo e para a mente. Por ser uma atividade aeróbica, é uma excelente opção para quem está determinado a perde peso, no entanto os benefícios vão muito além disso. Quem anda de bicicleta melhor o condicionamento físico, a saúde do coração e trabalha muitos músculos ao mesmo tempo.

Por ser uma atividade muito prazerosa, principalmente quando feita ao ar livre, os efeitos benéficos vão além da produção de endorfina, trabalhando o equilíbrio e a confiança, ajudam, assim, no controle da ansiedade e do estresse. Pratique de duas a três vezes na semana e logo sentirá a diferença.

5. Yoga

 

A yoga é uma atividade milenar muito conhecida mundialmente por seus poderes benéficos à saúde do corpo e da mente. Além de ser uma atividade física, é também uma forma de meditação. Sendo assim, a proposta dos exercícios ajuda os praticantes a melhorar seu autoconhecimento e a autoaceitação, melhorar a capacidade de concentração, melhorar a qualidade do sono, além de também proporcionar emagrecimento.

Algumas academias oferecem as aulas e, ainda mais interessantes, são as aulas gratuitas realizadas ao ar livre em muitos parques. A yoga não tem limite de idade e tanto crianças quanto idosos podem praticar.

6. Boxe

 

Tanto o boxe quanto outras lutas podem ajudar, e muito, no combate a ansiedade. Além de serem exercícios que exigem muita dedicação e bom condicionamento físico dos atletas, as lutas também pedem por disciplina e concentração. Sendo assim, os praticantes de luta têm uma capacidade maior de focar em objetivos, possuem reflexos mais rápidos e também uma capacidade de raciocínio melhor.

Na questão da ansiedade, descontar a raiva e as frustações em um saco de pancadas é uma forma bastante efetiva de aliviar o estresse e acabar com a ansiedade.

7. Cross Fit

 

O Cross Fit está em alta e as academias estão cada vez mais cheias de alunos que buscam por uma atividade intensa e diferente. Os treinos de Cross Fit são caracterizados por sequencias de exercícios dinâmicos e pesados, que mudam a cada nova aula, fazendo com que os alunos se motivem e não caiam em rotinas.

Com a prática regular, os alunos dessa modalidade esportiva ganham corpos mais definidos, emagrecem e, além disso, encontram no Cross Fit uma atividade prazerosa e diferenciada.

8. Dança

 

Dançar é uma das atividades que mais mexem com o emocional, pois exige muito além do condicionamento físico. A pessoa que dança precisa de concentração e consciência corporal, que são trabalhados durante as aulas. Dessa forma, é preciso esvaziar a mente e manter o foco nas músicas e nos passos, aliviando o estresse e a ansiedade por completo.

Dica Extra: Encontre a Diversão

 

O mais importante em todas as dicas que demos é encontrar uma atividade física prazerosa. Quanto mais você se divertir fazendo a atividade física, mais você afastará a ansiedade e outros problemas emocionais. O esporte pode se tornar estressante quando há uma pressão muito grande em conquistar resultados, por isso, pegue leve e divirta-se enquanto malha!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.