Aeróbico em jejum: Já falamos bastante disso?

Realizar exercícios aeróbicos em jejum virou moda entre os frequentadores de academia que desejam queimar as gordurinhas em excesso. Mas será mesmo que isso funciona? A resposta pode ser sim, não ou até talvez. O resultado positivo desse tipo de treinamento irá depender muito das condições de saúde específicas da pessoa e, por isso, não há como generalizar essa resposta.

Geralmente o AEJ (Aeróbico em Jejum) é realizado na parte da manhã, logo após acordar. Ou seja, o indivíduo opta por caminhar, correr ou realizar uma atividade aeróbica pela manhã, durante 30 a 60 minutos, sem tomar café, estando em jejum desde o jantar ou ceia. A ideia aqui é que o corpo utilize a gordura para transformar em energia e, assim, obter a perda calórica de forma mais rápida. Mas como já dissemos acima, isso não acontece com todo mundo.

Quem pode realizar AEJ?

 

Esse é a pergunta mais importante a ser feita quando o assunto são exercícios aeróbicos em jejum. Saber se seu corpo está preparado para esse tipo de treino irá assegurar sua saúde e evitar uma série de problemas graves. O organismo de uma pessoa que tem um bom condicionamento físico ou resistência aeróbica tem mais capacidade de transformar gordura em energia.

O que acontece, na prática, é o seguinte: as células de gordura são transportadas para o fígado, onde são quebradas e transformadas em ácidos graxos e triglicerídeos e são levados para os músculos transformando em energia.

Ou seja, o AEJ só é eficaz e recomendado para quem tem um bom condicionamento físico e que, além disso, mantem uma dieta saudável. Ainda assim, é de extrema importância consultar um médico e nutricionista para se certificar quanto a sua condição física e de saúde antes de optar por esse tipo de treino. O educador físico também irá orientar e ajudar na escolha do melhor tipo de treinamento para quem deseja queimar gordura.

O que acontece com que pratica AEJ sem recomendação médica?

 

Os problemas acarretados pelo AEJ para pessoas que não possuem um bom condicionamento físico, ou possui algum tipo de problema de saúde, como diabetes e hipoglicemia, são inúmeros e perigosos. Pelo fato de o corpo não estar preparado para esse tipo de atividade, seu estoque de energia irá esgotar rapidamente e, ao contrário do que acontece com quem possui uma boa resistência, o organismo de pessoas sedentárias irá usar a glicose como fonte de energia.

O perigo de utilizar a glicose como fonte de energia está em, justamente, baixar o índice de glicose no sangue e provocar um quadro de hipoglicemia. Os sintomas e consequências disso são tonturas, fraqueza, náuseas, vômitos e, até mesmo, desmaios. E, claro, se você passar mal durante o treino, não conseguirá atingir seus objetivos. Para emagrecer com saúde, as pessoas que estão começando a praticar atividades físicas precisam tomar cuidados especiais com a alimentação e não devem praticar qualquer tipo de atividade em jejum.

Veja a seguir algumas outras dúvidas frequentes referentes a prático do aeróbico em jejum:

Por quanto tempo posso fazer esse tipo de treino?

 

Muitos são os fatores que vão determinar por quanto tempo você poderá realizar o AEJ, como o seu objetivo, suas condições de saúde, além das características nutricionais. Mas, de forma geral, esse é um tipo de treinamento realizado por pouco tempo, apenas até que se alcance os resultados ou parte dele. Quem deverá determinar o tempo de duração (dias ou meses) será o profissional de educação física ou um médico do esporte.

Já no que diz respeito ao tempo de atividade aeróbica diária, varia entre 30 e 45 minutos, em média.

Tomar termogênicos pode potencializar a queima de gordura?

 

Os termogênicos são utilizados para aumentar e potencializar o gasto calórico, no entanto, é uma substância que também pode oferecer riscos à saúde, como aumento do estresse, ansiedade, além de taquicardia. Por isso, mais uma vez, é fundamental que as pessoas procurem auxílio médico ou nutricional. Apenas esses profissionais são capazes de analisar as condições de saúde da pessoa e indicar o uso, ou não, de termogênicos e outras substâncias.

Por que algumas pessoas ingerem BCAA antes do AEJ?

 

A ingestão desse tipo de suplemento alimentar antes de treinos aeróbicos em jejum é realizada para evitar o catabolismo, ou seja, a perda de massa magra. No entanto, quando isso é feito, o treino não será mais feito em jejum. No entanto, podemos dizer que, de forma geral, os aminoácidos são mais eficazes para treinos de força do que para aeróbicos, mas como isso faria de acordo com cada caso, é importante consultar o médico.

Antes de sair por aí fazendo tudo o que entra na moda, busque informações e procure se informar se determinada dieta ou atividade física seria indicada para você. De preferência, faça isso com ajuda de profissionais, como educadores físicos, médicos e nutricionistas. Lembre-se que mais importante do que um corpo definido é ter um corpo saudável.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.