O Pré-treino é um dos suplementos mais procurados por atletas e mesmo por quem começou a praticar musculação há
pouco tempo. Porém, ainda existem muitas dúvidas quanto ao uso dessa substância, como, por exemplo, sua ação no organismo, seus benefícios e efeitos colaterais. Para isso, fizemos esse artigo para responder alguns de seus questionamentos! Confira abaixo.
O que é Pré-treino?
Estes suplementos são formulados para serem consumidos antes dos treinos, compostos por um conjunto de substâncias que podem proporcionar um acréscimo na disposição e na performance para treinar, e, devido a esse fator, auxiliam no ganho de massa muscular indiretamente. A composição varia bastante entre as marcas, mas é comum conter:
● Cafeína: proporciona mais disposição por estimular o sistema nervoso central, além de estimular lipólise (quebra de gordura), liberando-a para corrente sanguínea, podendo ser usada como energia em exercícios de longa duração. Além da cafeína anidra, compostos de suplementos como chá verde, mate, extrato de guaraná, etc., também apresentam essa substância;
● Beta Alanina: age como tamponante, amenizando a queda do pH muscular por conta da produção de ácido lático durante o exercício, adiando assim a fadiga muscular.
● Arginina: aminoácido que eleva a produção de NO2 (óxido nítrico), proporcionando vasodilatação e maior aporte de nutrientes para os músculos durante o exercício.
● Taurina: aminoácido que fortalece as contrações do músculo cardíaco, o que está diretamente relacionado à resistência física prolongada, além disso, estudos demonstram a ação da taurina em conjunto com o BCAA na atenuação de lesões musculares geradas pelo exercício físico;
● Creatina: usada para proporcionar força extra durante a execução dos exercícios;
● BCAA: usado para fornecer energia extra e impedir que haja catabolismo muscular;
Como tomar o suplemento?
Existem duas importantes condições antes de decidir comprar um pré-treino: ir a um médico ou nutricionista e estar em um nível de treino intermediário. É imprescindível que sua utilização seja indicada por um especialista e haja acompanhamento, pois pessoas que tenham alguma condição adversa a ele podem sentir efeitos colaterais. O consumo é bem simples, basta tomar o suplemento de 30 a 45 minutos antes da atividade física.
Efeitos colaterais
Entre os problemas mais comuns desencadeados pelo consumo do Pré-treino estão: alteração da pressão arterial, ansiedade, aumento dos batimentos cardíacos, nervosismo, tremores e suor excessivo. Devido às substâncias estimulantes presentes em sua fórmula, o suplemento pode agravar uma condição que o usuário já apresente. Por isso, é tão importante ir a um médico que lhe passará uma série de exames para avaliar se possui algum problema de saúde.
Muletas
Embora o Pré-treino seja um aliado interessante na construção do físico desejado, é preciso ter cuidado ao consumí-lo, principalmente se o consumo for motivado para mascarar cansaço ou indisposição. Especialistas afirmam que treinar com o auxílio do suplemento nesses casos pode causar lesões, pois estará submetendo o corpo a esforços que excedem o seu limite. Então não se esqueça, repouse sempre que seu corpo estiver pedindo por descanso!