Treino HIIT – Queimar o Máximo de Gordura em Pouco Tempo

1019

Se você busca formas de queimar gordura, com certeza já ouviu falar do treino HIIT, um dos mais utilizados por atletas e também por atores que precisam perder uma quantidade razoável de gordura para realização de um papel. Devido a sua curta duração e simplicidade, ele tem sido bastante utilizado nas academias. Confira no nosso artigo sobre o treino HIIT funciona e quais os seus reais benefícios para a perda de gordura.

Como funciona o treino HIIT

 

Essa metodologia pode ser aplicada a qualquer exercício. O treino HIIT é baseado na execução de uma atividade com a máxima intensidade por um curto período de tempo, intercalando-a com breves momentos de descanso ou atividade de baixa intensidade. Por exemplo, 30 segundo de esteira com a velocidade máxima seguido de 60 de caminhada, repetindo o processo por 15 ou 20 minutos.

Vantagens do Treino HIIT

 

Estudos científicos provaram que treinamentos realizados com alta intensidade provocam um resultado melhor que aqueles realizados de forma moderada, como caminhada. Embora durante o treino o gasto calórico pode apresentar pouca diferença, após a realização da atividade, quem realizou o HIIT irá apresentar maior queima de calorias nas próximas 24 horas.

EPOC

 

O treinamento HIIT pode ser entendido como parte da metodologia do EPOC, que se baseia no gasto calórico realizado pelo organismo para retornar ao estado inicial após uma atividade de alta intensidade. De acordo com pesquisas que avaliaram o método, nas 18 horas que sucedem a realização do exercício, o metabolismo continua acelerado, e como consequência, há maior gasto calórico.

Como preparar um treinamento HIIT

 

Por ser um treinamento que exige muito do corpo, ele é dividido em fases ou etapas, que irão intensificando a execução e diminuindo o tempo de descanso de acordo com a progressão.

Fase 1

15 seg de atividade com o máximo de intensidade
60 seg de descanso ou exercício com intensidade baixa.
Essa sequência deve ser realizada por 10 vezes, sendo que a última repetição deve ser feita com toda a energia que ainda lhe resta.

Fase 2

30 seg de atividade com o máximo de intensidade
60 seg de descanso ou exercício com intensidade baixa.
Nessa etapa, é exigido que a sequência seja executada por mais 10 vezes. Toda a energia que ainda possuir deve ser depositada na última repetição.

Fase 3

30 seg de atividade com o máximo de intensidade
30 seg de descanso ou atividade com intensidade baixa.
Nessa etapa, a sequência deve ser repetida por 18 vezes, realizando uma explosão na última repetição.

Fase 4

30 seg de atividade com o máximo de intensidade
15 seg de descanso ou atividade com intensidade reduzida.
Na última etapa, o número de repetições sobre para 25, sendo a última repetição realizada com tudo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.