Vale a Pena Treinar até a Falha Muscular? Descubra a Resposta

1021

Uma vez, quando questionado sobre o seu segredo, Arnold Schwarzenegger, que na época detinha o título de Mister Olympia, disse que era preciso ultrapassar os limites do corpo. Segundo ele, quando sentir que chegou ao máximo, é a hora de fazer mais duas repetições. Essa afirmação reforçava a importância do treino até a falha para a hipertrofia muscular. Porém, será que esse é realmente o melhor método para conseguir aumentar a massa muscular ou perder peso? Confira a resposta no nosso artigo.

Treino até a falha concêntrica

 

Existem diversas variações desse treinamento, a falha concêntrica acontece quando o músculo perde toda a força e não consegue completar o movimento. Esse tipo de atividade deve ser realizado sem ajuda ou artifício. Devido ao acúmulo do ácido lático na musculatura, é normal sentir queimação durante as últimas repetições, sendo exigido bastante da força mental do atleta para finalizar o movimento.

Treino até a falha excêntrica

 

Nesse tipo de atividade, um parceiro de treino ou instrutor deverá ajudá-lo a completar o movimento durante a fase concêntrica e deixar que faça o trabalho sozinho durante a excêntrica. Basicamente, é quando alguém lhe “dá um leve” para conseguir terminar o exercício.

Vantagem do treino até a falha

 

Os exercícios que chegam até o limite exigem que um número maior de fibras musculares sejam utilizadas no processo, fazendo com que, após a recuperação, ocorra o aumento do número de células musculares e a hipertrofia. Estudos científicos provaram que esse processo é ideal para atletas que estejam estagnados e precisem de um estímulo extra para voltarem aumentar o volume muscular.

Treino até a falha e o Overtraining

 

Devido a intensidade e desgaste desse tipo de exercício, ele exige mais tempo para que o corpo consiga se recuperar. Caso a fase de descanso seja insuficiente, ocorre o overtraining, processo em que o organismo utiliza a proteína dos músculos para se recuperar, ocasionando a diminuição da massa magra.

Para evitar esse cenário, é recomendado que o atleta não utilize essa técnica em todos os exercícios da série. O ideal é conversar com o instrutor e pedir para que ele monte uma ficha adicionando esse tipo de exercício.

Ideal também para quem pretende emagrecer

 

Quem busca por eliminar gordura, pode adicionar ao seu treino convencional exercícios que vão até a falha concêntrica, pois o desgaste muscular criado por essa rotina proporciona aumento do metabolismo, exigindo a queima de mais calorias. Além disso, após atividades físicas intensas, o organismo libera hormônios que são fundamentais para o processo de eliminação de gordura, principalmente aquela localizada.

1 comentário em “Vale a Pena Treinar até a Falha Muscular? Descubra a Resposta”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.