Frango e batata-doce estão entre os alimentos mais famosos das dietas fitness por serem excelentes fontes de proteínas e carboidratos complexos, respectivamente. Neste texto, abordaremos quais são as propriedades e nutrientes que o peito de frango possui e como ele pode ser benéfico para o organismo.
Carne Magra
O peito de frango possui alta concentração de proteínas, essenciais tanto na dieta para ganho de massa muscular quanto para perda de gordura. Para cada 100g, o alimento possui mais de 30g do nutriente. Além disso, quando consumido sem a pele, apresenta apenas 2,5g de gorduras totais, tomando como base a mesma proporção.
De acordo com estudos científicos, um adulto saudável necessita de 0,8g de proteína por quilo de peso corporal. Por exemplo, se uma pessoa pesasse 100 kg, necessitaria consumir 80g gramas de proteína ao longo do dia. Porém, essa porcentagem sobe quando são avaliados indivíduos que malham ou praticam outra atividade física, ficando entre 1,2 e 1,8, variando de pessoa para pessoa. É valido também observar a origem da proteína, visto que elas diferem quanto a digestibilidade e absorção.
Para adequar a ingestão de proteína ao dia, deve-se procurar um médico ou nutricionista, que avaliará a a quantidade ingerida deste nutrientes nas refeições, e se existe a necessidade de uma mudança de hábitos e/ou a introdução de algum suplemento, podendo assim, estabelecer uma dieta que seja específica para cada organismo e objetivo.
BCAA e Vitamina do complexo B
Boa parte destas proteínas é composta por BCAA, os famosos aminoácidos de cadeia ramificada. Aliados para todos objetivos, seja para auxiliar no ganho de massa muscular evitando o catabolismo proteico, ou na perda de gordura, mantendo massa magra e aumentando o metabolismo.
O alimento também contém em sua composição a vitamina B3, também conhecida como Niacina, substância que participa do metabolismo para fornecimento de energia. Além disso, participa do processo de digestão e contribui com a ação de enzimas antioxidantes, entre outras funções. Embora cozinhar os alimentos seja uma prática comum e útil nas dietas, o processo faz com que a carne do frango perca parte da Niacina, pois ela é solúvel em água. Por isso, caso não vá aproveitar o caldo, o peito grelhado é a melhor opção.
Não exagere
Consumir proteínas em excesso pode comprometer seu objetivo, ao invés de ajudar. A primeira consequência do exagero seria o acúmulo de gordura, pois a proteína também fornece calorias, e o excesso de energia disponível para o organismo será armazenado nesta forma. Além disso, a alta concentração do nutriente no corpo compromete o metabolismo de substâncias como amônia, uréia e compostos nitrogenados.
Valeu pela dica aí Madrugão!