Usado há séculos pelos asiáticos, o gengibre é um rizoma com propriedades muito poderosas que podem ser utilizadas tanto na culinária como na produção de remédios naturais. Dentre as 400 substâncias encontradas no gengibre, algumas que merecem destaque são zingibereno, gingeróis, acetatos e caprilatos zingiberol que são óleos voláteis conhecidos como princípios ativos.
Quem nunca ouviu dizer que esse rizoma faz bem para a garganta e ajuda a amenizar sintomas de uma inflamação nessa região? Além de ajudar a melhorar a garganta e a espantar a gripe (sim, nossas avós estavam certas!), o gengibre também é ótimo para o hálito, já que contém gingerol, responsável pelo sabor mais picante e que é antisséptico, anti-inflamatório e também antioxidante.
Confira a seguir mais alguns benefícios que o gengibre traz à saúde e veja como usá-lo!
1 – Ajuda a emagrecer
Como o gengibre tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ele se torna um poderoso termogênico, favorecendo a queima de gordura e aumentando o gasto calórico em mais de 10%, além de ser também muito bom para auxiliar a digestão de alimentos.
Uma das formas de usar o gengibre na dieta é colocando uma rodela crua na garrafinha de água. Parece um processo simples, mas é muito eficiente. Com um único pedaço de, mais ou menos, 6 cm é possível utilizar e turbinar dois litros de água. Deixe sempre uma garrafinha a sua mão e ingira a bebida durante o dia.
Raspas de gengibre também podem ser utilizadas para temperar saladas, carnes e sopas. No suco detox também é um poderoso aliado. Pode ser batido no liquidificador junto com outras frutas, como abacaxi com hortelã.
2 – Diminui enjoos e náuseas
As propriedades do gengibre também são muito eficazes para combater náuseas e enjoos, para isso faça uso de chá em infusão sem adição de açúcar. As grávidas também podem se beneficiar da bebida, no entanto o uso deve ser moderado, sendo necessária uma consulta prévia e indicações médicas.
3 – Auxilia no tratamento da enxaqueca
A enxaqueca é uma doença crônica, que pode ser causada por diversos motivos, e tem como principal sintoma as dores de cabeça, que podem variar de intensidade de acordo com cada caso e com o perfil de cada pessoa. Além disso, quem sofre de enxaqueca também pode ter problemas com enjoos e tonturas, alteração de humor, distúrbios e dificuldade de concentração e etc.
Por possuir propriedades anti-inflamatórias, ou seja, atua no combate a dor, estudos já comprovaram a eficácia do gengibre no tratamento a enxaquecas. Tudo o que você precisa é de cerca de 50 gramas de gengibre ralado e um litro de água, ferva por 15 minutos e coe. Ele pode ser ingerido diariamente, quente ou frio, mas também não pode receber adição de açúcar.
4 – Reduz o Colesterol Ruim
No Brasil, centenas de pessoas sofrem com o chamado colesterol ruim, ou LDL, o que prejudica o sistema cardiovascular de forma geral. Essa substância gordurosa é fundamental para manter as células do corpo vivas, mas em excesso de LDL aumenta as chances de doenças do coração e até AVCs.
O tratamento para esse tipo de problema deve ser receitado por um médico. No entanto, além dos medicamentos, mudar os hábitos alimentares é fundamental. Algumas pesquisas já comprovaram a eficácia do suco de limão com gengibre no combate ao colesterol ruim, já que ambos possuem ativos antioxidantes.
O preparo desse suco é simples. No liquidificador, coloque 200ml de água, o suco de um limão e duas colheres (12g) de gengibre ralado (e descascado). Bata a mistura e coe.
5 – Alivia cólicas menstruais
A cólica menstrual é um verdadeiro pesadelo na vida de muitas mulheres, principalmente das mais jovens e que ainda não têm filhos. A contração do útero para expelir o sangue (a menstruação) faz com que os nervos e vasos dessa região sejam comprimidos e é esse processo que causa aquela dor, muitas vezes difíceis de suportar.
Uma forma natural de tratar ou evitar essas dores é o chá de gengibre. Por possuir propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, esse rizoma é extremamente eficaz no combate à dor. Faça a infusão da mesma forma que já ensinamos acima e tome de duas a três vezes ao dia, dependendo do grau da sua dor. Em casos mais graves, não deixe de consultar um médico.
Quando evitar
Apesar dos inúmeros benefícios oferecidos pelo gengibre, existem algumas situações em que o consumo deve ser evitado. Pessoas com problemas cardíacos, por exemplo, não podem consumir o gengibre em excesso recomenda-se moderação. Quem sofre de úlcera ativa deve evitar o consumo.
Ao manipular o gengibre tome cuidado e lave bem as mãos antes de se expor ao sol. Assim como o limão, as substâncias do gengibre podem causar manchas na pele. E, o mais importante, não deixe de consultar um médico ou nutricionista para um uso mais eficaz desse rizoma.