Chás Diuréticos: Quais São e Como Funcionam?

Chás são ótimas bebidas para se aquecer durante o inverno ou, ainda, se refrescar no verão, já que existem opções saborosas de chás gelados. No entanto, o que tem chamado a atenção das pessoas ultimamente são os poderes, quase que milagrosos, de algumas infusões de ervas. Os chás diuréticos, que prometem ajudar a emagrecer, são os mais procurados por quem está de dieta, mas será que eles funcionam mesmo?

Os chás, em sua maioria, possuem propriedades diuréticas, ou seja, ajudam a melhorar o fluxo intestinal e acabar com o inchaço causado pela retenção de líquido. No entanto, não há milagres e os efeitos benéficos dessas bebidas apenas serão reais se aliados a uma alimentação saudável e a prática periódica de atividades físicas.

Não embarque em dietas restritivas, que cortam quase que por completo os alimentos, e prometem um corpo perfeito apenas com a ingestão de líquidos. Além de não terem o resultado esperado, essas dietas podem colocar sua saúde em risco. Lembre-se sempre que o melhor caminho para emagrecer é consultando um médico nutrólogo ou nutricionista e fazendo exercícios físicos.

Veja a seguir alguns chás diuréticos e como consumi-los.

1. Chá verde

 

O que é: O chá verde possui uma variação muito grande de nutrientes entre uma marca de chá e outra. Em uma explicação simples, podemos dizer que isso se deve as diferenças na forma de plantação e tratamento da planta Camellia sinensis, que dá origem a esse tipo de chá. Para que se caracterize como chá verde, as folhas da planta devem ser colocadas sob vapor e, em seguida, secas. Dessa forma os nutrientes serão preservados, evitando também a oxidação das substâncias.

Como funciona: Devido a sua alta concentração de cafeína e catequinas, o chá verde funciona como um termogênico natural, que ajuda a queimar calorias mais rapidamente. O efeito é ainda melhor quando unido à prática de atividade física. Além disso, o fato de ser uma bebida diurética, ajuda a acabar com o inchaço abdominal, causado pela retenção de líquido.

Como tomar: Para que dê resultado, o chá deve ser tomado diariamente, até 600 ml por dia, no máximo. Além disso, busque uma alimentação saudável e pratique atividade física pelo menos 3 vezes por semana. Para garantir que os nutrientes da erva sejam preservados, siga esses passos de preparação: coloque a água para ferver e desligue o fogo assim que as primeiras bolhas surgirem. Em seguida, coloque a erva (em média uma colher de sopa para cada 1 litro de água) e tampe a panela para que a infusão aconteça. Aguarde de 2 a 3 minutos, coe e beba.

Para melhorar o sabor, a dica é prepara-lo junto de outra erva, como hortelã ou a erva-doce. Não esqueça de que os chás não devem ser adoçados com açúcar e sim consumidos ao natural, para que realmente ajudem no emagrecimento.

2. Chá de Carqueja

 

O que é: Conhecida por seu sabor amargo, a carqueja é uma planta que oferece diversos benefícios à saúde, comprovados pela medicina em diversos testes. Entre as principais substâncias encontradas nessa planta estão os flavonoides, alcaloides, lactonas sesquiterpênicas, saponinas entre outros.

Como funciona: Atuando em benefício à saúde, o chá de carqueja só deve ser evitado por gestantes e lactantes. O consumo regular dessa bebida ajuda no emagrecimento, acelera o metabolismo, tira o inchaço causado pela retenção de líquido, além de ser um remédio caseiro indicado para pessoas com problemas intestinais, asma – prevenindo ataques – e evitando problemas com gripes.

Como tomar: Prefira as versões em erva ou saquinhos de chás. Tome cerca de 2 a 4 xícaras do chá por dia, aliando o consumo da bebida à uma dieta saudável e a prática de atividades físicas. Para preparar o chá e preservar seus nutrientes, faça da seguinte forma: Ferva meio litro de água e, assim que atingir o ponto de fervura, apague e fogo e crescente 2 colheres de sopa da planta (ou dois saquinhos de chá), abafe e espere a bebida ficar morna. Feito isso basta coar e beber.

3. Chá de Hibisco

 

O que é: O chá de hibisco é feito a partir do cálice do botão seco da flor hibiscos sabdariffa, sendo a África seu maior produtor e a Alemanha o maior importador dessa planta. Rica em flavonoides e ácidos orgânicos, o chá de hibisco é muito utilizado por quem deseja emagrecer, além de ser antioxidante e possuir ação anti-inflamatória. Mas atenção, essa flor não é a mesma flor ornamental, que encontramos facilmente em jardins, por isso sempre confira o nome científico no rótulo do pacote.

Como funciona: Essa bebida também é diurética e impede a retenção de líquidos, ajudando a melhorar o aspecto de inchaço. Além disso, seus nutrientes são poderosos para evitar e queimar a gordura na região do abdômen e quadris e, há quem diga, que ele também é um excelente aliado ao combate da celulite. Por ser rico em vitamina C, o chá de hibisco também funciona como um agente na prevenção de doenças como gripes e resfriados. A melhor parte, é que o hibisco não é amargo. Muito pelo contrário, seu sabor é leve e lembra framboesa.

Como tomar: Você pode encontrar as folhas de hibisco secas em casas e lojas de produtos naturais. O modo de preparo é bastante simples, leve um litro de água ao fogo e desligue assim que começar a surgir as primeiras bolinhas de ar, em seguida acrescente 2 colheres de sopa de hibisco seco ou dois saquinhos de chá, tampe e espere a infusão por cerda de 10 minutos. O chá também pode ser tomado frio, apenas evite esquentar novamente, para não perder os nutrientes. Consuma de 2 a 4 xícaras do chá por dia e alie o consumo a uma dieta equilibrada e às atividades físicas para melhores resultados.

Aproveite as nossas dicas e emagreça com saúde!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.