É do conhecimento da maioria das pessoas que iniciam na musculação que uma dieta rica em proteínas é essencial para alcançar bons resultados. É ela quando aliada a um treinamento de alta intensidade que age na construção muscular.
Mas além disso, quando falamos do aumento do consumo de proteínas visando a hipertrofia, precisamos considerar um fator essencial: a Síntese Proteica. Muitos não possuem noção de como ela funciona, e também não sabem quais estratégias podem utilizar para aproveitar ao máximo.
Nesse artigo separamos importantes informações sobre esse processo no corpo, juntamente com algumas dicas de como melhor aproveitá-la.
A digestão da proteína começa no estômago, onde ocorre um processo de desnaturação a partir de uma enzima que transforma a proteína em moléculas menores.
Após isso, ela cai ao intestino delgado, onde continua-se o processo de hidrólise, e os peptídeos são quebrados em aminoácidos.
Por fim, a insulina carrega os aminoácidos para dentro da célula, ocorrendo o anabolismo muscular. Importante ressaltar que nessa fase, a maioria dos aminoácidos que são liberados na corrente sanguínea são BCAA’s, por isso, a grande importância da ingestão de proteínas com alto valor biológico.
O corpo possui uma quantidade limitada de mini portas que fazem a passagem do intestino à corrente sanguínea. Portanto, de nada adianta ingerir uma quantidade exagerada de proteínas para alcançar melhores resultados, o excesso apenas será oxidado no fígado e a quantidade diária recomendada é de 1,8 a 2 gramas por cada quilo de peso corporal.
As diversas fontes de proteína diferem-se entre si. Quando essas fontes possuem quantidades menores de leucina, por exemplo, maior deverá ser o volume de alimentos proteicos.
Os alimentos devem ser adequados conforme seu tipo e seu tempo de absorção. O Whey, por exemplo, possui uma digestibilidade muito rápida comparada ao frango e ao ovo. Por isso, uma ingestão alta de whey, fará com que ocorra uma saturação dos receptores que carregam a proteína para rede sanguínea, prejudicando o processo de síntese proteica.
Busque adequar o consumo de proteínas sólidas e líquidas fracionando-as entre de acordo com a sua rotina e conte com a Madrugão Suplementos para atingir bons resultados!
Se você gostou, ou se tem alguma sugestão sobre este tema que possamos escrever futuramente aqui no blog, deixe nos comentários. Sua opinião é muito importante para nós.