Como os aminoácidos contribuem para o ganho de massa muscular?

Massa Muscular

Os aminoácidos são as moléculas responsáveis pela formação das proteínas, tão essenciais para a manutenção e desenvolvimento do corpo humano. E tratando-se de desenvolvimento, os aminoácidos estão diretamente envolvidos no funcionamento e manutenção das proteínas formadoras dos tecidos, e, consequentemente, no ganho da massa muscular.

O aumento de um músculo é desencadeado pelo exercício físico: se o corpo exige mais de um determinado músculo, automaticamente o organismo aumenta a demanda desse músculo por proteínas, tornando-o maior e mais forte.

Como os aminoácidos agem no corpo?

Os aminoácidos agem diretamente nas células estimulando sua produção de proteínas, que por sua vez são as responsáveis pela formação dos tecidos musculares. De modo mais amplo, os aminoácidos são o combustível necessário para que uma célula consiga produzir proteínas, e essas proteínas se tornem massa muscular.

Dos 20 aminoácidos que o corpo humano necessita, 12 deles são produzidos no próprio organismo. Esses recebem o nome de aminoácidos não essenciais. Contudo, existem 8 aminoácidos necessários para o funcionamento do corpo humano e que devem ser obtidos por meio da alimentação. Esses recebem o nome de aminoácidos essenciais e são eles: fenilalanina, isoleucina, leucina, histidina, metionina, treonina, triptofano e valina.

Quais são as principais fontes de aminoácidos?

Os aminoácidos essenciais são encontrados em alimentos ricos em proteína, como leguminosas (feijões), leite, ovos e carnes, mas distribuídos proporções variadas. Contudo, os praticantes de exercícios e atividades físicas, principalmente quem está em processo de ganho de massa muscular, necessitam de um aporte maior de aminoácidos essenciais. Por isso, existe a suplementação alimentar à base de proteínas animais e aminoácidos essenciais sintetizados, como os BCAAs (aminoácidos de cadeia ramificada), desenvolvida especialmente para beneficiar o aumento da massa muscular, em produtos como o Carnivor.

As vantagens desse tipo de suplemento são muitas. Eles apresentam baixas quantidades de gordura e colesterol em relação às fontes de proteínas animais in natura. Os BCAAs presentes no Carnivor transportam nitrogênio para as células, auxiliando diretamente na síntese de outros aminoácidos essenciais para o aumento da massa muscular, além de reduzir as chances de lesões musculares pós-treino e diminuir a fadiga.

Suplementos ricos em aminoácidos essenciais são comumente recomendados em programas nutricionais esportivos de atletas e fisiculturistas. Contudo, somente um especialista pode determinar como a suplementação pode ser incorporada à dieta, de acordo com uma avaliação individualizada. Consulte sempre um nutricionista esportivo.

1 comentário em “Como os aminoácidos contribuem para o ganho de massa muscular?”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.