Viver em guerra com a balança é um pesadelo real para muitas pessoas, que estão sempre em busca de novos métodos de emagrecimento e, muitas vezes, acabam optando pelas perigosas dietas radicais e extremamente restritivas. Mas, será que é possível perder peso sem mudar nada na alimentação?
Os hábitos alimentares estão diretamente ligados à nossa saúde de forma geral e, por isso, estão também associados ao ganho e a perda de peso. No entanto, apesar de não ser possível emagrecer sem mudar a alimentação, podemos dizer que é possível conquistar uma silhueta mais fina sem precisar apelar para dietas radicais.
Quando tiramos do nosso cardápio os alimentos que mais nos dão prazer, acabamos gerando uma série de sentimentos negativos, como ansiedade e estresse, que podem acabar resultando em uma compulsão alimentar, fazendo com que o peso perdido seja recuperado e, muitas vezes, até dobrado pouco tempo depois.
Esqueça as dietas e aposte na reeducação alimentar!
A dica principal para quem deseja perder peso e, principalmente, nunca mais recupera-los é partir para uma reeducação alimentar. Ou seja, mudar alguns hábitos alimentares para que você possa emagrecer e, além disso, conquistar um corpo muito mais saudável.
Mas o que a reeducação alimentar significa exatamente? A resposta para essa pergunta é mais simples do que você imagina. A reeducação alimentar nada mais é do que uma nova forma de alimentação, que não exclui os alimentos de sua preferência, mas busca um equilíbrio entre o que é mais saudável e o que dá mais prazer.
Isso quer dizer, basicamente, que você não precisa riscar a pizza e o sorvete do seu cardápio para sempre, mas deve saber consumir esses alimentos, que são ricos em gordura, com moderação. A reeducação alimentar tem como objetivo ensinar o indivíduo a cortar os excessos e a encontrar o prazer em alimentos mais saudáveis, como as frutas, por exemplo, que podem substituir os doces do dia a dia. Mas isso não quer dizer que você não pode comer um chocolate de vez em quando, basta não exagerar.
E por que será que a reeducação alimentar, além de ajudar a emagrecer, também te mantém no peso ideal para o resto da vida? Simples, porque ela vai te ensinar a se alimentar corretamente para o resto da sua vida. No entanto, para começar esse processo, é preciso contar com a ajuda de um nutrólogo ou nutricionista.
Cada pessoa deve ser avaliada individualmente na hora de começar a reeducação alimentar, pois além das diferenças na cultura alimentar que cada um de nós tem, o organismo de cada indivíduo também responde de forma diferente. O nutricionista/nutrólogo irá orientar os pacientes de acordo com as necessidades individuais de cada um, podendo indicar um cardápio para o dia a dia e, em alguns casos, usar suplementos para emagrecer, que auxiliam na queima de gordura.
Por isso, lembre-se sempre que maneira mais segura e eficaz de emagrecer é contando com a ajuda de um profissional.
Chega de sedentarismo!
O sedentarismo também é inimigo de quem está buscando o corpo dos sonhos. De forma geral, as pessoas engordam por comerem além do necessário e por não praticarem qualquer tipo de atividade física. Com isso ocorre um acúmulo de gordura e de energia que são consumidas, mas não são gastas.
A desculpa de muitas pessoas que têm uma vida sedentária é a falta de tempo ou de dinheiro para investir em uma academia. No entanto, simples atividades podem fazer toda a diferença e, o melhor, você não precisa de muito para começar. Por exemplo, uma caminhada de meia hora, três vezes por semana, já pode fazer toda a diferença. Além de te ajudar a emagrecer, você rapidamente notará mais disposição e melhora na sua autoestima.
Então, que tal parar o carro em um local mais distante e terminar o percurso a pé? Se usa transporte público, desça um ponto ou uma estação antes. No metro, esqueça as escadas rolantes e suba ou desça a pé. Você não vai se arrepender por seguir essas dicas, acredite! O sedentarismo só continuará presente na sua vida se você quiser.
Caso você queira apostar em treinos mais pesados, vale buscar a ajuda de um educador físico ou personal. Nas academias, por exemplo, o coach (ou treinador) é o profissional responsável por orientar os alunos nos exercícios e indicar treinos específicos para atingir o objetivo de cada um, seja para emagrecer ou ganhar massa muscular.
Dicas Gerais para Uma Vida Mais Saudável
Se você quer emagrecer sem fazer dietas radicais e sim optando pela reeducação alimentar e também pela prática de atividade física, anote algumas outras dicas que vão te ajudar nessa tarefa:
1. Mastigue devagar
Quando saboreamos melhor o alimento e mastigamos com calma, nosso organismo tem mais tempo de enviar a informação ao cérebro e dar a sensação de satisfação. Estudos realizados em todos os cantos do mundo já provaram que quem mastiga devagar consome até 12% menos comida do que as que mastigam rápido.
2. Beba bastante água
Todo mundo já ouviu falar das maravilhas que a água pode fazer em nosso organismo, inclusive ajudar a emagrecer. O recomendado, em média geral, é o consumo de 2 litros de água por dia. No entanto essa medida pode variar de acordo com o peso, tamanho e idade da pessoa. Na dúvida, pergunte ao médico.
3. Coma de 3 em 3 horas
Quem nunca ouviu essa dica? Comer um pouco a cada 3 horas é uma das sugestões que podem fazer parte da sua reeducação alimentar. Quando comemos pouco e mais vezes ao dia, ocupamos o nosso estômago para não sentir fome e, assim, evitar ataques de gula, além de ajudar a acelerar o metabolismo. O processo de emagrecimento saudável nunca está associado à fome.
4. Diminua o sal
Eu sei que o sal dá aquele toque especial de saber aos alimentos, mas em excesso ele pode fazer muito mal à saúde. Além disso, o sal ajuda na retenção de líquido, deixando o corpo da pessoa inchado. A dica é reduzir mesmo o sal que usa para temperar os alimentos. No começo você estranhará, mas é incrível a capacidade que temos para mudar nosso paladar e, com o tempo, você não sentirá mais falta desse tempero.
Aproveite as nossas dicas e cuide-se!