Pasta de amendoim: um ótimo aliado para quem treina

A pasta, ou manteiga, de amendoim é algo muito comum e popular nos Estados Unidos e tem ganhado o coração dos brasileiros com seu sabor único e todos os benefícios que pode oferecer para à saúde das pessoas. Apesar de ainda existir muita dúvida a respeito disso, esse é um alimento rico em proteínas, minerais (ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco, selênio, cobre, manganês e cálcio), vitamina E, vitaminas do complexo B, além de gorduras saudáveis que, inclusive, podem ajudar a emagrecer.

Ao incluir a pasta de amendoim nas refeições, o indivíduo notará um aumento significativo na saciedade e é justamente isso que ajuda no processo de quem está tentando perder peso. Por ser uma fonte de gorduras boas, muitas pessoas acabam confundindo o amendoim com outras sementes oleaginosas, como as castanhas, nozes e amêndoas, mas este alimento é uma leguminosa, do mesmo grupo do feijão. Basicamente, a pasta de amendoim é composta por gordura, proteínas, carboidratos e fibras.

A pasta de amendoim para quem quer emagrecer

 

Estudos já comprovaram a eficácia da pasta de amendoim para quem está tentando eliminar calorias e perder peso. A explicação para isso está justamente no alto teor e gordura e de proteínas presentes na pasta e que ajudam na sensação de saciedade, fazendo com que você tenha menos vontade de comer e beliscar alimentos entre os horários de uma refeição e
outra.

Além disso, o alimento possui também ômega-9, uma substância que é capaz de ativar um hormônio (adiponectina) que ajuda o corpo a produzir energia utilizando os depósitos de gordura. Isso quer dizer que ele irá ajudar a queimar
aquelas gordurinhas localizadas, geralmente alocadas na região do abdômen, que são as mais difíceis de perder.

Para se ter uma ideia da qualidade da gordura presente no amendoim, cerca de 50% é de ômega-9, o mesmo presente no azeite de oliva e no abacate, importante no controle do colesterol. Também está presente o ômega-6 e outros dois tipos de gorduras saturadas, além de ácidos que servem como fonte de energia para o coração.

A pasta de amendoim para a construção muscular

 

Quem está focado no ganho de massa muscular também pode contar com a ajuda e com os benefícios da pasta de amendoim, que é uma excelente fonte de energia e contém proteínas que ajudam no ganho de massa magra. Por ser rica em potássio e magnésio, o alimento ajuda a acelerar a recuperação dos músculos após o treino.

Antes do treino a pasta de amendoim também pode funcionar muito bem, pois, como já citamos anteriormente, é uma ótima fonte de energia. Quando associada a algum carboidrato, como um pão ou uma torrada, no pré-treino, a pasta de amendoim irá agir de forma a diminuir o índice glicêmico, fazendo com que o carboidrato seja absorvido mais lentamente pelo organismo e, assim, evitando a hipoglicemia durante a malhação. Outro nutriente importante que está presente no amendoim é o magnésio, que evita o aparecimento de câimbras musculares.

Os ácidos presentes neste alimento, ácido palmítico e esteárico, são os responsáveis por aumentar a capacidade vascular do coração, melhorando a performance durantes as atividades físicas. O aumento do fluxo sanguíneo também é ótimo para os músculos, que recebem mais oxigênio e, consequentemente, mais nutrientes.

Como consumir a pasta de amendoim?

 

Assim como qualquer outro alimento, a pasta de amendoim deve ser consumida com responsabilidade e moderação. Não é porque se trata de algo que traz benefícios para a saúde que pode ser consumida em excesso. O ideal é preferir as pastas ou manteigas de amendoim sem açúcar e ingerir de uma a duas colheres por dia, ou seguir as orientações passadas pelo seu médico ou nutricionista. É fundamental que seja aliada a uma dieta balanceada e à prática
de atividades físicas.

Para se ter uma ideia, uma colher cheia de manteiga de amendoim possui cerca de 90 calorias. Para quem pega pesado na malhação e está sempre praticando atividades físicas, o recomendando são duas colheres de sopa por dia.

Você pode consumir a manteiga de amendoim com torras ou pães, usar como recheio de tapioca ou como complemento para sucos e vitaminas, e também no preparo de alguns pratos, como bolos e trotas fitness, além de poder saborear diretamente da colher. Basta usar a sua criatividade na hora de preparar os alimentos.

Alerta! Muitas pessoas têm e algumas desenvolvem alergia de amendoim. Por isso, tome muito cuidado com o consumo exagerado.

Outros benefícios da pasta de amendoim

 

Pesquisas mostram que os antioxidantes presentes na pasta de amendoim podem reduzir em mais de 35% as chances de problemas cardíacos, em pessoas que consomem o alimento por 4 vezes por semana. Isso significa que a pasta de amendoim é benéfica para a saúde do coração e também para a circulação sanguínea de forma geral. Outro benefício é o controle do colesterol,
esse alimento reduz os índices de colesterol ruim e mantem o HDL (colesterol bom) sempre elevado.

Como já falamos anteriormente, o amendoim é rico em ômega-9 e essa substância é muito eficiente no controle dos índices de açúcar no sangue, além de baixar os triglicerídeos. Quem consome manteiga ou pasta de amendoim cerca de 4 a 5 vezes por semana tem 30% menos chances de desenvolver diabetes.

Que tal combinar pasta de amendoim com tapioca?

Por ser rica em vitaminas e minerais e possuir baixo índice calórico e pouca quantidade de sódio, a tapioca tem sido muito utilizada nas dietas dos praticantes de academia. Para que você aproveite os benefícios dessa nutritiva e saudável farinha, que tal uni-la a manteiga de amendoim? Veja como preparar tapioca com pasta de amendoim e whey protein.

Anote os ingredientes que vamos precisar:

  • Goma de tapioca;
  • 1 colher de sopa de pasta de amendoim sem açúcar;
  • ½ scoop de whey protein sabor chocolate (ou outro de sua preferência);
  • Coco ralado sem açúcar ou rodelas de banana.

 

Como preparar:

  1. Misture o whey protein com a pasta de amendoim, que servirá como
    recheio, e reserve.
  2. Agora peneire uma porção da goma de tapioca e coloque-a na frigideira
    antiaderente pré-aquecida. Espalhe com uma espátula se for
    necessário. Deixe aquecer e depois vire do outro lado.
  3. Em seguida passe o recheio na tapioca ainda na frigideira e, por último,
    coloque o coco ralado ou as rodelas de banana.
  4. Agora é só dobrar e servir.

Aproveite as nossas dicas e lembre-se sempre de consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar qualquer dieta.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.