A proteína do soro do leite ou Whey Protein, como é conhecida no mercado, é uma opção de suplemento que se adéqua a diversos objetivos diferentes e não só para quem deseja aumentar a massa muscular.
Ela possui o maior valor biológico de todas as proteínas e grande capacidade de absorção pelo corpo. Os benefícios gerados pela proteína do leite para o seu corpo e sua saúde são muitos e podem ser favoráveis para muitas pessoas.
Efeitos e benefícios da proteína do leite
É sempre válido lembrar que as proteínas do leite são as que possuem o mais alto valor biológico. Isso significa que ela disponibiliza todos os aminoácidos que não são produzidos pelo corpo e devem ser obtidos por meio da alimentação.
É desses aminoácidos que vêm os diversos benefícios da proteína do leite. Alguns deles estão diretamente relacionados à síntese proteica, o que leva ao aumento da massa magra. Estudos ainda apontam que quem usa a Whey Protein possui um ganho de massa muscular superior ao de quem apenas faz os treinos sem suplementação.
Esse aumento pode ser justificado pelo poder que a proteína do soro do leite tem de reduzir o catabolismo, processo que envolve o desgaste da massa muscular após as atividades físicas. Por conta disso, é recomendado consumir esse suplemento logo após os treinos. A absorção é rápida e ela impede ou pelo menos reduz as ações catabolizantes naturais do corpo.
Além disso, outras vantagens podem vir do uso da proteína do leite. Elas são, principalmente, a regulação das funções imunológicas do corpo, ações antimicrobianas e ações anti-hipertensivas.
Atente-se ao fato de que a proteína do leite deve servir apenas como uma suplementação de uma alimentação balanceada e não substitui alguns nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do corpo humano.