Os especialistas recomendam a todos fazer de 5 a 6 refeições por dia. Quem treina, seja para perder ou ganhar massa, deve focar ainda mais na alimentação, pois ela é a chave para conseguir os resultados!
Perder peso
Fazer pequenas refeições de alimentos leves é ideal para perder peso, já que dá saciedade e evita exageros nas refeições principais. Para lanchar, as frutas são as principais aliadas (em conjunto com alguma fonte de proteína).
Somados a isso, a pessoa pode pedir ao médico recomendação de suplementos para emagrecer e, claro, praticar frequentemente exercícios aeróbicos.
Ganhar massa
Já para quem busca ganhar massa na academia, é importante fazer várias refeições para ingerir bastante caloria!
Os carboidratos e as proteínas são os principais componentes desse tipo de dieta. Por isso, devem ser ingeridos todos os dias. Mesmo em casos que o ganho muscular é o objetivo, a gordura e o açúcar em excesso devem ser evitados.
Antes do treino é recomendado ingerir carboidratos de baixo índice glicêmico (pelo menos 1 hora antes) , porque carboidratos de alto índice depois de um tempo provocam queda na glicemia. Isso faz com que a pessoa fique menos disposta a fazer exercícios. No período pós treino é que o corpo mais absorve nutriente. Portanto, essa refeição deve ser bem caprichada.
Também nesse caso o médico podem recomendar suplementos para ganho muscular, que deve ser ingeridos conforme indicação para não causar danos ao organismo.