Além de saborosa, a tapioca também pode ser aliada da dieta e de quem pratica exercícios físicos. Confira todos os benefícios da tapioca e como incluí-la no seu cardápio de maneira saudável.
A tapioca sempre foi um alimento bastante consumido no Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. De origem indígena, o alimento é extraído da fécula da mandioca (aipim ou macaxeira) e pode ser encontrado em versão já hidratada, o que facilita a sua preparação.
Comumente consumida com recheios como leite condensado e queijo – opções bastante calóricas, por sinal -, ninguém imaginaria que o alimento ficaria popular no universo fitness e se tornaria uma opção saudável para lanches entre as refeições, para um jantar leve e como lanche para quem treina.
Vamos entender nos próximos tópicos se a tapioca é realmente saudável, os seus benefícios e qual a melhor forma de consumi-la.
Quais os principais nutrientes da tapioca?
A tapioca é um alimento rico em amido e, portanto, seu principal e mais abundante nutriente é o carboidrato. Os carboidratos são essenciais para fornecer energia para o organismo e devem estar presente em todas as refeições em quantidades adequadas às demandas individuais e objetivos de cada pessoa.
A matéria-prima da tapioca – a mandioca – ainda contém vitamina B9, vitamina C, magnésio, manganês, cobre e ferro. O alimento também é fonte de potássio e cálcio, beneficiando a saúde dos ossos.
Também vale destacar que a tapioca é livre de gorduras e com baixo teor de sódio, além de não conter glúten – uma substância que aumenta as inflamações no corpo e pode provocar inchaço, desconforto abdominal e contribuir com o ganho de peso.
Quais os benefícios da tapioca?
Os principais benefícios da tapioca que explicam o seu sucesso nos últimos anos são:
1. Alimento fácil de preparar
A principal vantagem de incluir a tapioca no cardápio é que ela é um alimento de fácil preparação, uma vez que a sua versão industrializada vem pronta (já hidratada), bastando aquecê-la na frigideira, incluir o recheio desejado e enrolá-la.
2. Baixo valor calórico
Um disco de tapioca preparado com 2 colheres de sopa da goma tem aproximadamente 70 kcal apenas. Por isso, ela se tornou uma excelente alternativa para quem precisa de um lanchinho rápido, nutritivo e com poucas calorias. Só não vale errar na escolha do recheio e torná-la uma bomba calórica.
3. Livre de glúten
O glúten é uma proteína encontrada em diversos cereais – trigo, cevada e centeio, por exemplo – e é ela quem garante a elasticidade e maciez de diversos alimentos, como o pão. No entanto, algumas pessoas podem ser intolerantes a essa molécula, ocasionando a doença celíaca.
No caso dos celíacos, o glúten não é bem aceito no intestino, resultando em diversos sintomas desagradáveis, como diarreia, distensão abdominal, dor e inchaço.
Em caso de intolerância ao glúten, a pessoa não pode consumir alimentos que contenham essa substância, como os pães, bolos e outros tipos de massas que levam farinha branca e algumas outras.
A tapioca, por outro lado, pode ser consumida por um celíaco, pois é 100% livre de glúten. Ela é uma ótima substituta do pãozinho no café da manhã, pois é fonte de energia, livre de colesterol e sacia por um bom tempo.
4. Alimento versátil
Além de combinar muito bem com vários tipos de recheios, desde salgados aos mais docinhos, a tapioca ainda pode ser consumida em diversas refeições, como no café da manhã, almoço ou jantar, além dos lanches entre as refeições, desde que combinada com os ingredientes certos para garantir uma refeição completa.
O alimento ainda pode ser preparado de diversas formas e até mesmo transformado em outras receitas, como a crepioca (goma de tapioca batida com ovos), panquecas e pizzas.
5. Aliada da dieta
Como a preparação da tapioca é livre de gorduras, pois só é feita a partir da fécula de mandioca e água, o alimento se tornou uma boa aposta de quem quer reduzir alguns quilos na balança.
Embora o seu valor nutricional seja parecido com o do pão, ainda assim a tapioca é escolhida por muitos por ser um alimento mais versátil (dá para consumir com diversos recheios) e, porque dá para incluir outras fontes de fibras na sua massa ou recheio, como chia e linhaça, aumentando o seu valor nutricional e prolongando a saciedade.
6. Aliada dos atletas
Por ser rica em carboidratos, a tapioca é uma boa aposta para quem treina e pode ser consumida tanto antes dos treinos, como após.
Tapioca engorda?
Não há dúvidas de que a tapioca seja um alimento saudável, rico em energia e em algumas vitaminas e minerais. No entanto, assim como qualquer outro alimento, se não consumida com moderação ela pode engordar sim.
Limite o seu consumo a um disco de tapioca (feito com aproximadamente 2 colheres de sopa da goma) quando for um lanche e a dois discos em uma refeição principal, se o seu objetivo for perder peso.
Também é importante tomar cuidado com o recheio escolhido para não pesar no valor calórico final. Leite condensado, brigadeiro, goiabada e queijos amarelos não são boas opções. Prefira queijos brancos magros, como cottage e ricota; proteínas magras, como peito de frango desfiado e atum; e aposte nos vegetais também como recheio ou acompanhamento, como brócolis, tomates, cenoura, alface, rúcula, agrião e entre outros.
Qual o melhor horário para consumir a tapioca para quem treina?
No pré-treino: a tapioca é uma ótima opção de lanche pré-treino, pois é fonte de carboidratos de rápida absorção, que garantem energia para os exercícios.
No pós-treino: assim como no pré-treino, a tapioca também pode ser consumida depois do treino, mas é sempre melhor acompanhá-la com uma fonte de proteína. Você pode, inclusive, preparar a crepioca e rechear com frango desfiado e queijo magro.
Agora que você já sabe que a tapioca é saudável, conheceu seus benefícios e como consumi-la corretamente, inclua esse alimento no seu cardápio para aproveitar todos os seus efeitos positivos. Restou alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar o post com os seus amigos que também querem dicas de alimentação saudável.