Whey com alimentos, certo ou errado?

Considerado como uma das melhores fontes de proteína, o Whey Protein é um suplemento alimentar feito da proteína do soro do leite e indicado para pessoas que praticam atividade física e que precisam ingerir uma quantidade maior de proteínas diariamente. No entanto, para que tenha o resultado esperado, é preciso consumir esse suplemento da forma correta.

Algumas pessoas, por não ter conhecimento e não buscar orientação profissional, acabam consumindo o whey junto das refeições, tomando como se fosse um suco de acompanhamento. Isso é uma prática incorreta, que tornará a absorção das proteínas mais lentas, destruindo o objetivo principal do suplemento, que é fazer com que o organismo absorva rapidamente os nutrientes do whey.

O suplemento pode perder ainda mais sua eficácia quando associado a alimentos proteicos sólidos de origem vegetal, pois estes são alimentos com aminoácido limitante, que irá inibir a absorção das proteínas contidas no whey protein. Outra consequência negativa dessa combinação é a queda na absorção de nutrientes, que pode deixar o organismo debilitado.

E combinar o Whey Protein com frutas, pode?

 

Se você já ouviu alguém dizer que essa seria uma boa combinação, tire isso da sua cabeça imediatamente. As frutas também são alimentos sólidos e que, como citamos acima, irá retardar a absorção das proteínas do whey, lembrando que a ideia desse suplemento é sua rápida absorção pelo organismo de proteínas de alto valor biológico. Então, a resposta para esse pergunta é não.

Também não é indicado que se misture ao whey ingredientes como aveia e granola. As pessoas que fazem isso estão, geralmente, em busca me melhorar o sabor do shake, mas acabam por perder todo o potencial e os benefícios do suplemento. E vamos combinar uma coisa, o sabor não é tão ruim assim.

Não substitua as refeições pelo whey!

 

É fundamental lembrar que o whey é apenas um suplemento e, apesar de não poder ser combinado com alimentos sólidos, ele não pode substituir nenhuma das suas refeições e, tão pouco, as proteínas sólidas da sua alimentação. Isso porque, o whey fornece proteínas de rápida absorção e, como tudo que promove uma resposta rápida no organismo, tende a ter também uma queda rápida dos nutrientes.

Ou seja, as proteínas de digestão lenta, como as presentes na carne e no ovo, ajudarão a manter um equilíbrio positivo no seu organismo, que será fundamental para o processo do ganho de massa magra ou, até mesmo, para manter os músculos já conquistados. Entenda que o whey é, como o próprio nome diz, um suplemento alimentar, que vai complementar a sua dieta, te ajudando a consumir a quantidade necessária de proteínas diárias, de acordo com a necessidade do seu organismo.

Existem diversas formas de tomar esse suplemento e a forma correta vai depender das suas características físicas, da frequência e intensidade das atividades que pratica, entre outras coisas. Portanto, não deixe de consultar um médico ou um nutricionista antes de se aventurar com os suplementos. Lembre-se que estes só terão efeito positivo se consumidos da forma correta.

6 comentários em “Whey com alimentos, certo ou errado?”

  1. eu saio do serviço e vou direto pra academia, meu treino acaba ás 21h e eu ainda não jantei, como devo fazer? primeiro tomo o whey e depois de um tempo janto? ou janto e depois tomo o Whey?

    e assim… eu preciso jantar, porque eu chego morto de fome!

    Responder
  2. Estou querendo dar um tempo para o meu corpo se recuperar, tomando apenas whey por 30 dias e depois voltar com a alimentação normal. Eu quero saber se é possível substituir todas as refeições pelo whey ou outro produto similar para que eu fique pelo menos 30 dias sem ingerir nenhum alimento sólido.

    Responder
  3. Muito legal e direto ao ponto!
    Apenas algumas duvidas, é verdade que o whey deve ter um intervalo de 1h pra iniciar os exercicios? Quanto a creatina, pode ser misturada no whey ou deve ser tomada separadamente com água?
    Muito obrigado irmão

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.