CLA pode ajudar na redução de gordura corporal? Conheça mais sobre esse suplemento!

O ácido linoleico conjugado (CLA) é um ácido graxo essencial da família do Ômega 6, e por ser essencial, não é produzido pelo organismo, por isso sua obtenção deve ser por intermédio da alimentação ou administrada em forma de suplemento.

Ainda não se sabe completamente como essa substância age no nosso organismo, porém, em estudos realizados por cientistas em ratos de laboratório, foi descoberto que o ácido linoleico auxilia na degradação da gordura presente no corpo, sem afetar a massa muscular. Ou seja, ele não age na perda de peso de forma direta, e sim na eliminação do percentual de gordura.

Agindo sob as células de gordura e células musculares, o CLA atua na queima da gordura para obtenção de energia de maneira mais eficaz.

Mas, será que o CLA funciona mesmo na redução de gordura corporal? Recentemente, aumentou-se a procura pelos suplementos de CLA por conta de suas propriedades que auxiliam na perda de gordura e ajudam a alcançar uma nutrição mais saudável.

Se você quiser descobrir um pouco mais sobre esse suplemento que vive vazio nas prateleiras, confira abaixo.

Qual a função do CLA no organismo?

O CLA é um ácido essencial que tem como função aumentar a taxa metabólica basal no organismo. O ácido linoleico conjugado não atua diretamente na perda de peso. Na verdade, ele impede que a célula de gordura aumente de tamanho, e age nela para a geração de energia para o corpo.

Quais os benefícios do CLA para o corpo?

O CLA apresenta diversos benefícios para o corpo humano. Para quem busca por um corpo mais tonificado, por exemplo, pode-se beneficiar do aumento do metabolismo basal que o ácido linoleico conjugado gera, que diminui a massa gorda sem alterar o tecido muscular.

Consequentemente, com mais massa magra, você precisará queimar muito mais calorias para mantê-la, assim a barriga tanquinho tão sonhada chegará mais rápido.

A saúde em geral também se beneficia com o suplemento de CLA, pois esse ácido graxo fortalece o sistema imunológico. Além disso, ele também diminui os níveis de colesterol e glicose no sangue, além de possuir ação antioxidante e anti-inflamatória no organismo.

Afinal, o CLA queima ou não as gorduras?

Queimar gordura, ingerindo gordura? Parece contraditório, mas a verdade é que o CLA emagrece. Mesmo não agindo diretamente na perda de peso, o ácido linoleico conjugado degrada as células de gordura e as converte em energia.

Um estudo realizado na American Journal of Clinical Nutrition, que foi uma das pesquisas mais extensas no assunto, e contou com a participação de 180 homens e mulheres, com duração de 1 ano, mostrou que entre 7% e 9% de gordura corporal foi perdida por quem utilizou o CLA, mesmo sem mudarem o seu estilo de vida ou dieta. Aqueles que ingeriram o placebo, continuaram com o mesmo peso.

O CLA queima as gorduras, mas também não é um suplemento milagroso de emagrecimento. Os resultados podem nem serem vistos na balança de imediato. Por isso dar importância a uma alimentação saudável e a rotina de atividades físicas é fundamental para alcançar melhores resultados.

Quais as fontes alimentares que contém o ácido linoleico?

Depois de conhecer os benefícios do CLA, pode surgir a dúvida de onde encontrar essa substância, já que ela não é produzida pelo nosso corpo.

Traçar uma dieta com alimentos ricos em CLA é um ótimo começo para quem deseja usufruir dos seus benefícios. Carnes, em geral, e o leite são as principais fontes alimentares que contém CLA.

O consumo do CLA funciona pela alimentação, porém, nem sempre a quantidade que ingerimos do CLA pela dieta é suficiente, além dela está relacionada à gordura desses alimentos. Ou seja, você teria que consumir muita gordura para satisfazer as taxas adequadas da substância ao organismo.

De acordo com pesquisas de Larry D. Satter, um pesquisador de agricultura em Wisconsin (EUA), com as mudanças na alimentação do gado, houveram  quedas de CLA presentes no leite das vacas, que eram muito maiores nas vacas quando pastavam. Agora, grande parte delas são alimentadas por feno armazenados em silos.

Para melhorar o consumo natural de CLA, pesquisadores no Canadá estão trabalhando para desenvolver leites que possuem níveis altos do ácido linoleico conjugado.

Até lá, consumir o CLA em forma de suplemento é uma solução mais prática e eficaz no momento.

Quando devo tomar e qual a dosagem correta do suplemento?

O suplemento de ácido linoleico conjugado tem a venda livre, porém, a melhor recomendação é que você procure um profissional que possa avaliar o seu peso, nível de atividade física e histórico, para te recomendar a melhor dosagem para o seu perfil.

As dosagens variam entre 2g a 8g, porém o valor mínimo e máximo dependerão das condições avaliadas pelo seu especialista.

O CLA possui efeitos colaterais?

Desde que você faça o uso do suplemento com acompanhamento profissional, as chances de aparecer qualquer efeito colateral são quase nulas. No entanto, alguns efeitos negativos no organismo podem ser náuseas, gases, dor no estômago, interferência na ação da insulina, aumento de gordura no fígado e ação inflamatória.

Os efeitos adversos que causam problemas estomacais podem ser controlados tomando o suplemento durante as principais refeições.

Restou alguma dúvida sobre os benefícios e efeitos do CLA no seu corpo? Gostou dessa matéria? Deixe nos comentários que te responderemos em breve!