Todo mundo pode achar seu lanchinho ideal sem passar vontade alguma. Foca na dieta!
Quem entra em uma dieta sabe o quão é difícil ter que desapegar de lanchinhos gostosos, mas que são super calóricos e inimigos da perda de gordura. Com essas dicas, você verá que pode sim ter lanchinhos nutritivos, saborosos, práticos e que coincidem com sua dieta sem te deixar passando vontade!
Pegar o costume de fazer lanches nos intervalos das principais refeições ajuda o organismo a se adaptar à dieta com mais facilidade e também faz com que, na hora das principais refeições, o indivíduo não exagere na hora da refeição.
Vale ressaltar que nenhuma dieta deve ser compartilhada. Cada pessoa tem uma necessidade diferente e um objetivo diferente, então o que pode ser benéfico para você pode não ser benéfico para algum familiar seu. Ninguém deve “emprestar” ou “dividir” dieta. Cada pessoa precisa de exames e avaliação individuais para que os resultados sejam precisos. Dedicação e exercícios físicos são aliados da dieta.
Abaixo estão listadas seis opções de lanchinhos para quem está de dieta ou em processo de reeducação alimentar. Os lanchinhos estão subdivididos em lanchinhos carnívoros, lanchinhos vegetarianos e lanchinhos veganos. Ressalto que é imprescindível a consulta com um nutricionista qualificado e de confiança para qualquer alteração ou adição de alimentos à sua dieta.
Opções de lanchinhos para quem consome carne
Para quem come carne, montar o lanchinho gostoso e coerente à dieta é super simples. Confira abaixo duas opções rápidas e super dietéticas:
- Sanduíche de frango desfiado: duas fatias de pão de forma integral, com requeijão ou ricota light, frango desfiado, queijo branco, alface, tomate, sal rosa do Himalaia e limão. Esse combinado é uma delícia, saudável e vai saciar a fome de quem está em uma dieta mais rígida;
- Sanduíche de peito de peru com limão: duas bisnaguinhas, cada uma com ricota, fatia fina de peito de peru defumado tostado, fatias finas de pepino, sal com ervas e limão. Essa última pode ter substituições, como o pepino, por exemplo, que pode ser substituído por cenoura ralada ou beterraba ralada (rica em potássio e vitamina C, grandes parceiras das dietas).
Opções de lanchinhos vegetarianos
As pessoas que decidem se tornar vegetarianas também preferem não consumir carne, mas ainda consomem produtos derivados de animais, como ovos e leite. Para os lanchinhos ovolactovegetarianos – esse é o termo certo para quem não consome carne, mas consome ovos e leite –, o ideal é nunca sobrecarregar as doses de queijo e leite na mesma refeição. Confira as opções rápidas e práticas de lanchinhos sem carne:
- Sanduíche de queijo branco: esse sanduíche é saboroso e possui quantidade calórica pequena. Duas fatias de pão de forma de 12 grãos (muito saudável e nutritivo), ricota light, duas fatias finas de queijo branco, quatro folhas médias de rúcula e dois tomates secos pequenos tornam seu lanchinho um verdadeiro momento de prazer alimentício;
- Iogurte com grãos: os grãos são aliados em qualquer dieta, principalmente em dietas veganas e vegetarianas. Nesse lanchinho, aquele grão que você até gosta, mas comê-lo cru não lhe sacia, se torna um lanchinho bem divertido e delicioso. Os iogurtes naturais são os mais indicados para consumir com os grãos, mas de vez em quando você pode variar e acrescentar, além dos grãos, um pouco de xylitol – adoçante natural – ou duas gotas de mel.
Opções de lanchinhos veganos
Pessoas veganas não consomem ou utilizam nada de origem animal. Isso vai desde alimentação até vestimentas. O veganismo é um estilo de vida em que você escolhe não fazer parte da matança dos animais e nem a comprar produtos que possuam derivados ou que façam testes em animais. Para quem é vegano (a), está numa dieta e também está totalmente sem opções de lanchinhos saudáveis e que sejam totalmente veganos, os listados abaixo são essenciais e podem se tornar seus grandes amigos!
- Mix de nozes e sementes: sementes de girassol, de abóbora, nozes, castanhas, amêndoas e damasco desidratado (ou outra fruta de sua preferência), tostadinhos em uma panela com óleo de coco se tornam um lanchinho rápido, nutritivo e muito saboroso;
- Sticks de legumes com molhos: sticks cenoura e pepino podem se tornar os palitinhos mais saborosos e nutritivos que você vai provar nessa vida! Para fazer o lanchinho, basta lavar os legumes, descascá-los, cortá-los em finos palitinhos e molhá-los nos molhos, que podem ser de ervas, de azeitona (azeitona preta dá mais sabor ao molho), de tofu, de iogurte vegano natural e até de carne de soja.
Curiosidades e dicas
As opções de lanche citadas podem ser consumidas por pessoas que estão em dieta com quantidade de calorias e gorduras restrita, mas claro, sempre lembrando de consultar um nutricionista antes de qualquer consideração sobre o que foi falado aqui.
A consulta com nutricionista é essencial, e se você pratica atividades físicas, é ideal também que o seu acompanhamento com o nutricionista e o personal trainer seja constante.
Os lanches veganos e vegetarianos podem ser consumidos por quem come carne, sem problema algum. Para os veganos e os vegetarianos, uma boa dica é sempre ir trocando os legumes e até acrescentar frutas nos lanchinhos. Os sticks de legumes, por exemplo, podem ser facilmente trocados por sticks de manga, maçã ou abacaxi. Os molhos doces podem ser feitos com óleo de coco ou xyltol e serem substituições diferentes e que não o farão enjoar.
Outra dica de ouro para quem procura lanchinhos variados para não sair da dieta é sempre buscar tutoriais em vídeos. O YouTube (canal de streaming) possui vários canais de culinária e culinária fit. Quem faz exercício físico e está em uma dieta física, antes de aderir às dicas citadas, é super importante a consulta nutricional. A vida fitness exige muita dedicação e muitos cuidados que devem ser levados em conta, e os lanchinhos devem coincidir com sua dieta. Nenhuma dieta é igual à outra, pois cada corpo é diferente um do outro.