Coronavírus | Os 10 melhores alimentos para aumentar a imunidade durante a pandemia

Apesar de não haver alimentos específicos que combatam o coronavírus, é possível investir em alimentos ricos em nutrientes para fortalecer o sistema imunológico e aumentar as defesas do organismo.

Diante do surto de coronavírus, a primeira atitude que todos devem tomar é reforçar os hábitos de higiene, seguida da permanência em casa – evitando aglomerações e saindo apenas quando for extremamente necessário. Além destas duas medidas preventivas, muitas pessoas ficam em dúvida quais outras precauções podem ser tomadas para evitar o contágio ou evitar uma evolução grave da doença.

Alguns alimentos, ricos em nutrientes, probióticos e outras substâncias aliadas da imunidade, podem ser incluídas com mais frequência na dieta durante as próximas semanas que virão. Embora não sejam um remédio contra o coronavírus, escolhas mais saudáveis são capazes de fornecer uma “base” adequada de vitaminas e minerais que irão auxiliar o organismo a repor suas energias, eliminar toxinas e a garantir subsídios para o sistema imunológico.

Pensando nisso, a Madrugão Suplementos reuniu uma lista com os 10 melhores alimentos para aumentar a imunidade durante a pandemia. Confira nos próximos tópicos!

Qual a importância de uma imunidade fortalecida contra o covid-19?

A nossa imunidade serve como uma “barreira” de defesa contra vírus, bactérias, fungos e outros invasores que possam causar doenças no nosso organismo. Quando ela está baixa, o risco de desenvolver quadros infecciosos fica maior.

É o sistema imune também que trabalha para eliminar o quanto antes o agente “invasor” do corpo. Por essa razão, melhorar a sua imunidade serve não só para diminuir as chances de ficar doente, como também para ter uma recuperação mais rápida, caso seja infectado.

É importante ressaltar que a imunidade não pode ser otimizada de um dia para o outro, apenas com algumas refeições mais nutritivas. É preciso um conjunto de hábitos, seguidos por um bom tempo, para fortalecê-la. Só a partir de algumas semanas é possível ter um organismo mais forte.

Os idosos ou pessoas com idade superior a 55 anos também precisam investir em uma boa dieta para fortalecer o corpo durante o surto. Infelizmente, à medida que envelhecemos, o sistema imunológico fica menos eficiente – demorando mais para reconhecer e se defender de um invasor. Exatamente por isso, reforçar as defesas do corpo com a alimentação é fundamental – além de seguir todas as outras recomendações de higiene e isolamento social, determinadas pelas autoridades locais.

Porque alguns alimentos são aliados da imunidade?

Pense na última vez que você pegou aquela gripe ou resfriado e precisou ficar de cama alguns dias. Provavelmente a sua mãe, a sua avó ou até mesmo você abriu a geladeira e decidiu fazer uma sopa, ou canjinha.

Você sabe porque a sopa virou a refeição n° 1 de quem está gripado? Se você chutou os nutrientes, acertou. Uma sopa de legumes é uma refeição leve, mas completa em vitaminas e minerais importantes – além de bastante água – que ajudam o corpo a se recuperar enquanto doente.

Esses alimentos amigos do sistema imunológico são aqueles ricos em vitaminas A, B, C, D, E; minerais como selênio e zinco, e outras substâncias como os probióticos. São esses nutrientes que mantém o bom funcionamento do organismo, assim como atuam na produção de anticorpos (as principais defensoras do corpo), e de outras células de defesa.

Os 10 melhores alimentos para aumentar a imunidade durante a pandemia

O primeiro passo que você deve dar para uma imunidade fortalecida é apostar em uma dieta variada e colorida. Explore novos ingredientes, coloque mais cor nos seus pratos e inclua alternativas saudáveis de macros e micronutrientes nas suas refeições.

Agora, confira abaixo os alimentos que devem ser incluídos na dieta para melhorar o sistema imunológico:

1. Frutas cítricas ricas em vitamina C

Os alimentos com grandes quantidades de vitamina C melhoram a resistência do organismo a agentes invasores que possam causar infecção respiratória e outros tipos de problemas. Elas também têm capacidade de potencializar a absorção de outros nutrientes (presentes em outros alimentos) pelo organismo.

São frutas como a laranja, limão, abacaxi, acerola e kiwi.

2. Frutas ricas em flavonóides

As frutas ricas neste elemento combatem os radicais livres (moléculas que, em excesso, são tóxicas ao corpo), prevenindo o envelhecimento celular.

Exemplos delas são as frutas vermelhas (morango, framboesa, amora, blueberry, etc.) e as uvas.

3. Vegetais ricos em ácido fólico

O ácido fólico, ou vitamina B9, é uma substância que participa da formação dos glóbulos brancos – moléculas participantes do sistema imunológico, que também são responsáveis pela defesa do organismo.

Ele pode ser encontrado, principalmente, nos vegetais verde-escuros, como o brócolis, couve e o espinafre.

4. Alimentos ricos em zinco

O zinco é um mineral importante para a manutenção do sistema imunológico. Como o organismo não produz essa substância, é necessário consumi-lo diariamente através da alimentação.

Bons exemplos são as carnes, leguminosas (feijão, ervilha, grão-de-bico, etc.), cereais integrais, sementes e castanhas.

5. Alimentos ricos em ômega 3

Considerada uma gordura do “bem”, o ômega 3 também contribui com a imunidade do corpo, atuando na regulação das células de defesa. Além disso, ela é uma aliada do sistema cardiovascular, evitando inflamações nas artérias.

Podemos citar como exemplos os peixes (como o salmão e o atum), as leguminosas, o azeite e as sementes.

6. Alimentos ricos em antioxidantes

As fontes de antioxidantes (selênio, vitamina A e E, por exemplo) são alimentos importantes para evitar os resfriados, inflamações e infecções. Eles combatem os radicais livres, melhoram a imunidade e facilitam a cicatrização no organismo.

Aposte nas castanhas (especialmente a castanha-do-Pará), alimentos laranjas (cenoura e abóbora) e nas sementes de girassol e avelãs.

7. Alimentos pré-bióticos

Os alimentos pré-bióticos são aqueles que atuam na microbiota intestinal – nutrindo as bactérias benéficas do intestino. Assim, eles beneficiam a saúde intestinal, a imunidade e o organismo como um todo.

Os pré-bióticos são encontrados nos cereais integrais (aveia, cevada e trigo), banana, farinha de banana verde e taioba.

8. Alimentos com ação anti-inflamatória

Além de fortalecerem o organismo, atuando no sistema imunológico, os alimentos com propriedades anti-inflamatórias melhoram a resistência do organismo a inflamações, infecções e lesões. Uma dieta rica em alimentos desse tipo ajuda a restabelecer o “equilíbrio” do corpo e as suas defesas naturais, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e entre outras.

Insira na sua alimentação mais cebola, alho, gengibre, cúrcuma, própolis, cardamomo, orégano, alecrim, aipo, linhaça, chia e folhas verdes.

9. Alimentos com ação antiviral

Alguns alimentos apresentam efeito imunomodulador (fortalece as defesas do sistema imune) a partir da sua ação antiviral. Eles são recomendados para “afastar” os resfriados, gripes e demais problemas que podem atingir o sistema respiratório. Para melhorar a sua ação, o ideal é que sejam consumidos crus (quando possível).

Exemplos são a cebola, alho, erva-cidreira, gengibre, melão-de-são-caetano, cúrcuma, cravo-da-índia e a quinoa.

10. Alimentos com ação probiótica

O consumo regular de iogurte e kefir ajudam a recompor as bactérias do “bem” da flora intestinal. Esses microorganismos funcionam como verdadeiros soldadinhos que lutam contra as bactérias do “mal” e outros agentes invasores. Os probióticos, como são chamados esses alimentos, além de melhorarem a imunidade, ainda são capazes de melhorar a capacidade de absorção do intestino, aumentando o aproveitamento das vitaminas e minerais dos alimentos consumidos.

Outros alimentos probióticos, além do iogurte e kefir, são: picles, queijo cottage, chucrute, azeitonas verdes e missô.

Quais outros hábitos podem ser adotados para melhorar a imunidade?

Além de tornar os alimentos citados anteriormente mais presentes no seu cardápio, outras medidas também podem ser colocadas em prática visando o fortalecimento do sistema imune.

Uma delas é evitar alguns alimentos que trazem prejuízos a ela, como o álcool e os alimentos industrializados. Apesar das opções embaladas e congeladas parecerem uma alternativa prática para os dias de confinamento, elas não oferecem todos os nutrientes necessários para o corpo e ainda são cheios de conservantes, corantes e outros aditivos químicos, que não são bons para a imunidade e nem para a saúde geral.

Outro hábito importante de adotar, não só nas próximas semanas como em toda a vida, é a prática de exercícios físicos – mesmo que agora só possam ser feitos em casa. Dormir bem e escapar do estresse também são atitudes fundamentais nesse momento.

O uso de suplementos nutricionais, como os multivitamínicos, probióticos, vitamina C e vitamina D também são indicados em determinados casos (quando a alimentação não é tão variada, por exemplo) durante a pandemia do coronavírus. Você pode encontrá-los, com desconto especial e entrega rápida, no site da Madrugão Suplementos. Clique aqui para acessar!

Esse post te ajudou? Então aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais para deixar os seus amigos ligados nos alimentos que ajudam a aumentar a imunidade durante a pandemia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.